Por que empreender é tão difícil?

Confira quais são os principais desafios que um empreendedor irá encontrar durante a sua trajetória de contruir um novo negócio.

Empreender se tornou uma poderosa alternativa nos dias de hoje. Para se ter uma ideia, segundo dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o empreendedorismo já representa aproximadamente 38% dos brasileiros que trabalham. É um número enorme e demonstra o quanto o brasileiro está disposto a lutar pelo seu sonho do negócio próprio. 

Entretanto, prosperar não é uma tarefa fácil. Outro dado mostra que cerca de 60% das empresas fecham as portas em até cinco anos de atividade, no Brasil. Outro dado, ainda mais assustador, mostra que 80% das Micro e pequenas empresas fecham antes mesmo de completarem um ano.

São inúmeros os fatores que decorrem desse grave problema, e podemos citar alguns como por exemplo:

  • Falta de planejamento adequado
  • Problemas oriundos da gestão
  • Controle Financeiro
  • Marketing pouco elaborado
  • Não delegar tarefas corretamente
  • Questões Burocráticas e legais
  • Ineficiência em vendas
  • Competição de grandes empresas
  • Controle emocional para lidar com novos desafios
  • Crises financeiras
  • Propor e defender bem o diferencial do seu produto ou serviço

Com intuito de te alertar sobre os possíveis problemas e não deixar que seu sonho fique apenas no imaginário eu venho por intermédio deste artigo, falar um pouco mais a respeito do empreendedorismo e também quais são os principais erros que os empreendedores cometem em sua trajetória. Vamos lá!

[php_everywhere instance=”2″]

Desafios do empreendedor

Empreender, definitivamente, não é uma tarefa fácil. Afinal, o grande crescimento dessa modalidade sugere duas coisas bem evidentes. A primeira delas é que, no nosso país, as pessoas se sentem bastante otimistas em relação a ter o próprio negócio, querem verdadeiramente lutar pelo seu sonhos.

Já a segunda implica que, havendo um número tão grande de ações empreendedoras, gera consigo uma grande concorrência. E não é difícil encontrar situações em que a concorrência é bastante deflagrada.

É só você parar e refletir. Muito provavelmente, na sua cidade, uma pessoa teve a brilhante ideia de construir um negócio diferente e esse negócio se tornou sucesso na região. Pouco tempo em seguida foram construídos diversos outros negócios com a oferta do mesmo produto e, é claro, na mesma região.

Essas questões que sugeri acima ocorrem em menor ou maior escala mas é bem fácil de ser identificada em qualquer cidade. Grandes redes de academias, farmácias e outras empresas advindas do sistema de franquias, tornam cada vez mais simples que o empreendedor dispute uma fatia do mercado.

Mas a concorrência é apenas um dos obstáculos que o empreendedor irá enfrentar. E evidentemente não são poucos, afinal, como eu disse no início do nosso artigo, aproximadamente 60% dos empresas fecham em até 5 anos.

Então vamos conhecer um pouco mais sobre os principais desafios do empreendedor:

Planejamento

Oras, se não é uma das partes mais importantes de todo e qualquer projeto.

A partir do momento que existe a concepção do projeto é preciso colocar a mão na massa e destrinchar tudo o que for necessário a respeito desse novo negócio. Muitas empresas simplesmente deixam de existir por conta da baixíssima aplicação em planejamento.

Já por outro lado, têm os que planejam demasiadamente e isso também pode matar o seu negócio. Isso porque, no idealismo de construir algo blindado, a prova de problemas, o empreendedor simplesmente deixa de agir.

E não se trata apenas de sentar em uma mesa e definir o plano de negócios, delegar funções, estabelecer critérios para aplicações de processo mais complexas. Toda a fase de planejamento gera um custo, seja em relação à pesquisas e organização, ou também pela falta de aplicação no projeto.

Gestão Financeira

Saber planejar e agir são ferramentas fundamentais para criação de qualquer negócio não é mesmo? Agora outra questão que merece bastante destaque é saber gastar.

Muitos projetos são engavetados por conta da má gestão de recursos. Sejam eles na elaboração do projeto ou em virtude de problemas como crises financeiras entre outros problemas que podem ser mitigados com o planejamento.

É necessário calcular muito bem os custos da empresa, avaliar com cuidado projetos de expansão, inovação e analisar com cautela se o seu projeto possui viabilidade. Isso diz respeito ao seu projeto ter sustentabilidade, do ponto de vista financeiro.

Portanto, não negligencie essa questão. Tratar de finanças não é uma tarefa fácil, é necessário conhecimento. Portanto, atente-se a isso e não deixe que setor financeiro e a escassez de recursos se tornem um problema que te impeça de gerir o seu negócio. 

Gestão de RH

Responda rapidamente. Qual é o principal ativo das empresas? Se você respondeu que é a estrutura, ou os equipamentos você está muito errado disso.

O principal ativo de qualquer empresa são as pessoas e uma gestão eficiente, nesse âmbito, é imprescindível e de forma alguma deve ser deixada de lado.

Existem diversos problemas que podem surgir em decorrência de uma má gestão de pessoas, dentre eles podemos citar:

  • Má formação de lideranças
  • Surgimento de conflitos
  • Baixo rendimento
  • Falta de engajamento por parte dos colaboradores
  • Ambiente de trabalho ruim

Além disso existem outras questões importantes, nesse sentido, como a arte de delegar bem as tarefas.

Fica bem fácil perceber que lidar com pessoas não é uma tarefa fácil, se tornando assim um grande desafio para qualquer empreendedor que, com a criação de um novo negócio, precisa lidar ainda com a contratação de toda uma equipe de colaboradores.

Empreender, enfim

São muitos os desafios, não é mesmo? Mas eles se justificam, eu te garanto. Conquistar o seu espaço, metro a metro e ser capaz de impactar positivamente na vida dos seus clientes é algo verdadeiramente incrível.

Uma sensação indescritível que levo comigo nesses mais de 30 anos de empreendedor. Sobretudo com a fundação do meu maior projeto, o IBC, que já possui 13 anos de história.

Foram muitas batalhas mas que contribuem para o nosso processo de evolução, como profissionais e também como pessoas. Todas essa dualidade de sentimentos e sensações é o que tornam o empreendedorismo algo realmente extraordinário.

E você? Tem o sonho de empreender? Acha muito difícil? Acesse meus outros artigos que também falam sobre a arte de empreender e me acompanhe nas redes sociais. Vou fazer questão de te ajudar a construir o seu sonho.

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010