Descubra quais são os indicadores de qualidade

Indicadores de Qualidade Saiba como funciona os Indicadores de Qualidade

 

Tão importante quanto ter uma boa ideia para gerar um negócio é saber analisar os resultados que a empresa obtém. Buscar identificar o que tem sido feito com qualidade e excelência é fundamental para que a organização empresarial não pare no tempo. Por isso, os indicadores de qualidade são poderosos aliados de gestores, líderes e empresários que acreditam no poder da inovação. Mas, o que são indicadores de qualidade? Como utilizá-los de maneira eficaz e segura? Para saber mais sobre este assunto, continue a leitura! 

Conheça mais sobre essa poderosa ferramenta de desenvolvimento!
Clique aqui e baixe meu eBook “Tudo sobre Coaching”! É um presente!

O que são e para que servem os indicadores de qualidade?

Os indicadores de qualidade são instrumentos de acompanhamento e medição, que são utilizados para avaliar o desempenho da organização empresarial.

São esses indicadores que vão demonstrar de forma concreta o desempenho e ajudar na orientação de tomada de decisões, o que garante a qualidade no serviço prestado. São os indicadores de qualidade que vão apontar novas possibilidades para o negócio da sua empresa, bem como estratégias e processos que necessitam ser revisados ou melhorados. 

Indicadores de qualidade têm a mesma função que um medidor de combustível do seu carro. Imagine por um momento o seu carro sem esse recurso. Como você poderia monitorar o nível de combustível do tanque do seu carro? Como saberia a hora de certa de abastecer novamente? Qualquer informação viria sem embasamento e qualquer decisão a respeito do seu carro seria arriscado. 

Neste caso o medidor permite monitorar e saber o momento certo de abastecer, seja de forma preventiva ou corretiva. O mesmo vale para os indicadores de qualidade. São eles que apontam o que precisa ser melhorado e o que tem funcionado para empresa. São eles que mostram o que fez a empresa alcançar determinados resultados e também dá insumos para que novos negócios sejam feitos, caminhos para o crescimento e expansão da empresa. 

Assim como o combustível, os indicadores de qualidade impulsionam as empresas a ir cada vez mais longe de maneira segura e eficaz. 

Objetivos dos indicadores de qualidade

É importante que esteja claro quais são os objetivos dos indicadores para que eles cumpram a sua função de maneira eficaz e pontual. Confira abaixo quais são os principais objetivos dos indicadores de qualidade:

  • Determinar o que será medido
  • Identificar o que é crítico
  • Indicar o que pode impactar diretamente na qualidade do serviço
  • Monitorar os resultados
  • Orientar nas tomadas de decisões, a fim de alcançar as metas e resultados desejados

Em resumo, o principal objetivo dos indicadores de qualidade é medir e avaliar um serviço ou produto para promover melhorias contínuas do processo.

Principais tipos de indicadores

Agora que você já sabe os objetivos e o quão importante são os indicadores de qualidade para as organizações empresariais, fica a pergunta: quais são os principais indicadores de qualidade? Conheça agora os principais tipos de indicadores e a função de cada um deles.

1 – Indicador de eficiência (Produtividade)

Este indicador de qualidade é responsável por medir a proporção dos recursos que são consumidos com as saídas dos processos. É ele que aponta se o que foi investido trouxe resultados e se estes resultados são satisfatórios para a organização empresarial. 

2 – Indicador de eficácia (Qualidade)

Este indicador está focado na medida de satisfação dos clientes e também nas características do produto/serviço. Aqui é possível identificar o grau de satisfação do cliente com os serviços e produtos ofertados pela empresa, bem como identificar possíveis melhorias que possam ser necessárias para que a relação com os clientes seja cada vez satisfatória para todos. 

Conheça mais sobre essa poderosa ferramenta de desenvolvimento!
Clique aqui e baixe meu eBook “Tudo sobre Coaching”! É um presente!

3 – Indicador de efetividade (Impacto)

Este indicador mostra as consequências dos produtos/serviços, ou seja, ele aponta o que a empresa alcançou ao fazer o que julgou ser a coisa certa e de maneira certa. A efetividade tem a ver com o grau de satisfação ou, ainda, com o valor agregado, com a transformação produzida no contexto em geral. Aqui é possível identificar como a empresa fez a diferença para a sociedade e para o mercado, de maneira geral.

Os indicadores de qualidade buscam a satisfação das pessoas por meio da medição de progressos em todas as áreas. Com base em dados e fatos, procuram novos desafios, valores e oportunidades. E têm relação direta com a entrega de valor ao cliente e ao desempenho da organização, de forma que possam harmonizar, alinhar e melhorar o propósito de todas as pessoas afetadas pelo negócio. Por isso, os indicadores de qualidade são poderosos aliados das empresas de todos os segmentos do mercado. São eles que apontam caminhos seguros para crescer e ter sucesso. 

Agora, conte pra gente: quais são os indicadores de qualidade que são utilizados em sua empresa? Quais foram os resultados apontados? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e também a sua opinião a respeito deste assunto. Espalhe o conhecimento. Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais. 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: Ivelin Radkov / Shutterstock

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010