Do escritório para a cozinha: Entenda como o coaching pode auxiliar a encontrar a realização pessoal

Aos 43 anos, Cassius Regis Coelho, sócio da empresa Marpe Contabilidade, percebeu que apesar do seu bom envolvimento com a área não estava mais atingindo uma realização profissional e pessoal desempenhando este trabalho. Hoje, após uma busca por autoconhecimento e direcionamento, possui sua própria empresa no ramo alimentício.

A Grão D’Alino Artesanal é uma padaria focada em produzir produtos orgânicos, sem o uso de conservantes ou aditivos químicos. Entenda na entrevista abaixo o papel do coaching nesta mudança. 

IBC – Há quanto tempo você desenvolve a metodologia do coaching?

Eu comecei a praticar o coaching há aproximadamente dois anos e meio.

IBC – Você que buscou os serviços de coaching do IBC? Como foi este processo?

Sim. Há alguns anos atrás, eu passei por um período em que eu não estava mais conseguindo me realizar tanto profissionalmente como pessoalmente no trabalho que desenvolvia. Com mais de 40 anos no mercado da contabilidade, fui presidente de entidades de classe, Sindicatos e Conselhos Regionais. Também era sócio da empresa Marpe Contabilidade.  Mas, resolvi abri mão desta carreira para ir em busca de uma vida com mais sentido. O IBC apareceu neste momento, por meio da minha esposa, que já desenvolvia cursos no Instituto e, então. comecei os treinamentos de questionamento e direcionamento. 

IBC – Quais os programas do IBC você utilizou?

O Team Coaching, onde aprendi a importância do trabalho em equipe, integrar a equipe de uma forma efetiva e alinhar a visão da empresa entre os seus membros. Em seguida comecei o Business e Comercial Coaching e acabei de concluir o Personal Coaching, que me auxiliou a perceber o que eu realmente quero e quais são os meus objetivos de vida. Atualmente estou aplicando as estratégias definidas nos treinamentos para os meus negócios e amadurecendo as ideias para chegar na melhor maneira de expansão. 

IBC – Como foi essa decisão de mudar de carreira? Foi um processo fácil?

Não, não foi. Acredito que apenas consegui tomar essa decisão de mudar de rumo de vida porque o processo de personal coaching auxiliou a desestruturar antigas crenças e iluminou outras possibilidades que estavam escondidas.   

IBC – O que mudou em sua rotina a partir dessa mudança profissional?

Minha rotina mudou completamente. Horários, forma de trabalho, relacionamentos…. Diria que hoje tenho uma vida com mais sentido, faço algo que me realiza como pessoa e profissional. 

IBC – Como pretende aplicar as ferramentas de coaching no seu negócio?

Na minha visão, o coaching serve como uma forma de questionamento e avaliação contínua. Essa filosofia será utilizada diariamente, na forma que nos relacionamos com os nossos clientes, como entregamos nossos produtos, analisando e fazendo reflexões da qualidade dos nossos serviços. Este trabalho de coaching nos tira da zona de conforto, de dentro dos nossos medos e nos faz questionar o tempo inteiro. Esses questionamentos estarão presentes na gestão. 

IBC – Na sua opinião, por que o coaching é importante tanto para pessoas físicas como jurídicas?

Temos a tendência de nos acomodarmos, é natural do ser humano e também das empresas. Somos programados para buscar a zona de conforto, a sombra, o mar calmo. Mas não há realização quando estamos nessa calmaria. É preciso colocar as empresas sempre com foco na mudança, e sendo as companhias feitas de pessoas, preparar os times para ajudar nesses processos é fundamental. O coach tem este papel, auxilia em questionamentos internos que clareiam a nossa visão para entendermos quais são os nossos reais objetivos e assim, conseguirmos alcançá-los.   Muitas empresas têm medo de realizar trabalhos de coaching porque temem perder seus profissionais, no entanto, não ter profissionais preparados e questionando o status quo o tempo inteiro é muito pior, é tornar as empresas improdutivas e ambientes insalubres. 

IBC – Como você avalia o suporte e o conhecimento adquirido com o IBC? O que tem a dizer sobre o trabalho desenvolvido pelo Instituto?

Recomendo e indico para todos que estão em busca de um desenvolvimento pessoal e profissional e também para quem gerencia equipes e necessita de ferramentas que funcionem com as formações avançadas que o coaching oferece.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010