Diagrama de Ishikawa – O que é e quais os seus benefícios?

Modelo de diagrama em espinha de peixe.

Confira os benefícios de utilizar o Diagrama de Ishikawa.

O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta bastante útil para identificar as causas dos problemas das empresas. Esse é um recurso interessante para gestores organizarem os processos corporativos, pois, além de ser prático, se mostra bastante eficiente em diferentes contextos. Continue lendo para saber o que é esse diagrama e quais são os seus benefícios.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O que é o Diagrama de Ishikawa?

Consiste em uma ferramenta de controle de qualidade que ajuda na identificação das causas de problemas corporativos. Realizando uma análise completa de processos e fatores relevantes, esse diagrama permite delinear soluções mais consistentes. O objetivo central é eliminar as causas de problemas.

O recurso é também chamado de Diagrama Espinha de Peixe devido a sua apresentação visual que lembra o formato de uma espinha de peixe. A ferramenta foi desenvolvida por um engenheiro japonês chamado Kaoru Ishikawa, na década de 1940. Seu objetivo era descobrir as causas principais dos problemas da sua empresa. Assim, seria possível focar na solução dessas questões e deixar de lado outras que são secundárias.

Basicamente, essa ferramenta averigua todos os fatores que podem interferir em um resultado negativo. Isso permite analisar com mais tranquilidade para chegar a uma solução relevante para o problema. A aplicação do Diagrama de Ishikawa pode ser feita também a partir do diagrama dos 6Ms. Os processos da companhia são divididos em seis categorias: método, matéria-prima, mão de obra, máquina, medida e meio ambiente.

Diagrama dos 6Ms

A seguir você pode conferir o que significa cada M.

Método

Nessa categoria, se analisa a metodologia utilizada para a criação de produtos ou serviços.

Matéria-prima

Observa quais são os materiais utilizados para o fabrico dos produtos.

Mão de obra

Tem foco nos recursos humanos necessários para realizar os processos.

Máquina

Equipamentos empregados nos processos.

Medida

Decisões relativas ao fabrico de produtos e entrega de serviços.

Meio ambiente

Condições ambientais necessárias para realizar determinados processos.

A partir da aplicação desse diagrama é possível para a empresa identificar fatores que estão gerando os problemas. Por exemplo, ao identificar um problema no maquinário, fica mais fácil compreender o porquê de a produtividade estar baixa.

Perceber que uma matéria-prima tem qualidade duvidosa também pode ajudar a resolver questões de qualidade. Basicamente, é um exercício de olhar para cada elemento que faz parte do processo, tentando encontrar onde está o erro.

Diagrama de Ishikawa: qual é a sua função?

No dia a dia de uma empresa, diversos processos são realizados ao mesmo tempo. Nesse contexto, pode ser complexo identificar onde está um eventual problema. Quanto maior a empresa, mais processos ela realiza cotidianamente e mais essa questão se torna problemática. A função do Diagrama de Ishikawa é justamente facilitar esse processo de identificação de problemas.

O uso dessa ferramenta consiste em listar todos os potenciais fatores que podem causar problemas. Tendo essa lista feita, fica mais simples encontrar a raiz da questão. É mais ou menos quando a gente perde um objeto e repassa os últimos lugares em que o vimos. Em um desses lugares estará o objeto. O Diagrama de Ishikawa funciona como um mapa para guiar a busca por um fator problemático.

Quais são os benefícios de utilizar o Diagrama de Ishikawa?

Confira, a seguir, os principais benefícios de utilizar o Diagrama de Ishikawa na sua rotina corporativa.

1. Visibilidade das causas

Lembra-se que mencionamos que o Diagrama de Ishikawa tem o formato de espinha de peixe? Esse formato contribui para tornar as causas de problemas mais visíveis, porque é possível ficar a par das informações com mais facilidade. Muitos gestores pecam por não enxergarem os processos da sua organização de forma sistêmica, isso torna difícil identificar as causas dos problemas.

Dessa forma, podemos citar como um dos grandes benefícios do Diagrama de Ishikawa a representação visual clara dos fatores problemáticos. A partir da construção desse diagrama, é possível ter uma visão mais abrangente a respeito de todas as etapas. Representações visuais claras tendem a inspirar melhores soluções.

2. Envolvimento da equipe

A forma como esse diagrama é construído permite envolver toda a equipe, de maneira a ter acesso a diversos insights. O time deve participar tanto da construção quanto da análise do diagrama. Durante essas etapas, é possível receber ideias interessantes para resolver ou otimizar etapas dos processos.

A partir dos insights oferecidos pela sua equipe, será possível construir um plano de ação efetivo. Com o passar do tempo, é possível desenvolver soluções mais criativas para problemas que pareciam insolúveis. Esse diagrama funciona como uma ótima ferramenta para impulsionar o trabalho em equipe. Quando a equipe vê as razões dos problemas diante de si em um gráfico visual, tende a ter ideias mais criativas.

3. Foco no que é realmente importante

A visualização das causas de um problema é determinante para alcançar bons resultados. Somente a partir do entendimento do que está causando a dificuldade é possível chegar a uma solução pertinente. Algumas empresas ficam estagnadas por se manterem fixas na resolução de problemas menores.

Focar no que é realmente relevante para o crescimento da companhia é determinante em um cenário tão competitivo. Com o uso do Diagrama de Ishikawa a equipe mantém seu foco nas razões do problema. Permite analisar as partes envolvidas e evita o desperdício de tempo no que não tem importância.

4. Melhoria contínua dos processos

O Diagrama de Ishikawa pode ser usado quando se tem um problema e quando não se tem um problema. Essa ferramenta ajuda a identificar processos que podem ser simplesmente otimizados. Mesmo que não sejam a causa de um problema no momento, esses processos podem ser mais eficientes. A empresa só tem a ganhar com a adoção desse sistema.

Os resultados no fim da cadeia produtiva tendem a ser cada vez melhores porque os processos estão sempre sendo aperfeiçoados. Pode ser bastante positivo para as organizações adotar esse sistema de organização. Afinal, é sempre válido aplicar soluções que permitem otimizar os processos da sua empresa.

Agora você já sabe o que é e quais são os benefícios do Diagrama de Ishikawa! Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010