7 Dicas para promover grandes experiências para o seu cliente

mulher segunrando um celular com alguns smiles

Confira uma lista com 7 dicas que vão te ajudar a promover uma melhor experiência para o seu cliente.

A experiência do cliente é um aspecto que possui um grande peso sobre os resultados de uma empresa. Ao chegar em um estabelecimento ou acessar um site para adquirir um produto ou contratar um serviço, o consumidor precisa ter uma experiência positiva e única. Afinal, hoje, mais do que qualidade, é isso o que as pessoas buscam.

Se você deseja oferecer uma experiência excepcional aos seus clientes, continue lendo e confira as dicas que preparamos. São ações totalmente adaptáveis a qualquer tipo de negócio.

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A importância da experiência do cliente

Imagine um consumidor que já foi em duas lojas diferentes comprar calçados. Na primeira, ele foi recebido com extrema gentileza, pode se sentar, dizer os modelos que mais lhe agradavam e experimentá-los, recebendo dicas de moda do vendedor. Já na segunda loja, as coisas foram um pouco diferentes, o atendente deu pouca atenção e as opções para escolha eram poucas.

Em qual loja acha que esse consumidor irá retornar quando precisar novamente de um calçado? Sem dúvida alguma que na segunda. Claro que existem outros pontos que são levados em conta para se escolher um estabelecimento para comprar, contudo, a experiência está entre as principais.

As pessoas gostam de ser bem recebidas, prestigiadas, tratadas pelo nome. Muitas vezes, são gestos simples que levam a essa experiência positiva. Por isso, é fundamental que as empresas busquem sempre treinar seus colaboradores, de modo a construir uma identidade para ficar na memória dos clientes.

7 Dicas para oferecer uma experiência memorável aos clientes

A mente humana conserva com mais intensidade memórias de experiências de dor ou prazer. É por isso que acontecimentos ruins marcam tanto quanto aqueles que são extremamente positivos. Então, se deseja que os consumidores se lembre da sua empresa de maneira positiva, deve considerar as dicas que iremos compartilhar a seguir.

1. Conheça os seus clientes

Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer os seus clientes. Afinal de contas, embora existam alguns pontos universais para oferecer uma boa experiência a eles, em outros aspectos é fundamental saber quais são as suas preferências.

Existem certos segmentos que contam com clientes, em sua maioria, que preferem um atendimento mais detalhado, não se importando se, para isso, terão que passar mais tempo na loja. Já outros dão preferência para atendimentos do tipo express, em que tudo é resolvido com objetividade.

Claro que um mesmo estabelecimento pode ter clientes de vários perfis, mas é preciso conhecer um perfil geral do público-alvo. Assim, as estratégias serão aplicadas com mais foco e, claro, mais chances de darem certo.

2. Treine seus colaboradores de atendimento

Todo colaborador que tem como função atender clientes, seja pessoalmente, via telefone, chat ou e-mail, precisa passar por um treinamento. Esses colaboradores são a cara da sua empresa, é através deles que os consumidores se comunicam com o seu estabelecimento.

Se eles forem rudes, impacientes e despreparados para lidar com situações diversas, o cliente ficará com uma lembrança ruim do seu negócio e não da pessoa que o atendeu. Por essa razão, é fundamental que eles sejam muito bem orientados e treinados para oferecer o melhor atendimento possível.

Tudo isso faz parte da cultura da empresa e é o que dará o tom para os atendimentos e as relações dentro da companhia. Lembre-se sempre que quando o gestor não cria essa cultura, ela acaba sendo criada pela equipe, ao longo da convivência e do dia a dia de trabalho, e os resultados nem sempre são bons.

3. Invista na personalização

Hoje em dia, quem é que não deseja se sentir como os influenciadores digitais, que recebem vários presentes em casa? Muitas pessoas, mesmo quando estão pagando pelo produto, adoram publicar nas redes sociais quando recebem um pedido com uma embalagem personalizada e um cartão. Mesmo aquelas que não postam, se sentem prestigiadas e acabam se tornando clientes fiéis.

Existem muitas maneiras de fazer isso, pode ser com uma embalagem mais elaborada, um cartão, tudo depende do tipo de produto que oferece. O fato de o nome do cliente vir escrito na embalagem ou no cartão é muito importante, pois é esse o toque que faz com que se sinta prestigiado.

4. Faça das redes sociais um canal de conexão

As redes sociais são mais do que um espaço de divulgação de produtos, elas funcionam para criar conexão entre empresas e clientes. Sendo assim, em vez de criar perfis sem vida e fazer publicações formais e apenas de anúncios, vá além.

Compartilhe conteúdo de qualidade, que tenha relação com o seu segmento, mas que ofereça valor aos seguidores. Cada setor tem um tipo de publicação que faz sentido, são muitas as possibilidades para se explorar.

5. Invista em programas de fidelização

Os programas de fidelidade são muito interessantes porque premiam aqueles clientes mais fiéis. Pode ser oferecendo brindes, descontos e outras vantagens, apenas é importante que sejam bonificações realmente úteis e atrativas. Os critérios também devem ser definidos com cautela, de modo que não seja nem muito fácil e nem muito difícil ter acesso aos prêmios.

6. Atente-se ao site da empresa

Se você tem um e-commerce, deve se atentar à navegabilidade do site da sua empresa, tanto no computador, quanto em tablets e celulares. A experiência que o cliente tem ao efetuar uma compra também conta. Acredite se quiser, mas muitos consumidores deixam de realizar compras em sites que parecem confusos e pouco práticos.

7. Utilize pesquisas para medir a satisfação do cliente

Por fim, é fundamental que realize pesquisas de satisfação com os clientes periodicamente. Somente assim saberá se as medidas que foram adotadas estão dando certo e poderá identificar outros pontos que precisam ser mudados.

Essas pesquisas podem acontecer por meio de formulários nas lojas e online, através de links enviados por e-mail ou WhatsApp. Oferecer algum tipo de bonificação pela participação na pesquisa, como um cupom de desconto, é uma forma de garantir que um número interessante de pessoas irá responder.

Viu só como é importante promover grandes experiências para o seu cliente? Com planejamento é possível alcançar isso e obter excelentes resultados!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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