Coaching Para Empreendedores

Empreendedor

Veja os benefícios do Coaching para empreendedores.

O mais difícil de ser um empreendedor ou um presidente é que na verdade nunca se sabe detalhadamente os riscos que serão enfrentados. Certamente, Bill Gates não tinha ideia se daria certo a sua empresa, Microsoft, quando desistiu da renomada universidade de Harvard. Dentre as principais qualidades que um empreendedor deve ter está a tolerância ao risco.

Há formas de reduzir o risco, mas ele sempre estará presente e saber lidar com isso é imprescindível. Também é essencial saber como colocar o seu sonho em prática, ou seja, como concretizar aquilo que vem delineando na sua mente.

Nesse ponto, o processo de Coaching pode ser de grande ajuda para o empreendedor, especialmente para aqueles que estão iniciando sua jornada. Vamos entender melhor?

O que é Coaching para empreendedores?

Já percebeu como empreender está relacionado com conquistas pessoais? Ao decidir abrir uma empresa, o profissional passa a atrelar o sucesso do empreendimento com seu próprio sucesso. Dessa forma, é compreensível o motivo de existir tantas pessoas que desejam abrir o seu próprio negócio. Porém, nem todo mundo que tem esse desejo efetivamente abre uma empresa. Sabe por quê?

A resposta é simples, nem todo mundo sabe como transformar aquilo com que sonha em um plano de negócios real. Essa transposição depende de responder a si mesmo algumas perguntas fundamentais. O processo de Coaching oferece as práticas e ferramentas necessárias para descobrir quais são as perguntas e quais são as respostas.

O objetivo desse processo é desenvolver características empreendedoras no coachee (cliente empreendedor) e habilidades importantes para alcançar seus objetivos. O empreendedor é conduzido por uma trajetória de autoconhecimento durante a realização do processo. Basicamente, o Coach ajuda o coachee a identificar seus pontos fortes e de melhoria e qual é o potencial das suas ideias.

O processo de Coaching para empreendedores

Para que o coachee passe pelo processo de autoconhecimento, é importante que encontre um Coach com quem esteja alinhado. Juntos, Coach e coachee estabelecerão um cronograma de encontros com base nas demandas da empresa que está sendo criada. Em parceria, os dois irão desenvolver um plano considerando os métodos, objetivos e padrões de comportamento. 

O trabalho do Coach inclui fazer um levantamento completo a respeito do seu cliente e da sua empresa. Durante o período de parceria, ele pode propor atividades variadas para o empreendedor, levando em consideração as informações que levantou.

As ações de estímulo costumam ser bastante utilizadas para ajudar o cliente a ter melhor controle de prazos, definir objetivos, se autoavaliar e reprogramar padrões mentais. 

Quando é a hora de procurar um profissional de Coaching?

O processo de coaching é um suporte especializado que pode ser útil em diferentes etapas do empreendimento. Para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, é interessante testar e validar conhecimentos. Passar por esse processo contribui para o favorecimento da curva de inovação. 

Contudo, é inegável que o Coach de empreendedorismo se mostra mais relevante durante a fase embrionária do negócio. Um trabalho de Coaching bem feito contribui para que o empreendedor compreenda o seu perfil.

Também ajuda a entender o momento da vida em que ele se encontra, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Esses são pontos fundamentais para a criação de um planejamento personalizado e eficiente.

Benefícios do Coaching para empreendedores

Há várias frentes em que o Coach pode auxiliar o coachee empreendedor a partir das informações que levantou. Em qualquer etapa da jornada empreendedora, essa parceria é bem-vinda. Contudo, como já citamos, o processo de Coaching tem um valor ainda maior no começo do projeto, momento em que a empresa está literalmente sendo tirada do papel. 

Trata-se da etapa em que o apoio é essencial para que a ideia se mantenha forte e alinhada com a realidade. É crucial fazer um planejamento consistente, levando em consideração as orientações obtidas nesse processo.

O empreendedor pode refletir mais profundamente sobre o seu papel no seu empreendimento e sobre o papel da sua companhia no mercado. Os empreendedores que passam pelo processo de Coaching têm como principais benefícios:

– Identificação das perdas e ganhos ao longo da jornada empreendedora;

– Identificação de oportunidades;

– Ensinamentos de como lidar com situações de pressão;

– Calcular riscos;

– Compreender o propósito e a missão do empreendimento;

– Melhora do foco e liderança;

– Equilíbrio de prioridades pessoais e corporativas;

– Identificação dos pontos fortes e fracos;

– Definição de metas;

– Mensuração de resultados.

Coaching para empreendedores: a peça que falta no processo

Observando todas as vantagens citadas acima, fica fácil entender por que um Coach de empreendedorismo é a peça essencial para alcançar o sucesso.

Esse profissional se mostra um bom aliado tanto na fase inicial do empreendimento quanto em fases de reestruturação. A sua expertise ajudará o empreendedor a compreender quais são as suas limitações, encontrando soluções para todas elas. 

Passar por um processo que promove o autoconhecimento durante a abertura de uma empresa é certamente transformador. Essa é a oportunidade para saber mais sobre si mesmo e sobre os seus sonhos.

O empreendedor consegue ter uma visão mais clara do que espera desse projeto e como trilhar o caminho rumo ao sucesso. Mergulhar no autoconhecimento ajuda a expandir os seus horizontes para se dar bem na vida e nos empreendimentos. 

Encontre um bom Coach para acompanhar você em sua jornada

Para conquistar todos esses benefícios do processo de Coaching para empreendedores é fundamental encontrar um bom Coach. O profissional deve ser certificado e ter uma formação consistente para que você tenha garantias de que ele pode agregar a sua jornada. A formação diz muito sobre a qualidade do seu trabalho. 

Lembre-se de que abrir uma empresa é um processo de demanda foco e disciplina, sendo essencial ter alguém bem qualificado ao seu lado. Ter um bom Coach para te acompanhar nessa etapa contribuirá para dar início a um processo mais equilibrado e com chances de sucesso. Nada como saber que tem alguém de confiança e preparado ao seu lado, não é mesmo?

Gostou de saber mais sobre o processo de Coaching para empreendedores? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o conteúdo com seus amigos que sonham em abrir o próprio negócio!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds