Conheça os três tipos de franchising que existem

O franchising é uma estratégia de administração que consiste em estabelecer parceria em que uma empresa franqueadora cede ao franqueado o direito de usar sua marca e comercializar seus produtos.

Franchising é um modelo ou estratégia de administração que empresas utilizam para expandir o seu produto ou serviço a mais lugares. Nesta técnica, o franqueado (investidor da marca) cede a outras pessoas o direito de usufruir (como investidores) de sua marca, produto e/ou serviço de sucesso.  

[php_everywhere instance=”2″]

Tipos de franchising

Franquia de produto ou de distribuição

Este modelo possui o objetivo de comercializar um ou vários modelos de produtos. Geralmente, eles são selecionados pelo franqueador e distribuídos de forma específica. Um exemplo para esse modelo de franquia é uma marca de roupas.

Franquia de serviço

Nesse tipo de franchising, o franqueador possui maior controle do que o franqueado tem feito no comando de uma de suas franquias. O maior objetivo é comercializar um serviço ou um conjunto de serviços, de maneira que mantenha as normas e regras que o franqueador estabelece. Um exemplo para esse tipo de franquia são as redes de hotéis.

Franquia mista

Esse modelo de franchising se trata de franquias com o objeto de comercializar simultaneamente um produto e um serviço. Um exemplo para esse modelo são alguns restaurantes e redes de Fastfood.

Como fazer a melhor escolha?

É fundamental analisar e avaliar todos os critérios de investimento, inclusive a situação do mercado de onde se planeja instalar uma franquia. Não é porque uma franquia consegue entregar mais coisas “prontas” que o investimento terá sucesso rapidamente: na verdade, é preciso uma muito trabalho e resiliência para que o retorno surja.

A melhor escolha sempre será por aquele negócio que você mais se identifica. Trabalhar com aquilo que não gosta é extremamente cansativo, ao passo que fazer o que gosta garante maior dedicação e satisfação com as atividades. Escolha sempre o que te faz bem. A ideia é agir como manda a psicologia positiva, buscando entender a felicidade, as experiências positivas, otimistas e altruístas.

E para você? Qual modelo de franchising seria o mais adequado? Deixe seu comentário no espaço abaixo e aproveite para curtir e compartilhar o conteúdo nas redes sociais.

[php_everywhere instance=”1″]

Imagem: Den Rise / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010