Qual a importância do Layout para a logística empresarial

Entenda qual é a importância que um layout bem definido exerce sobre a logística de uma empresa.

Bem provavelmente você já ouviu falar a respeito de layout logístico, mas talvez não saiba exatamente a que esse conceito se refere. A forma como um espaço é organizado e os recursos, como equipamentos, máquinas e colaboradores, são distribuídos em uma determinada área física, impacta diretamente nos resultados que serão conquistados. Siga a leitura para entender melhor o conceito de layout na logística e de que maneira essa organização pode ser feita de maneira mais eficiente.

O que é layout logístico?

Layout é uma estratégia cujo objetivo é tornar um processo mais produtivo e eficiente através da forma como o espaço de trabalho é organizado. De maneira geral, se refere à maneira como equipamentos, máquinas e funcionários são distribuídos pela área disponível para a realização do trabalho.

No contexto logístico, é imprescindível ter um layout bem planejado para obter os melhores resultados possíveis no tocante ao ritmo de produção, assim, é possível reduzir custos e evitar desperdícios. Para que um layout logístico seja realmente eficiente, se deve considerar quais são os recursos existentes e o espaço disponíve] para alocá-los e distribuí-los.

[php_everywhere instance=”2″]

Qual a importância do layout para a logística empresarial?

Trabalhar de maneira organizada é o segredo para ter uma empresa produtiva, competitiva e eficiente. Atender uma demanda elevada de produção sem perder a qualidade é essencial para manter uma base fiel de clientes e isso somente se torna possível com processos consistentes e muito bem organizados.

O layout, seja dentro das empresas, em armazéns ou estoques, é fundamental para manter um bom ritmo de trabalho e a qualidade elevada daquilo que está sendo ofertado para o público consumidor. Sem um layout bem resolvido e eficiente, a empresa perde tempo e recursos, em médio e longo prazo isso se reflete em redução de presença no mercado. O processo logístico só atinge a excelência quando está baseado em uma organização sólida de recursos e mão-de-obra.

Logística enxuta: consequência do layout

A logística enxuta (em inglês Lean Manufacturing) é um dos conceitos logísticos que mais vem ganhando espaço no universo corporativo por propor uma cadeia logística mais econômica e que evita desperdícios. É uma tendência que está sendo empregada em empresas de todos os portes e setores.

A base desse conceito está em eliminar etapas desnecessárias, reduzindo situações que não trazem benefícios para os produtos e para a empresa. Os desperdícios que devem ser eliminados podem estar concentrados em diversas etapas do processo, como transporte, estoque, inventário, produção, movimentação dos materiais, defeitos de produção, ociosidade, entre outros.

Com esse entendimento de logística enxuta, fica simples entender por que o layout é essencial para reduzir os custos, não é mesmo? Somente com uma estrutura devidamente organizada é possível ter processos mais bem resolvidos e eficientes. O sucesso da cadeia logística depende de trabalhar com o máximo de organização.

Exemplos práticos de layout logístico

A seguir apresentaremos alguns exemplos de aplicação do conceito de layout na prática para te ajudar a entender com mais clareza a relevância de ter um bom planejamento de espaço para o processo logístico.

Layout logístico de armazéns

Os armazéns são o espaço em que as empresas armazenam insumos e produtos finalizados para posterior distribuição. É um local que se mostra essencial para o setor de logística e para a empresa como um todo. Um bom layout para armazéns torna mais fácil a movimentação de mercadorias e também de pessoas, tornando o trabalho mais eficaz.

Para chegar a um layout ideal para o armazém da sua empresa, é necessário elaborar um estudo aprofundado das etapas dos processos de produção, armazenamento e distribuição. Somente com o conhecimento de como esses processos são realizados no momento atual e como podem ser mais eficientes, é possível chegar a uma lógica mais produtiva.

As questões a serem consideradas para determinar o layout logístico de armazéns incluem o posicionamento mais prático dos produtos de acordo com a ordem de saída, agrupamento de produtos diferentes que sejam expedidos em conjunto, gerenciamento mais eficiente do espaço de acordo com o tamanho das mercadorias e melhor organização dos corredores para tornar a circulação facilitada. Organizando esses tópicos, fica muito mais simples e eficiente armazenar e distribuir os produtos da companhia.

Layout logístico de centros de distribuição

Os centros de distribuição de uma empresa devem estar localizados em um ponto estratégico para tornar o escoamento das mercadorias mais simples. Para chegar a uma resposta adequada para a sua empresa a respeito de localização e organização do centro de distribuição, é fundamental que o gerente logístico esteja atento a algumas questões que incluem:

  • Tornar o frete mais econômico;
  • Reduzir o prazo de entrega;
  • Aumentar o nível de satisfação dos clientes;
  • Aproximar a marca do público-alvo;
  • Facilitar o acesso das transportadoras às mercadorias.

O layout logístico aplicado à distribuição e organização dos centros de distribuição corrobora para que a empresa se mostre mais eficiente na realização do escoamento das suas mercadorias. A adoção de uma estratégia correta para o modelo de negócios da sua companhia é imprescindível para o sucesso.

Layout de movimentação de materiais

Atualmente, é essencial que as empresas realizem entregas rápidas e eficientes, os consumidores estão cada vez mais impacientes com a ideia de ter que esperar muito para receber algo que tenham adquirido. Para que se tenha um sistema de entregas mais bem estruturado, é necessário desenvolver uma estratégia sólida e alinhada com as demandas corporativas específicas de cada companhia para a movimentação dos materiais.

Quando se trabalha com um layout eficiente é possível reduzir a movimentação dos materiais e, consequentemente, os custos e tempo empregados para a realização dos processos produtivos, de armazenamento e entrega. As mercadorias devem ser distribuídas de maneira adequada de acordo com as exigências do mercado. Quanto maior a fragilidade de uma mercadoria mais se deve evitar que haja movimentação ao longo do processo logístico.

O sistema de armazenamento e recolhimento das mercadorias pelas transportadoras deve ser pensado para trazer o mínimo de riscos de choques que possam levar a desgastes e avarias dos produtos.

O layout é essencial para ter um processo logístico eficiente! Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto abaixo e compartilhar este conteúdo através das suas redes sociais.

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010