7 Passos para se tornar um empreendedor de sucesso

Mulher sorrindo em uma floricultura

Confira 5 Frases sobre empreendedores de sucesso para inspirar.

O Brasil é um país com um alto índice de empreendedorismo, o que para muitos é motivado pela necessidade e outros pela paixão. Mas, para se tornar um empreendedor de sucesso é preciso mais do que isso, é necessário conhecer profundamente o mercado em que deseja entrar, se planejar e adotar as estratégias certas.

Continue lendo para saber quais passos seguir para se tornar um empreendedor de sucesso. Lembrando que ser bem-sucedido não significa não falhar e sim saber aprender com os erros.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

O que significa ser um empreendedor de sucesso?

Antes de irmos às dicas, precisamos falar sobre o conceito de empreendedor de sucesso. Embora o significado de ter sucesso seja algo subjetivo, afinal, cada indivíduo tem a sua própria visão a respeito, existem alguns pontos que são padrão quando o assunto é empreendedorismo.

Um empreendedor de sucesso é aquele que tem visão, é inovador, sabe delegar tarefas, gerencia bem o seu tempo e é resiliente, utilizando os momentos de turbulência para se fortalecer. Com isso, consegue fazer com que seu empreendimento traga retornos sobre o investimento e siga crescendo.

7 Passos para ser um empreendedor de sucesso

A trajetória de cada empreendedor é única, entretanto, existem alguns passos que são padrão para alcançar o sucesso, veja quais são eles e planeje sua jornada!

1. Tenha paixão pelo que faz

O primeiro passo para empreender é ter paixão por construir uma empresa do zero, desenvolver produtos ou serviços que beneficiem as pessoas de alguma maneira e acreditar naquilo. É claro que é preciso muito mais do que ser apaixonado por uma ideia para fazê-la dar certo, entretanto, é desse entusiasmo que vem a motivação para agir.

Se você é um apaixonado pelo mercado automobilístico e sabe tudo sobre o assunto, não faz sentido investir em outra área totalmente oposta e com a qual não tem qualquer afinidade. Por mais que nem sempre um sonho seja viável financeiramente, sempre vale mais a pena seguir por um caminho que realmente faça sentido para você.

2. Comece dando pequenos passos

Para se tornar um empreendedor de sucesso, antes é necessário iniciar a jornada com pequenos passos. Em vez de desejar que seu empreendimento se torne o melhor da cidade em poucos meses, comece devagar e por etapas. Assim, conseguirá se planejar para adquirir um crescimento consistente e evitará tomar atitudes sem considerar os riscos.

Pessoas que já começam pensando alto demais costumam dar passos maiores do que suas pernas conseguem alcançar. Assim, acabam fazendo dívidas altas, fazem escolhas financeiras ruins e correm o risco de se deixarem enganar por falsas promessas de retorno rápido. O melhor é sempre manter os pés no chão e correr riscos de forma calculada e condizente com cada momento da empresa.

3. Aprenda com os outros

Procure sempre se cercar de pessoas com as quais possa aprender. Conheça outros empreendedores da sua cidade, participe de grupos e eventos, troque ideias e experiências. Além disso, lembre-se de que também pode aprender muito com os seus colaboradores. Quanto mais aberto se mostrar, mais conhecimento poderá adquirir e compartilhar!

4. Saiba se vender

No mundo dos negócios, existe um termo chamado “pitch de elevador”. Trata-se de uma apresentação rápida de uma ideia de negócio, um resumo do empreendimento em algumas frases, não ultrapassando um ou dois minutos (que é o tempo para o elevador chegar ao próximo andar).

Treinar uma apresentação curta como essa permitirá que consiga se vender sempre que tiver uma oportunidade. Assim, poderá atrair clientes, investidores e até possíveis sócios em potencial para agendar uma conversa mais longa. Para empreender é preciso saber que, diferente do funcionário de uma empresa, você precisa saber vender o seu peixe.

5. Tenha um bom planejamento

Ninguém chega a algum lugar sabendo apenas qual é o seu objetivo, é preciso definir qual será o caminho para chegar lá. Desse modo, é fundamental que tenha um bom planejamento, com as estratégias a serem utilizadas para atingir as metas.

Vale ressaltar que ter um plano não significa ter controle de tudo e muito menos de que tudo o que for definido irá acontecer. Entretanto, o fato de ter um norte a seguir irá facilitar o processo de tomada de decisão e de adaptação quando desafios surgirem.

6. Crie sua equipe

Mesmo que inicie o negócio sozinho, em algum momento será necessário criar uma equipe. Em vez de contratar pessoas sem critério, comece desde já a considerar quem deseja que caminhe ao seu lado em direção ao sucesso.

Defina as habilidades e competências, tanto técnicas quanto comportamentais, que deseja para nortear os processos seletivos. Assim, ficará mais simples encontrar profissionais que estejam alinhados com os valores que deseja para o seu empreendimento.

7. Construa sua reputação

Uma boa reputação é um elemento fundamental para o sucesso. É através dela que os clientes e empresas parceiras irão confiar na sua companhia e as coisas irão acontecer. Portanto, desde a primeira atitude a ser tomada para abrir o negócio, tenha a honestidade como guia.

Mesmo que apareçam propostas para conseguir resultados em menos tempo, se a atitude em questão ferir os seus valores, recuse. Mais vale seguir um caminho mais longo com honra, do que optar pelo mais curto e não conseguir manter a consciência tranquila.

Frases sobre empreendedores de sucesso para inspirar

Para finalizar, fique com cinco citações que tratam sobre assuntos abordados ao longo do artigo para refletir.

  1. “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.” – Peter Drucker.
  2. “É realmente muito bom comemorar o sucesso, mas é mais importante dar atenção às lições deixadas pelos fracassos.” – Bill Gates.
  3. “Leva 20 anos para construir uma reputação e apenas cinco minutos para arruiná-la. Se você pensar sobre isso, fará as coisas de forma diferente.” – Warren Buffett.
  4. “Um dos grandes erros que as pessoas cometem ao empreender é tentar impor um interesse a si mesmas. Você não escolhe suas paixões; suas paixões o escolhem.” – Jeff Bezos.
  5. “Se você não pode fazer grandes coisas, faça pequenas coisas de uma maneira excelente.” – Napoleon Hill.

Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo com os seus amigos que também desejam se tornar empreendedores de sucesso!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63