Os desafios do jovem empreendedor para alcançar o sucesso

Jovem empreendedor segurando um notebook

Jovens empreendedores podem alcançar o sucesso desenvolvendo algumas habilidades e seguindo alguns passos básicos.

Muitos jovens profissionais desejam ter seu próprio negócio. Para isso, necessitam de um espírito empreendedor, que os direcione ao sucesso. Habilidades, ideias, vontade e determinação muitas vezes não são o bastante para se alcançar o êxito. O jovem empreendedor encontra muitos obstáculos à sua frente.

A falta de maturidade, de experiência e de vivência de mercado, são alguns dos desafios do jovem empreendedor. Mas isso não o impede de abrir seu próprio negócio e se tornar um empresário bem sucedido. No artigo a seguir vamos falar mais sobre os desafios enfrentados pelos jovens que decidem se testar enquanto empreendedores. 

Para ser bem sucedido é preciso estar em equilíbrio consigo mesmo.
Quer descobrir qual o seu nível de felicidade? Faça o nosso teste!

Conheça os desafios do jovem empreendedor para alcançar o sucesso

Para alcançar o sucesso como empreendedor é essencial que os jovens conheçam quais são os desafios que irão enfrentar ao se inserir no mercado. A seguir iremos explicar com mais detalhes alguns desses desafios e dar dicas de como vencê-los. 

1. Contratar funcionários pela primeira vez

Um dos grandes desafios para jovens empreendedores é se ver diante da missão de contratar funcionários pela primeira vez. Pode ser algo bastante estressante e intimidante. Os processos de recrutamento e seleção de candidatos seguem uma curva de aprendizado, o mesmo acontece com o processo de treinamento. 

No momento de selecionar currículos e entrevistar candidatos é importante refletir sobre a cultura da empresa. A entrevista, dinâmicas e treinamento devem estar alinhados com a cultura do seu empreendimento. A dica é pesar tanto as habilidades técnicas dos candidatos quanto os seus perfis, pois esses colaboradores precisam se encaixar na organização.

Ter atenção aos mínimos detalhes e não focar somente em questões técnicas é essencial para não acabar fazendo uma escolha errada. Lembre-se, ainda, de que é necessário conferir todas as referências e informações do candidato que deseja contratar. 

2. Falta de capital

Algo comum a diferentes tipos de empresas é a necessidade do chamado capital semente. Consiste em ter dinheiro disponível para manter seu empreendimento nos primeiros meses ou até nos primeiros anos em que não gere lucro. Há alguns modelos de negócios que dependem de mais dinheiro do que outros. Quase todo tipo de companhia precisa de dinheiro para marketing.

O capital para iniciar o negócio costuma ser uma questão desafiadora para os mais jovens porque os mais velhos normalmente têm economias. Além disso, profissionais com mais tempo no mercado como empregados tendem a conhecer mais pessoas que podem financiar as suas ideias empreendedoras. 

O networking de anos de mercado também ajuda a impulsionar a empresa a se tornar lucrativa mais cedo. Comparativamente, os mais velhos têm mais chances de obter linhas de financiamento em instituições financeiras. Boa parte dos jovens empreendedores não têm acesso a esses benefícios. 

O ideal para contornar esse desafio é ter um plano de negócios detalhado em que seja possível prever quando o lucro começará a ser obtido. Assim dá para planejar como sobreviver enquanto a empresa está se estruturando. Além disso, com um plano de negócios é mais fácil conseguir apresentar sua ideia para potenciais investidores. 

3. Tomar decisões

Ao decidir ser dono do seu próprio negócio você deverá estar pronto para tomar decisões o tempo todo. Para quem vem de uma experiência como empregado ou de experiência alguma, isso pode parecer assustador. As decisões mais relevantes são aquelas que dizem respeito à criatividade e inovação para a sua companhia.

O empreendedor precisa ter segurança para tomar decisões como descontinuar ou alterar um aspecto da companhia que não esteja dando certo. Também deverá decidir sobre embarcar em um caminho completamente novo para alcançar maiores lucros e saber que pode não dar certo. Mais do que decidir, se trata de estar seguro do que está fazendo para saber aproveitar ou resolver as consequências. 

Esse processo pode ser muito estressante e fazer com que você duvide de si mesmo o tempo todo. Acreditar na sua capacidade de tomar boas decisões é determinante para ter rapidez para agir. Olhe para as suas qualidades e habilidades com mais carinho.

4. Inseguranças e crítica

O jovem empreendedor deve estar preparado para o fato de que nem todos o levarão a sério, exatamente pela sua juventude. Dessa forma, é essencial estar pronto para ouvir críticas que não foram solicitadas. É necessário se blindar para não deixar que essas críticas e ataques a sua segurança te impeçam de se posicionar no mercado com altivez.

Esteja pronto para silenciar as vozes de pessoas que tiveram experiências ruins no mercado e que por isso tentam te desanimar. A dica para alcançar o sucesso é saber filtrar os conselhos que as pessoas te dão. Não absorva todos os conselhos prontamente, reflita se eles cabem para a sua experiência e vida. Conselhos que focam em te dissuadir e te impedir de crescer devem ser desconsiderados. 

5. Construção de uma marca sólida

Para que sua empresa se consolide, é fundamental que os clientes reconheçam sua marca como uma autoridade no mercado. O estabelecimento de uma relação positiva com os clientes depende de colocá-los em primeiro lugar. Tenha atenção para oferecer produtos e serviços de qualidade. 

Todos os comentários, positivos ou negativos, dos seus clientes devem ser considerados para melhorar constantemente as entregas da sua companhia. Faça o possível para responder às demandas dos clientes e mude aquilo que for solicitado. 

6. Enfrentar os estereótipos de idade

Há uma grande variedade de estereótipos relacionados à idade e com certeza você já se deparou com alguns. Os jovens geralmente são estereotipados como arrogantes, ansiosos ou irresponsáveis. Pode ser complicado em um primeiro momento ser levado a sério por empresários mais velhos. Embora seja um pouco difícil superar essa visão, saiba que é possível.

A melhor maneira de agir é provar que quem acredita nesses estereótipos está errado. Ações e resultados falam mais do que palavras, então não se desgaste. Conforme as coisas vão dando certo, aqueles que estão à sua volta compreendem que você sabe o que está fazendo. O segredo é ser paciente, pois o tempo é o senhor da razão.

O jovem empreendedor precisa enfrentar uma série de desafios, mas com paciência pode superar todos. Aproveite para comentar sobre sua experiência abaixo e compartilhar o conteúdo com outros jovens empreendedores!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds