Quais as maiores fintechs do Brasil? Saiba mais sobre esse tipo de empresa

Palavra fintech

Conheça o universo das fintechs.

As fintechs são empresas que combinam produtos e serviços financeiros com recursos tecnológicos com o objetivo de torná-los mais acessíveis e de fácil compreensão para o público de maneira geral. Você sabe quais são as maiores fintechs do Brasil?

O crescimento da aceitação desse modelo de negócios no nosso país fez com que despontassem para o sucesso companhias completamente digitais, assim como aquelas que combinam estruturas físicas com o ambiente virtual.

Quer conhecer algumas das maiores fintechs brasileiras? Siga a leitura e confira!

Conheça as maiores fintechs do Brasil

Confira a seguir uma lista com algumas das principais empresas do modelo de fintech que mais cresceram nos últimos anos, ajudando a difundir esse conceito no mercado nacional. 

Nubank

A companhia foi criada em 2014 com o objetivo de oferecer ao consumidor uma opção de cartão 100% digital, cujos gastos podem ser acompanhados através de um aplicativo em tempo real.

Os sócios Cristina Junqueira, David Véleze e Edward Wible entregaram o que prometeram, um cartão sem anuidade e com taxas reduzidas porque não é emitido e nem gerido por um banco. Atualmente, o Nubank oferece outras opções de serviços como contas correntes digitais e aplicações financeiras. 

Guiabolso

Este é um exemplo de fintech que nasceu com uma proposta e ampliou seus horizontes no mercado. O Guiabolso inicialmente era um aplicativo destinado à organização da vida financeira dos seus usuários.

A empresa, com o passar do tempo, diversificou seu leque de possibilidades, incluindo funcionalidades como planejamento de despesas e metas de consumo em seu app. Atualmente, é possível até obter empréstimos por meio da plataforma. 

Méliuz

A metodologia adotada pela Méliuz para se inserir no mercado de cashback permitiu o aumento de adeptos de programas de fidelidade no Brasil. A companhia tem parcerias com marcas de vários setores do varejo e serviços.

Quando o consumidor faz uma compra em um desses parceiros, recebe de volta uma porcentagem em dinheiro. Uma forma conveniente e prática para estimular o aumento do consumo e fidelizar os clientes. 

Bidu

Escolher um seguro de automóvel, residência ou saúde se tornou muito mais simples com a chegada da Bidu ao mercado de fintechs. A empresa realiza um processo de comparação entre as opções, de maneira que o consumidor tem certeza de encontrar o modelo perfeito para as suas necessidades.

Atualmente, a Bidu ainda permite fazer comparativos entre outros tipos de seguros, empréstimos e cartão de crédito. Uma ferramenta bastante útil para aqueles que gostam de pesquisar para garantir que estão fazendo a melhor escolha.

QuintoAndar

Entre as principais fintechs do Brasil, o QuintoAndar atua com foco no setor imobiliário. A companhia garante uma relação facilitada e menos burocrática entre os interessados em alugar um imóvel e os proprietários.

Um dos grandes feitos dessa empresa foi ter eliminado a necessidade de um fiador para que a locação pudesse acontecer. O QuintoAndar oferece a garantia caso o inquilino não pague o aluguel, o que atrai tanto donos de imóveis quanto interessados em alugá-los. 

Creditas

O foco dessa fintech é a concessão de empréstimos com taxas mais acessíveis e com a solicitação de garantias mínimas para que o processo seja aprovado. Os prazos que a companhia oferece para os seus clientes são maiores, de maneira que as chances de inadimplência são bastante reduzidas, permitindo exigir menos juros. 

Toro Investimentos

Especialistas em fintechs acreditam que a Toro Investimentos é a pioneira nesse mercado no Brasil. No começo, a empresa se chamava Toro Radar e tinha como foco estimular e promover a educação financeira dos seus clientes.

No decorrer do tempo, a companhia foi crescendo e amplificando o seu alcance, oferecendo também opções de serviços de corretagem. Um grande estímulo para o mercado de investimentos que passou a ser convidativo até para quem não o compreendia. 

Banco Original

Um banco completamente digital, essa é a proposta do Banco Original. No mercado há algum tempo, a instituição tem demonstrado que essa ideia realmente está sendo bem-sucedida.

Os clientes podem abrir uma conta corrente sem sair de casa, assim como utilizar uma série de outros serviços bancários com toda a segurança que os bancos com ambiente físico proporcionam. 

Contabilizei

Com a oferta de serviços contábeis simplificados e mais acessíveis, a Contabilizei tem atendido satisfatoriamente o nicho de micro e pequenas empresas. Um dos pontos mais interessantes da metodologia de mercado dessa companhia é justamente a grande personalização dos seus serviços. Assim, as demandas dos clientes são resolvidas de forma rápida.

Xerpa

Uma companhia fundada em 2015, mas que se tornou um verdadeiro sucesso de mercado em 2019, ao desenvolver o serviço chamado de Xerpay. Basicamente, os funcionários das empresas parceiras podem fazer saques do valor do salário a que têm direito de acordo com a quantidade de dias que já trabalharam. Assim, os trabalhadores conseguem organizar o pagamento das suas contas com facilidade. 

PicPay

Um aplicativo que facilita o processo de pagamento de contas online e que garante total segurança em diferentes tipos de transações financeiras. Os usuários têm mais segurança para realizar inúmeras ações em tempo real, assim como podem acumular créditos, realizando a transferência para sua conta bancária. 

Banco Inter

Assim como o Banco Original, o Inter também oferece a opção de conta totalmente digital, além de cartão de crédito. São vários os serviços oferecidos, com destaque para a conta corrente tradicional para pessoas físicas ou jurídicas e para MEIs (Microempreendedores Individuais).

Conclusão

As fintechs são empresas que vieram para facilitar a vida das pessoas e democratizar o acesso a diversos tipos de serviços financeiros. Cada uma delas promoveu uma mudança no mercado de alguma forma, seja facilitando a abertura de contas bancárias, o aluguel de imóveis, a contratação de seguros e outros serviços.

A tecnologia revolucionou a forma como realizamos transações financeiras de diferentes segmentos. É por isso que podemos dizer que as fintechs são empresas disruptivas, pois romperam com o tradicional e promoveram o novo.

Gostou de conhecer mais sobre o universo das fintechs? Já é cliente de alguma delas? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds