Descubra o que é marketing indireto

Mão de empresário segurando lâmpada criativa com ícones de de marketing

O marketing indireto tem o objetivo de divulgar uma marca, produto ou serviço, sem que o consumidor se sinta pressionado.

Sutileza: de acordo o dicionário, é aquilo que demonstra leveza e delicadeza, e é assim que o marketing indireto trabalha. O marketing tradicional, em contrapartida, não tem nada de sutil: ele usa e abusa da comunicação publicitária, das ações promocionais, dos verbos no imperativo, das imagens em alta resolução e de um design criativo para chamar a atenção das pessoas ao máximo possível.

Mas em que consiste, então, esse tal de marketing indireto? Por que uma empresa optaria por ser discreta no momento em que mais precisa da força da comunicação para promover mais vendas? As respostas para esses e outros questionamentos você vai conferir no artigo a seguir. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

O que é o marketing indireto?

O próprio termo “marketing indireto” já comunica uma ideia do que se trata. Marketing é uma palavra inglesa que deriva de market, que significa mercado. Indireto é tudo aquilo que não está imposto abertamente, é o que não está diretamente insinuado ao alvo.

Dessa forma, entende-se que o marketing indireto é a divulgação de uma marca, produto ou serviço de maneira sutil, sem que o alvo (o consumidor) se sinta pressionado. No marketing indireto, a propaganda é menos invasiva, mais branda, menos agressiva. Para notá-la, a pessoa deve estar atenta aos detalhes.

A melhor maneira de colocar em prática o marketing indireto é com muita sutileza, criatividade e sabedoria para aproveitar a oportunidade dada, seja ela em um evento, programa de televisão, novela, filme, rádio ou até mesmo em jogos de vídeo game.

Por que o marketing indireto tem crescido?

Por muito tempo, a publicidade tradicional funcionou. As mensagens diretas, com fotos de produtos, preços e verbos no imperativo ordenando “compre agora!” cumpriam bem a sua função de estimular o consumo. O problema é que, com o passar dos anos, todas as empresas passaram a recorrer a essa mesma fórmula.

Em um mar de publicidade, em que todo mundo joga o mesmo jogo, as empresas pararam de se destacar. Aos poucos, esse tipo de anúncio passou a ser ignorado pelo cérebro das pessoas. Faça um teste: você se lembra dos anúncios que viu hoje na internet, seja em banners acima das notícias que leu, seja antes de assistir a um vídeo no YouTube? Se a resposta for “não”, não se surpreenda. Não é qualquer propaganda que de fato ganha a nossa atenção.

Na verdade, a rejeição que as pessoas desenvolveram a essa publicidade tradicional é justamente o que tem feito o marketing indireto crescer. Para conquistar a atenção das pessoas, é preciso ser útil e oferecer a elas algo em troca, como um conteúdo informativo ou divertido. É preciso fazer “propaganda sem cara de propaganda”. Esse é o segredo do marketing indireto.

Onde o marketing indireto pode ser identificado?

Como foi dito anteriormente, entende-se que marketing indireto é a prática de anunciar marcas, produtos e serviços para uma grande quantidade de pessoas, mas de forma sutil. Então, sim, até mesmo em jogos de vídeo game é possível ter anúncios de marketing indireto.

Quando você decide jogar futebol no vídeo game, por exemplo, até lá existem aquelas proteções do campo com anúncios de marcas de cursos de inglês, empresas telefônicas, marcas das bandeiras de cartão de crédito e outras tantas que usam esse espaço para mandar uma mensagem aos consumidores, como se fosse: “estamos aqui, lembre-se de nós”.

Tudo é feito com comprometimento, qualidade e esforço para que nada pareça ter sido imposto. A intenção é fazer com que a marca fique no subconsciente do consumidor. Então, sempre que estiver assistindo a um filme, jogo ou novela, e você perceber aquela marca “escondidinha”, pode classificar a estratégia como uma ação de marketing indireto.

Outro exemplo de marketing indireto pode ser aquele personagem da novela, que sai do seu carro e a câmera mostra o modelo e a marca do veículo, como se fosse uma coisa natural, algo que complementasse a cena. Pode ter certeza de que foi proposital sim! Até mesmo aquela entrevista concedida pelo técnico de futebol após o jogo, bebendo o suco X ou a água Y, configura um caso de marketing indireto.

Isso quer dizer que o marketing direto vai acabar? De maneira alguma! Ele é apenas uma alternativa para que a comunicação das marcas não fique saturada e comece a incomodar o público. O marketing direto traz resultados mais rápidos e, por esse motivo, é natural que o que as empresas façam seja justamente revezar a sua comunicação entre os dois estilos. Um é mais agressivo e gera mais resultados, enquanto o outro é mais sutil, oferecendo um “descanso” à marca nas mentes alheias.

Qual é o poder do marketing indireto na atualidade?

O interessante do marketing indireto é como ele pode influenciar as pessoas em segundos, e observe que acaba sendo uma publicidade conveniente tanto para o consumidor, que não se sente “invadido” por aquela mensagem publicitária, quanto para a marca, que consegue introduzir a sua comunicação em contextos mais naturais, e não nos clássicos espaços publicitários (quando as pessoas pegam o controle remoto e mudam de canal).

Agora que você já sabe o que é o marketing indireto, note que, querendo ou não, você ainda vai parar e pesquisar um pouco sobre aquela marca ou produto que apareceu meio “sem querer” na novela ou nos jogos. Pode não ser no mesmo momento, mas, em alguma ocasião, você vai acabar buscando mais informações sobre o produto (seja ele qual for). A mensagem fica ali no seu subconsciente, esperando o momento de vir à tona, o que já não ocorre com a publicidade regular.

Depois de ler este artigo, querida pessoa, será que você consegue se lembrar de quantas vezes já passou por isso em um dia? São inúmeras as possibilidades! Use o espaço abaixo para comentar e discutir sobre o tema. Por fim, lembre-se de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas, familiares e com quem mais possa se beneficiar deste conteúdo, por meio das suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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