O que é telemarketing e qual a sua importância na alavancagem de resultados?

Mulher usando um fone de ouvido com microfone

O telemarketing ajuda a alavancar os resultados das empresas.

O telemarketing se consolidou em um lugar de destaque no marketing de empresas, tornando-se indispensável para negócios de diferentes áreas. Os empreendimentos que não investem em soluções de telemarketing estão perdendo muitas oportunidades. Além de ser uma forma de conquistar novos clientes, também se configura em uma estratégia para mantê-los. 

Essa é uma poderosa ferramenta que contribui para fortalecer a imagem do empreendimento. Sendo assim, é determinante que os gestores saibam o que é o telemarketing e por que é tão relevante para a alavancagem de resultados. Continue a leitura e embarque nesse fascinante universo! 

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O que é telemarketing?

Em linhas gerais, telemarketing é uma forma de fazer a promoção de produtos ou serviços utilizando o telefone. Essa ferramenta permite explorar diversos recursos dentre os quais se destaca a sua relação com os clientes.

O telemarketing pode ter algumas funções, como ser um canal de atendimento direto ao cliente, Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou suporte técnico. Como permite uma forma de atendimento mais direta, tem sido amplamente utilizado para dar suporte aos clientes.

Os consumidores interessados encontram nesse recurso um atendimento personalizado, certamente é o canal perfeito para esclarecer dúvidas. Empresas que têm como foco estabelecer e manter um bom relacionamento com os clientes devem se valer da estratégia de telemarketing. 

Porém, devemos ressaltar que, embora ofereça vantagens, o telemarketing ainda enfrenta grande rejeição junto aos clientes. Para evitar isso, é necessário que a empresa fique atenta ao tipo de serviço que está sendo contratado para essa função.

Qual a importância do telemarketing na alavancagem de resultados? 

O telemarketing vem se tornando cada vez mais presente em empreendimentos de diferentes portes e setores. Esse crescimento certamente se deve ao fato de que é um serviço que entrega diversos benefícios. Afinal, é mais do que um canal de atendimento, é uma forma de estabelecer vínculos com os consumidores.

Com a implantação do setor de telemarketing, a companhia tem mais facilidade para otimizar o funcionamento e alcançar a redução de custos. No entanto, não se limita a esses pontos sua relevância na alavancagem de resultados.

A seguir explicaremos com mais detalhes como esse recurso contribui para potencializar os melhores resultados da sua empresa. 

1. Aumento de vendas

A instalação de um departamento de telemarketing em uma empresa contribui para o aumento do fluxo de vendas. Essa estrutura permite ampliar o alcance de clientes sem a necessidade de deslocamentos físicos. Outro ponto determinante para esse aumento é o fato de que os atendentes têm um script de vendas. Isso facilita o processo de prospecção.

Para que o telemarketing funcione bem, basta que a equipe tenha acesso a uma base de dados qualificados. Partindo desses dados, os profissionais podem iniciar uma negociação mais eficiente, assim como podem converter os prospects em clientes. 

O setor de telemarketing também pode ser utilizado como um canal de suporte para demais setores da empresa. O trabalho dos vendedores externos pode ficar bem mais prático com o agendamento de reuniões presenciais feito pela equipe de atendimento telefônico. 

2. Alavancagem com baixo custo

O telemarketing tem se tornado cada vez mais importante para as empresas pelo fato de ter baixo custo de implementação. A instalação de uma central de vendas na companhia demandaria um elevado investimento, já que seria preciso fazer obras ou pagar aluguel.

Porém, quando o gestor faz a contratação de uma central de telemarketing, pode contar com uma equipe de atendentes completa. Esses atendentes irão entrar em contato direto com o cliente, empregando técnicas específicas de persuasão.

O investimento é relativamente baixo, especialmente quando comparado com as vantagens. É uma forma de evitar que a empresa perca lucros por meio de gastos desnecessários.

Outro ponto relevante é que o gestor poderá se certificar a respeito da qualidade do atendimento oferecido aos clientes. Será possível ainda verificar se as dúvidas dos consumidores estão sendo devidamente esclarecidas.

3. Potencialização do alcance da empresa

O marketing feito por telefone tem grande potencial de alavancagem de resultados. Torna-se possível que a empresa aumente consideravelmente o seu alcance com esse recurso. As barreiras físicas entre vendedores e clientes deixam de existir, algo que não é possível de concretizar com outras formas de marketing tradicional. 

Com uma central de televendas, a empresa passa a conseguir alcançar os clientes que não poderiam ser abordados de outra forma. Para as companhias que estão em busca de crescimento no mercado é válido considerar utilizar estratégias de telemarketing. Através do telefone é possível estreitar as relações com os clientes em potencial. 

4. Multifuncionalidade

Para empresas de diferentes setores, o telemarketing funciona como uma ferramenta multifuncional. Esse recurso não se limita apenas a realização de atendimentos ou aumento de vendas. Uma central de telemarketing pode ser usada para várias funções como: fazer cobranças, fazer pesquisas de satisfação e atualizar o banco de dados. 

É um tipo de serviço versátil que se adapta a diferentes realidades corporativas e estratégias de negócios. Funciona como um recurso para estreitar os laços com os clientes e potenciais clientes. Com uma boa central de telemarketing é possível resolver diferentes problemas da companhia sem precisar fazer grandes investimentos para isso.

5. Construção de imagem positiva

Por fim, não podemos deixar de mencionar que o telemarketing contribui para alavancar os resultados da empresa através da construção de uma imagem positiva. Ser bem atendido é algo que cativa os consumidores e faz com que eles tenham o desejo real de comprar mais vezes com a marca.

O contato pelo telefone humaniza a empresa para o cliente porque faz com que a marca tenha uma voz. Receber atenção e ter suas demandas devidamente solucionadas é algo que realmente impacta positivamente os clientes.

Por isso, é essencial que cada vez mais as empresas busquem por soluções de telemarketing de qualidade e com foco. Com o passar do tempo, o cliente sente que construiu uma relação com vínculos verdadeiros. 

Agora você já sabe como o telemarketing ajuda a alavancar os resultados das empresas! Aproveite para deixar seu comentário abaixo e enviar este conteúdo para seus amigos empreendedores!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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