7 Dicas para diminuir o desperdício na sua empresa

Confira 7 dicas incríveis que vão te ajudar a reduzir os níveis de desperdício dentro de sua empresa.

O desperdício é um problema que deve ser combatido em toda organização. Afinal, representa um custo que não precisaria existir e que pode comprometer a saúde financeira do negócio. Se está em busca de estratégias para diminuir o desperdício na sua empresa, vai gostar das dicas que iremos compartilhar ao longo do artigo.

Desperdício nas empresas: um assunto que merece atenção

O desperdício nas empresas é um assunto que merece atenção porque, muitas vezes, acontece de forma tão sutil que ninguém percebe. Então, ao final de um período, esses pequenos excessos se somam, resultando em custos muito altos e que poderiam ter sido evitados.

Matéria-prima, papel, água, energia elétrica e telefone são alguns exemplos de recursos que podem ser desperdiçados. Por mais que eles sejam importantes para o funcionamento de um negócio, às vezes, o uso acontece de forma desregrada. Assim, se gasta muito mais do que o necessário, comprometendo o caixa.

A boa notícia é que, com a adoção de boas práticas pela gestão e pelos colaboradores, é possível reduzir o desperdício e, consequentemente, os custos. Porém, devemos adiantar que se trata de um processo que envolve educar todas as pessoas ligadas à empresa. Sem o apoio de todos a mudança simplesmente não acontece e o objetivo não pode ser alcançado.

Um ponto bastante importante a ser mencionado é que a redução de desperdícios não faz bem apenas para a empresa, mas também para o meio ambiente. O mundo todo ganha com a diminuição do uso de energia elétrica, água, papel e outros recursos. Por isso, essa é uma ideia que vale a pena ser adotada e levada adiante através do exemplo.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

7 Práticas para reduzir o desperdício nas empresas

Agora é hora de partirmos para o lado prático do nosso artigo, em que iremos compartilhar dicas para que possa aplicar em sua empresa. São pontos que podem ser adaptados a qualquer tipo de negócio, visando reduzir desperdícios das mais diferentes naturezas. Vamos lá?

1. Identificar onde estão os maiores desperdícios

Para dar início a qualquer processo de transformação é preciso, em primeiro lugar, identificar como está o cenário atual. Sendo assim, é necessário entender onde estão os maiores gargalos de desperdício da empresa.

Quais são os recursos que têm apresentado uma fatura muito alta ou têm durado menos do que o esperado? É através de uma profunda análise de vários pontos que será possível entender para que direção os esforços de redução devem ir.

2. Criar programas de incentivo à economia de recursos

De posse das informações sobre os maiores pontos de desperdícios, chega o momento de criar programas de incentivo à economia desses recursos. A definição de metas é uma ótima forma de manter a equipe engajada. Assim, se o objetivo for alcançado, todos poderão ser agraciados com algum brinde.

Vale dizer que esse “prêmio” pela contribuição de todos pode ser algo simbólico, como a distribuição de um presente ou um café especial para toda a equipe. Pode parecer que não, mas o fato de ter algo que simbolize esse empenho fará toda a diferença no engajamento de todos.

3. Definir os meios de comunicação para cada situação

Uma boa maneira de reduzir a conta de telefone é definindo meios de comunicação para cada situação. Assim, os colaboradores saberão exatamente quando deverão se comunicar com clientes, fornecedores e colegas por e-mail, mensagem, videoconferência ou ligações.

Quanto mais os recursos online forem utilizados, menor será a utilização do telefone para chamadas de longa distância. Além disso, vale rever o plano telefônico e tentar negociar junto à companhia que fornece a linha outra opção mais vantajosa e que atenda às necessidades da empresa.

4. Reduzir a quantidade de impressões em papel

Papel é um recurso que costuma ser muito utilizado em empresas em geral e, muitas vezes, em excesso. Hoje, muitos arquivos podem ser mantidos armazenados digitalmente. Sendo assim, a impressão se mostra desnecessária em muitos casos.

Quanto a isso, as empresas podem determinar os casos em que a impressão se faz necessária. Em outras situações, todos os documentos poderão ser mantidos em nuvem e de forma segura, para serem acessados quando houver necessidade.

5. Oferecer pratos, copos e canecas reutilizáveis aos funcionários

Itens descartáveis, como copos, talheres e pratos devem ser prontamente substituídos por reutilizáveis. Assim, se tem uma redução significativa do lixo e, claro, dos custos com esses materiais. Cada colaborador pode receber seu copo e xícara e ficar responsável por eles. Essa é uma medida que funciona também para reforçar os valores da empresa ligados à preservação do meio ambiente.

6. Realizar treinamentos com os funcionários

Em se tratando de qualquer tipo de desperdício, seja de itens de escritório ou de matéria-prima na produção, é fundamental realizar treinamentos com os funcionários. Um supervisor pode organizar uma espécie de palestra mostrando os impactos do desperdício e os resultados que podem ser obtidos com a ajuda de todos.

O uso de placas informativas também é bastante interessante. Elas podem ser espalhadas pelo escritório, na cozinha, nos banheiros, sempre em locais estratégicos. Assim, ninguém poderá colocar a culpa na falta de memória para não contribuir com a redução de desperdício.

Algumas sugestões de dizeres para a placa:

  • Para o banheiro: “Duas folhas de papel são suficientes para secar as mãos”;
  • Perto da impressora: “Imprima apenas documentos do tipo X (citando os tipos)”;
  • Na cozinha: “Dê preferência para os copos e canecas reutilizáveis”;
  • Nos interruptores de luz: “Ao sair, apague a luz!”.

7. Manter estoques baixos

Por fim, a dica é sempre manter estoques baixos, de forma que atenda as necessidades da empresa sem ter que deixar mercadorias armazenadas por muito tempo. Estoques muito grandes geram custos elevados, porque demandam mais espaço, tempo dos funcionários para manter tudo organizado, além dos riscos de avarias. Por tudo isso, muitas empresas têm optado pelo estoque enxuto, em que as mercadorias entram e saem rapidamente.

Viu só como é possível diminuir o desperdício através de práticas relativamente simples de serem aplicadas? E você, tem mais alguma sugestão a dar? Deixe sua contribuição no espaço para comentários abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo para passar a informação adiante!

Imagem: Por joerngebhardt68

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63