Desenvolva sua inteligência emocional para os desafios do dia-a-dia

inteligencia-emocional
É com a inteligência emocional que vencerá os maiores desafios.

É grande o número de pessoas que não conseguem controlar suas emoções diante das várias situações do dia-a-dia. Pensando nisso, trago algumas reflexões sobre inteligência emocional, a fim de mostrar o quanto ela verdadeiramente é importante para o seu sucesso pessoal e profissional. Diante disso, imagine quantos acontecimentos podem surgir ao longo do seu dia, que são capazes de desestabilizar emocionalmente sua mente, causando estresse, desgaste mental e emocional.

Como você se sente quando as seguintes situações lhe ocorrem?

Um incidente no trânsito que cometeu seu atraso no trabalho, um café que caiu em sua roupa escolhida para aquela reunião importante, o celular que acabou a bateria quando você mais precisava, uma cobrança do seu chefe por um trabalho que não era da sua responsabilidade, seu chefe perdendo a cabeça por coisas pequenas e descontando em tudo e em todos, comportamentos indevidos dos seus colegas de trabalho, ou o próprio ambiente de trabalho que já está inteiramente desgastado por conta da própria falta de inteligência emocional dos líderes para com o liderados.

Essas e outras situações podem tirar a sua paz em questões de segundos se você não possuir inteligência emocional para lidar com todas elas. Por isso, se você se viu nessas situações e ao mesmo tempo, percebeu que elas realmente conseguem te desestabilizar emocionalmente, esse artigo é para você!

O que é ter inteligência emocional?

Situações como as que foram citadas acima, podem acontecer a qualquer momento; dessa forma, é extremamente importante que você encontre algumas formas para lidar com elas, caso contrário, você viverá infeliz e insatisfeito com quase tudo e com todos a sua volta. Isso seria uma pena, pois a vida é muito mais que estresse, preocupações bobas, discussões desnecessárias e chateações, não é mesmo?

Os primeiros passos para desenvolver a inteligência emocional são: saiba o que ela significa, e entenda qual a sua importância na vida das pessoas.

Nesse sentido, entende-se por inteligência emocional a forma como você reconhece, percebe, assimila, lida e administra seus sentimentos e emoções diante das diversidades pessoais e profissionais que vão surgindo ao longo do tempo.

Segundo o Psicólogo Daniel Goleman, existem cinco elementos que uma pessoa deve trabalhar para desenvolver a inteligência emocional, e quando essa habilidade é trabalhada da maneira correta, é possível ter bons relacionamentos com as pessoas a sua volta, seja no campo pessoal ou profissional. Diante disso, saiba que em todos eles, haverá mais interações e comunicações por conta da sua capacidade de gerir e administrar os sentimentos. Veja quais são os cinco elementos a que o Psicólogo Daniel Goleman fala:

Será através desses elementos que você conseguirá desenvolver sua inteligência emocional para alcançar o que chamamos de equilíbrio, que nada mais é que: a união da “dose” certa entre razão e emoção. Assim, você conseguirá manter relacionamentos saudáveis, onde quer que esteja.

Inteligência emocional no trabalho

Já pensou trabalhar com uma pessoa completamente descontrolada emocionalmente? Se você concorda que não seria um ambiente agradável, comece a analisar se suas atitudes também não são emocionalmente desequilibradas, observe o quanto você possui de inteligência emocional e trabalhe isso a seu favor.

Para que isso funcione, sugiro que você consiga analisar mais a fundo e com mais atenção, tudo que acontece a sua volta. Muitas vezes, a pessoa que não possui inteligência emocional, age por impulso, não reconhece seus erros e acredita que as pessoas a sua volta estão agindo contra ela mesma.

Fazendo esse exercício de análise, de alguma forma você verá que existem pessoas assim no seu ambiente de trabalho, e por conta disso, será extremamente importante que você saiba lidar com cada uma delas, afinal, trabalhar com pessoas que não possuem a mente emocionalmente inteligente é verdadeiramente um desafio.  

Para que você consiga visualizar o que estou falando, sugiro que você imagine um líder que não possui inteligência emocional para liderar sua equipe. Com certeza esse será um líder que não conseguirá gerar bons resultados para a empresa, afinal, estamos falando de uma pessoa indecisa, insegura, que está sempre pensando que todos o persegue, estamos falando de alguém que não sabe delegar, que não consegue dar feedbacks, e que com certeza não sabe lidar com os feedbacks da sua equipe sobre sua liderança.

Com base nisso, nota-se que estamos falando de um líder que não possui a confiança e o respeito da sua própria equipe, e que através desses comportamentos o resultado final não será positivo. Consegue ver o quanto a inteligência emocional é importante para um líder dentro do ambiente de trabalho?

Entretanto, é importante ressaltar que uma organização também é composta por colaboradores, e que eles também precisam lidar com diversas situações estressantes ao longo do dia, e que por conta disso, a inteligência emocional também é fundamental para o seu desenvolvimento profissional.

E para que você consiga desenvolver a sua inteligência emocional, separei algumas dicas para auxilia-lo nos pontos a melhorar quando o assunto for ambiente de trabalho, seu relacionamento conjugal ou até mesmo nos momentos de lazer com a família e amigos. Veja como pode ser simples viver bem e feliz:

  • Tente não julgar as pessoas logo no primeiro contato ou quando elas cometem erros. Você também erra, e se manter a calma tudo pode ser resolvido;
  • É comprovado que os sentimentos influenciam diretamente na sua produtividade.
    Clique aqui, faça o nosso teste e descubra qual o seu nível de felicidade!

  • Seja um bom líder no trabalho ou em casa. Ouça, seja paciente, explique o que você deseja, aprenda a receber feedbacks, tente confiar nas pessoas, procure ser gentil com todos a sua volta e seja paciente;
  • Saiba reconhecer seus pontos fortes e tudo que precisa ser melhorado;
  • Esteja atento com suas responsabilidades e evite ‘dores de cabeça’. Concentre-se no trabalho, e em tudo que estiver sob seus cuidados, essa é uma excelente forma de evitar desgaste emocional;
  • Preste atenção em suas emoções. Se estiver chateado, descubra o motivo, encontre uma solução e resolva. Uma pessoa que possui Inteligência emocional não fica insistindo em nada que tire sua paz. Pense nisso!
  • Desacelere para ajudar as pessoas. Muitas vezes suas emoções podem estar direcionadas a algumas pessoas, mas quando alguém precisa de você e esse alguém não tem nada a ver com o que você está passando, desacelere, respire, se acalme e ajude a pessoa que precisa de você;
  • Seja empático, ou seja, tente sentir o que as pessoas sentem. Se coloque no lugar do outro, leia as emoções das pessoas e será ainda mais fácil conviver em grupo;
  • Mantenha-se motivado. Isso lhe dará forças para seguir em frente, ainda que tudo pareça confuso você saberá o que fazer e quando fazer;
  • Confie em seus instintos. Entenda o que você sente quando algo está acontecendo em sua vida. Sinta cada emoção, pense, use a razão, mas siga seus instintos;
  • E por último, aprenda a dizer não quando for preciso. Isso é fundamental para você trabalhar sua inteligência emocional.

Todas essas dicas podem ser seguidas por qualquer pessoa, afinal, o ser humano sempre é capaz de evoluir e se desenvolver. Acredito verdadeiramente que as pessoas conseguem ampliar e aprimorar suas emoções a fim de desenvolver sua inteligência emocional, esse é um dos trabalhos que fazemos no Coaching através da nossa formação Professional & Self Coaching – PSC, que é aliada a técnicas e ferramentas que são capazes de auxiliar as pessoas a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção, oferendo a oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

Se você sentiu que precisa desenvolver a sua inteligência emocional, pense no coaching como uma estratégia para te auxiliar nesse processo. Você verá que os resultados são completamente satisfatórios. Aproveite para compartilhar essa ideia com seus colegas nas redes sociais.

Copyright: Still Life Photography 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63