Employee Experience – O que é e quais são as vantagens?

Employee experience

Employee Experience refere-se à soma de todas as interações que o colaborador tem com a empresa.

Em um contexto em que a experiência entre colaboradores e empresa ganha relevância, é essencial conhecer o conceito de Employee Experience. As organizações estão indo além da verificação da experiência dos consumidores. Tornou-se importante saber se o saldo do relacionamento com os funcionários é positivo ou negativo.

O universo corporativo passa por um momento em que a qualidade de vida dos colaboradores está entre as prioridades. Os profissionais contam com mais possibilidades no mercado, compreendendo que devem se sentir satisfeitos. Continue lendo para saber o que Employee Experience e quais são as suas vantagens.

O que é Employee Experience?

O conceito de Employee Experience refere-se à soma de todas as interações que o colaborador tem com a empresa. Considera-se desde a primeira interação com o entrevistador, passando pelo relacionamento com os colegas, até a última interação no desligamento. Em resumo, diz respeito a todas as experiências acumuladas ao longo do período de trabalho.

O saldo de experiências pode ser positivo ou negativo, isso depende de diversos fatores, como o clima organizacional. Também influenciam nessa percepção questões como engajamento com as funções e cultura organizacional. Para que a experiência seja majoritariamente positiva, é essencial que a empresa ofereça ao colaborador algumas ferramentas.

Ter autonomia para tomar decisões é uma forma de demonstrar que o funcionário é relevante para a companhia. Benefícios extras, além dos obrigatórios, também contribuem para melhorar a avaliação do colaborador. Empresas que focam em alcançar níveis mais positivos de experiência com sua equipe tendem a construir uma marca mais forte.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Etapas da Employee Experience

Como já citamos, a Employee Experience refere-se à soma de experiências acumuladas ao longo de todo o tempo de trabalho. A companhia deve ficar atenta a todas as etapas desse processo, são elas:

Atração

Momento em que a vaga é anunciada, visando alcançar um determinado perfil de candidato.

Recrutamento e seleção

Com a chegada dos currículos, a empresa dá início ao processo de recrutamento e seleção.

Integração

É essencial que as empresas contem com processos de Onboarding (integração) para novos colaboradores. O período de familiarização do colaborador com a empresa serve para construir relações mais positivas.

Treinamento e Desenvolvimento

Para que se estabeleça uma experiência mais positiva do colaborador com a empresa, é necessário ter um período de treinamento e desenvolvimento.

Crescimento

Empresas que dão oportunidades para que seus colaboradores ascendam na carreira geram mais interações positivas. Os colaboradores são positivamente movidos pela possibilidade de serem promovidos, avançarem na carreira e enfrentarem novos desafios.

Demissão e Recolocação

O momento do desligamento do colaborador é sempre delicado e precisa ser trabalhado corretamente para não gerar mágoas. Até mesmo nesse momento difícil é importante ter uma postura positiva.

Employee Experience: quais são as vantagens?

A seguir listamos as principais vantagens da Employee Experience.

1. Clima organizacional mais saudável

A Employee Experience permite identificar como está o clima organizacional na empresa. A partir das verificações, é possível traçar estratégias para melhorar a interação entre os colaboradores.

O bom clima organizacional contribui para uma equipe em maior sintonia e mais produtiva. A avaliação de como o cliente interno (colaborador) se sente em relação à companhia é fundamental para conseguir promover mudanças.

2. Maior capacidade de atrair e reter talentos

Em um cenário cada vez mais competitivo, é importante que as empresas atraiam e retenham talentos. Os profissionais de destaque em suas áreas podem fazer grandes contribuições para o crescimento da organização. Nos últimos anos, as possibilidades para os colaboradores tiveram um crescimento considerável.

Dessa forma, as empresas precisaram repensar sua forma de interagir com os profissionais para não os perder. Oferecer um ambiente de trabalho saudável e com boas vantagens, além de um salário competitivo, tornou-se essencial. Flexibilização de horários e home office se tornaram alguns mecanismos de retenção.

3. Aumento da produtividade

Quando a empresa volta seu olhar para a Employee Experience, demonstra que está preocupada com o colaborador. Transformar essa preocupação em ações concretas para reter os talentos tem como consequência o aumento da produtividade. Quem trabalha em um ambiente saudável tende a se sentir mais engajado e motivado.

Além disso, se os colaboradores têm um bom relacionamento entre si tendem a realizar mais trocas de experiências. O ambiente corporativo salutar tem inúmeras vantagens, sendo uma das principais aumentar a produtividade e o cumprimento de metas.

4. Reforço positivo para a imagem

Os colaboradores também ajudam a construir a imagem da empresa, seja pelo seu empenho no trabalho ou pelo contato com o público. Os demais públicos, fornecedores e consumidores, formam, em parte, a sua visão da companhia pelo olhar dos colaboradores.

Nesse sentido, quando os funcionários têm experiências positivas, tendem a transmitir essa imagem externamente. Logo, a empresa torna-se mais bem avaliada, garantindo mais destaque no mercado.

5. Crescimento

Estar atento às experiências dos colaboradores permite que a empresa identifique potenciais pontos a desenvolver. É a partir dessa identificação e correção que a organização cresce e se consolida. Ao ouvir o que os funcionários têm a dizer, a companhia tem a oportunidade de seguir por caminhos mais proveitosos.

Employee Experience: como aplicar na sua empresa?

A base para a construção da Employee Experience está no mapeamento e otimização de cada etapa da experiência do colaborador com a empresa. Em outras palavras, trata-se de assegurar que todas as etapas irão gerar as melhores experiências possíveis para os colaboradores. O primeiro passo para isso é ouvir os funcionários a respeito de suas necessidades e opiniões.

Em paralelo, é importante que a empresa analise se os seus valores são condizentes com o comportamento dos funcionários contratados. Ter os valores bem definidos permite alinha a sua busca para profissionais com o perfil correto para a sua companhia. Grande parte da geração de boas experiências diz respeito a contratações corretas.

Para chegar a respostas sobre a Employee Experience, é necessário mapear completamente a jornada do funcionário. A organização precisa ter um programa voltado a entender como se dão todas as etapas, desde a contratação até o desligamento do colaborador.

A Employee Experience é essencial para o fortalecimento das empresas no mercado! Aproveite para contar suas percepções sobre o tema abaixo e compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

Imagem: Por ASDF_MEDIA

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.





*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010