Conheça os tipos de pesquisa de marketing

Pesquisa de Marketing As pesquisas de marketing têm o objetivo de coletar e analisar informações a respeito de um mercado, segmento, produto ou serviço.

 

No mundo do marketing, existem diversas ferramentas que vão ajudar a entender melhor o comportamento do consumidor ou descobrir um perfil adequado para executar um plano com eficiência. Entre essa variedade, a pesquisa de marketing é uma das mais poderosas. Os tipos de pesquisa existentes na atualidade ajudam os gestores e profissionais da área a traçarem a melhor estratégia para um determinado objetivo.

A pesquisa em marketing auxilia a entender melhor o mercado externo, a desenvolver novos produtos ou serviços e no processo de tomada de decisões estratégicas. Assim, percebe-se uma de suas importâncias para o cotidiano da empresa, pois mapeia o comportamento do consumidor, levando em consideração sempre o fato de que esse varia mais velozmente no momento atual. Além disso, a pesquisa em marketing fornece insumos para o próprio departamento, ao passo que pode melhor direcionar as ações de marketing da empresa.

Apesar de ter a execução semelhante à pesquisa de mercado, a pesquisa de marketing vai se diferenciar dela com relação aos objetivos e planejamentos decorrentes. O objetivo de uma pesquisa de mercado é entender como os consumidores pensam sobre uma determinada marca, produto ou serviço. Já a pesquisa de marketing é voltada para a coleta de dados sobre o comportamento dos consumidores, a fim de proporcionar dados sobre tendências consumeristas que auxiliem nas decisões internas a serem tomadas. 

Uma pesquisa é uma ferramenta, que tem a finalidade de descobrir e gerar novos conhecimentos humanos. Além dessa completa e eficiente atuação no meio do marketing, ela consegue atuar em qualquer área, seja em ambientes de cunho educativo, literário, ambiental, artístico, científico, mercadológico e até governamental. Suas descobertas influenciam todo o processo de trabalho e planejamento.

Vamos focar um pouco mais no setor do marketing e mostrar neste texto que essa ferramenta é mesmo fundamental em diversos aspectos.

A pesquisa para o marketing

Todos os tipos de pesquisa têm o objetivo de unir dados e informações sobre um determinado tema. No caso da pesquisa de marketing, os dados e informações reunidos são referentes a um mercado, produto ou serviço específico. As empresas costumam pedir pesquisas ao longo de sua jornada. 

Veja alguns cenários comuns e exemplos que, com certeza, você já viu:

  • Um determinado candidato está se preparando para as eleições. Ele reúne sua equipe e determina uma pesquisa de campo, para saber como está sua preferência com o eleitor. Ele pode, ainda, questionar os envolvidos sobre os principais problemas de uma determinada cidade ou região. Assim, ele terá uma base importante para “atacar” em seu plano de marketing na campanha política;
  • Uma empresa está pensando em lançar uma nova ideia no mercado. Para saber qual caminho percorrer, ela aborda os prováveis consumidores nas ruas, comentando a ideia. Essa pesquisa de campo é fundamental para ter uma noção se a nova ideia será bem-sucedida ou se é preciso fazer ajustes.
  • Uma outra empresa já lançou seu produto no mercado, mas ainda não sabe qual o comportamento do seu consumidor, se ele está gostando ou tem críticas a fazer sobre aquele determinado produto. Nessa hora, uma pesquisa de satisfação pode ser encomendada para tratar exatamente sobre esse cenário. Esse tipo de pesquisa é importante para a continuidade da estratégia de marketing.

 Muitas vezes, as grandes empresas só realizam um plano de ação de marketing depois de ter conseguido as informações e dados de uma pesquisa que foi realizada recentemente. Essa prática é bastante comum para algumas marcas, uma vez que a pesquisa de marketing consegue ligar o consumidor, o cliente, o público, o profissional de marketing e a marca. 

Entretanto, essa não é a realidade de algumas empresas, mas mostraremos nesse texto inúmeros motivos para que a pesquisa de marketing passe a ser uma realidade para sua empresa.

Todas as informações coletadas durante as pesquisas também são consideradas como oportunidades. Uma empresa atenta aos resultados precisa levar muito em consideração os dados obtidos, de modo a crescer com as respostas dos consumidores ou demais participantes. Através de um planejamento de marketing e estratégico que serão criados e especialmente moldados para a realidade da sua empresa. 

Pesquisa de marketing e suas etapas

 A maioria das pesquisas de marketing segue um script, que começa com a escolha de um assunto ou tema para a pesquisa. Nesse momento, também é preciso determinar as estratégias de divulgação, a equipe que trabalhará no tipo de pesquisa e o orçamento para essa tarefa. Após essas definições, todas as demais etapas serão traçadas e executadas. É preciso desenvolver os assuntos, construir o questionário e começar o trabalho de divulgação.

Com todos os passos devidamente ajustados, é o momento de coletar as informações. Esta etapa exige muito cuidado e atenção, pois é primordial que os dados sejam verdadeiros e condizentes com a realidade. Após a coleta, é hora de analisar todas as informações recebidas. Todas as informações serão usadas para criar as estratégias e os planejamentos que a marca passará a adotar. Uma dica interessante é reunir tudo em um relatório, produzindo também uma apresentação com gráficos e detalhes-chave da pesquisa realizada.

Quem pode realizar uma pesquisa de marketing?

Qualquer empresa que esteja preocupada em entender o seu público alvo, melhorar seus números de venda e atingir melhores resultados de satisfação e fidelização dos seus clientes, pode e deve realizar pesquisa de marketing. Os profissionais mais indicados para realizar essas pesquisas são aqueles com conhecimento em marketing. Por isso, desenvolver um departamento de marketing pode ser uma boa estratégia de crescimento da sua empresa. 

Todavia, os conhecimentos e explicações que serão trazidos nesse texto já fornecem inputs capazes de te auxiliar na realização de uma pesquisa de marketing, ou mesmo, conseguir entender os resultados e a maneira como eles foram obtidos pela pesquisa que sua empresa realizou. Essa leitura facilita os planos de ações, que poderão ser desenvolvidos a partir da pesquisa. 

Pesquisa de marketing e seus tipos

Existem diversos tipos de pesquisa de marketing que serão mais assertivas dependendo do objetivo e mesmo da ideia que se deseja atingir. Mas focaremos aqui em dois tipos que são os mais comumente usados e possuem maior facilidade de aplicação, assim como de leitura de resultados. Desses dois tipos, um deles ainda possui mais dois modelos como desmembramento.

As pesquisas de marketing podem ser classificadas como Exploratória e Conclusiva, lembrando que o tipo conclusivo possui um desmembramento que obtém mais dois modelos: a descritiva e a explicativa. 

Saiba um pouco mais sobre cada um desses tipos:

Exploratória

Como o nome diz, o modelo de pesquisa exploratória consegue explorar algo que ainda é desconhecido, como um produto novo no mercado que citamos anteriormente nos exemplos práticos neste texto. 

Nesse caso, o principal foco da pesquisa é entender o problema enfrentado pelo pesquisador. Pode-se esperar dela maior exploração do problema que ainda não é tão bem compreendido pela empresa, gerando insumos para decisões internas ou mesmo para melhorar a campanha de marketing da organização. Ou seja, ela é capaz de delimitar com maior precisão o problema que ainda não se conhece muito bem. Ela é aplicada também em casos que é preciso gerar hipóteses.

Conclusiva

Neste caso, a pesquisa é muito bem estruturada e planejada. As perguntas são diretas, e até mesmo as hipóteses são pensadas. Objetiva-se tirar conclusões decorrentes da pesquisa. Por isso, as perguntas e os direcionamentos são previamente estabelecidos. Há uma expectativa de retirar direcionamentos mais assertivos dos resultados desse tipo de pesquisa. 

Descritiva

A grande maioria das pesquisas de marketing que são feitas, são do tipo descritiva. Este tipo de pesquisa é feito através de questionários, entrevistas, grupos específicos e discussões, pois é considerado um tipo de pesquisa evolutiva e que tem a proposta de encontrar respostas específicas para casos específicos. 

A partir desse tipo de pesquisa espera-se descrever, classificar e interpretar tendências e fenômenos que foram observados durante a sua execução. Apesar de descrever essas tendências e fenômenos, esse modelo não os explica, mas pode chegar a servir de base para a explicação destes. 

Não há, nesse caso, interferência na realidade por parte da pesquisa e geralmente as amostras nelas são grandes e amplas. Ou seja, o número de pessoas entrevistadas na pesquisa conclusiva descritiva deve ser numericamente significativo, a fim de realmente conseguir identificar fenômenos e tendências do mercado para descrevê-los. 

Explicativa

Também chamada de “teste de mercado” e “pesquisa exploratória”, este tipo de pesquisa testa hipóteses e realiza um projeto experimental com a intenção de captar informações para auxiliar nos resultados das futuras instalações. 

O objetivo dela é demonstrar o porquê ou de que maneira um fenômeno pode ocorrer. Nessa metodologia, há interferência da pesquisa sobre algum aspecto da realidade, ou seja, são oferecidos aos pesquisados uma suposição diferente da realidade que foi manipulada pelos pesquisadores. 

Nesse caso, o que se espera é verificar relações de causa e efeito sobre determinado fenômeno, que já fora observado. Essa relação de causalidade é verificada a partir da manutenção constante de alguma variável e da manipulação das demais variáveis. 

É extremamente importante entender que para cada ideia e objetivo existe um modelo de pesquisa de marketing, que se encaixa melhor como estratégia. Há diversos outros exemplos práticos que podemos mencionar. Conte com essa ferramenta para auxiliar você e sua empresa a crescer ainda mais.

Benefícios da pesquisa de marketing 

A pesquisa de marketing oferece variados benefícios para a empresa, mas é importante ressaltar que um dos maiores benefícios que ela traz é a ajuda no aumento das vendas. Isso acontece em decorrência do maior conhecimento sobre os possíveis consumidores da sua empresa, assim é possível otimizar o processo de venda para esse público-alvo, perfazendo melhor as motivações, tendências e comportamentos desses compradores.

Via de consequência, esse melhoramento do procedimento de vendas faz com que elas aumentem, já que se espera que os vendedores estejam melhor capacitados e informados sobre os seus prováveis consumidores. 

Ainda, os resultados da pesquisa de marketing vão trazer dados, que auxiliarão na resolução de problemas internos da empresa, e mesmo melhoramento para as campanhas publicitárias. Vale lembrar sobre a importância do departamento de marketing da empresa não ser voltado apenas para a publicidade, já que esse lado da mensuração e pesquisa será extremamente importante, não apenas para melhorar os anúncios do seu negócio, mas para ter impacto também em outros setores, como o de vendas. 

Veja abaixo uma lista de outros benefícios que as pesquisas de marketing podem trazer para o seu negócio e aproveite:

  1. São importantes ferramentas para ajudar na tomada de decisões;
  2. Pode gerar leads (prováveis consumidores) de qualidade para sua empresa;
  3. Reforça a sua presença no mercado, aumentando a autoridade;
  4. Observa o que está faltando em seu segmento de atuação;
  5. Estimula a sua empresa a gerar bons resultados;
  6. Auxilia o crescimento das mídias digitais da empresa;
  7. Engrandece a autoridade da marca no mercado.

O planejamento de marketing de uma organização será melhor elaborado e terá maior eficiência após a realização de uma pesquisa de marketing, não será apenas uma observação orgânica da empresa e do mercado, mas terá uma fundamentação de caráter científico, que propiciará ações mais certeiras e bem planejadas. 

Atualmente, é importante também ter em mente que o marketing saiu das plataformas tradicionais de compra e as relações de compra também passaram a ser realizadas no mundo virtual. 

Dessa forma, é fundamental a realização da pesquisa de marketing para verificar esses novos comportamentos digitais dos consumidores. A partir dela será possível, então, realizar um planejamento de atuação da sua empresa, não apenas nas mídias tradicionais, mas também nas mídias digitais. Assim, seu negócio também conseguirá se posicionar melhor no mercado da internet, gerando ainda mais vendas. 

Agora que você conhece todos os tipos de pesquisa de marketing, suas etapas e benefícios, o que você achou de cada um deles? Você tem algum exemplo prático de pesquisa que já realizou ou viu sua empresa fazer? Compartilhe suas ideias, deixe seu comentário no espaço abaixo e aproveite para curtir e compartilhar o conhecimento em suas redes sociais!

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Imagem: Dooder / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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