Como lidar com gargalo de produção

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Conhecendo mais sobre os gargalos de produção

Você já ouviu falar da expressão gargalo de produção? Esse termo está ligado a possíveis problemas que aparecem na produção de uma atividade de uma empresa. Acompanhe o texto para entender melhor o que esse conceito significa dentro de uma corporação e quais são os impactos do seu aparecimento. Confira!

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O que é um gargalo de produção

Basicamente, o gargalo de produção é um problema que foi identificado e que precisa ser resolvido. Geralmente, esse empecilho é encontrado quando a situação sai do controle.

Se uma equipe está entregando menos quantidade de trabalho do que o esperado é preciso parar a produção para analisar onde está a complicação. Mesmo que a qualidade continue excelente, a verificação deve ser detalhada: pode ser um problema pessoal de uma pessoa que está refletindo em todos, pode ser um caso de falta de entrosamento do time, ainda pode ser a falta de material ou ambiente de trabalho adequado e também pode ser o excesso de atividades. Já se a equipe está entregando menos qualidade, mas a quantidade está dentro da expectativa é preciso acrescentar a possibilidade de se ter uma dificuldade técnica envolvida.

Prazo de resolução

A definição de urgência de um gargalo de produção pode ser subjetiva em alguns casos. A única certeza que se há é de que ele é um problema. A solução dele irá depender da urgência da situação.

Apesar de ser um empecilho para obter um procedimento rodando corretamente e até de trazer mais lucro para a organização, é preciso verificar caso a caso. Há ocorrências em que o cenário é urgente e precisa de uma solução o quanto antes. São as famosas situações em que é preciso “apagar o fogo”.

Mas também há os momentos em que a adversidade pode esperar. Pode ser o fato de um problema que existe há anos e que pode ser contornado em médio ou longo prazo. Tudo depende de quais são os objetivos da empresa no momento.

Na maioria dos casos, a hora em que o obstáculo é encontrado é cheia de tensão. Para evitar dificuldades como essa, é interessante investigar possíveis novidades não bem-vindas, principalmente, nos procedimentos que dependem desse problemático ou ainda em naqueles que são similares.

Análise detalhada e plano de contingência

Vale também fazer uma reunião de equipe para entender como esse incômodo aconteceu e como evitar uma situação como essa novamente. Esse será um encontro peculiar, pois dará espaço para que todos do time se posicionem. Acredito que seja um bom momento para o surgimento de ideias e soluções criativas para esse e até outros cenários. O diálogo é sempre um bom remédio!

Mapa de processos

Se a sua empresa não quiser lidar no momento da descoberta com o seu gargalo de produção, é essencial mostrar o mapeamento do processo com a gestão e a liderança.

Essa ação irá ajudar a explicar a gravidade do problema e dar a sua sugestão de prazo para resolução. Vá para a reunião com cronogramas, planejamentos e os racionais explicados para que eles avaliem sua posição com uma forte base de informações. Além disso, também explique detalhadamente como o obstáculo surgiu e o que será feito de prontidão para que isso não se repita. Mesmo que a solução final seja a médio ou longo prazo, é preciso prevenir esse tipo de surpresa.

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Desenvolvimento de pessoas

Não importa se o problema encontrado foi resolvido na hora ou entrou para uma fila. Depois de entender a causa e a consequência do transtorno, fazer os planejamentos e os cronogramas necessários e de conversar com a equipe, chegou a hora de rever os investimentos em desenvolvimento de pessoas. Inclusive, muitos insights para preparar um projeto de crescimento profissional de colaboradores podem surgir da conversa que sugeri acima. Mesmo que não surjam, é importante que o líder ou gestor do grupo se sinta obrigado a rever o investimento que os seus funcionários estão recebendo. Pode ser que esse esforço seja nulo!

Por exemplo, se há uma questão mal resolvida em relação à qualidade, talvez seja o caso de investir em uma formação. Se há algum ponto complicado relacionado ao trabalho de equipe, pode ser o caso de planejar uma dinâmica em que todos tenham que se unir para entregar um bom trabalho. Ou ainda, há a possibilidade do erro ser um resultado de uma liderança que não é muito efetiva. Tudo depende do feedback do time e da análise do líder.

Para cooperar com o progresso profissional do colaborador existe a capacitação Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). A formação reúne as melhores e mais poderosas ferramentas de autoconhecimento, aprendizados de como alcançar resultados em curtos espaços de tempo e muito mais. São dispositivos que não irão trazer retorno em longo prazo e sim em curto prazo. O investimento da empresa será sentido na hora!

Outro curso interessante é o Leader Coach Training (LCT) específico para quem já é líder e deseja se tornar ainda mais empoderado. A metodologia faz o coachee mergulhar em um mar de conhecimento que o trará ao alcance de resultados esplêndidos, tais como a conquista de resultados de forma mais humanizada.

Resolver é a melhor solução

No setor profissional ou pessoal, se um problema aparece é porque algo está errado e essa situação deve ser resolvida. Ao passo que é um momento de frustração também é um período de contemplação: auto reflexão, análise de processos e maneiras de evoluir. É uma forma de desenvolvimento que merece ser lembrada. Afinal, temos que aprender com os erros e não repeti-los, não é mesmo?

No lugar de choramingar pelo leite derramado, use esse tempo para entender como tudo aconteceu, como pode ser evitado, como agir para consertar e como fazer diferente no futuro. Deixe um legado para quem vem depois de você de não usar da mesma tática. É um período em que seu poder de raciocínio, empatia, dinamismo, psicologia positiva e inteligência emocional deverão estar no ponto para lhe ajudar a virar o jogo.

Você já sofreu com um gargalo de produção? Conte para mim nos comentários!

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