Você sabe o que é Marketing de Conteúdo? Confira agora mesmo!

O Marketing de Conteúdo e uma ferramenta incrível e que pode te ajudar contribuir com o seu sucesso. Entenda quais são as razões que levam a isso.

Marketing de conteúdo é um assunto que tem sido cada vez mais falado no mundo dos negócios, pois se trata de uma estratégia bastante importante nos dias atuais. Hoje, as redes sociais ocupam um espaço significativo na vida das pessoas, influenciando comportamentos, ideias e, inclusive, hábitos de compra.

O universo online tem influenciado cada vez mais a forma como as pessoas tomam decisões ligadas à compra, seja conhecendo novos produtos e serviços ou realmente fechando negócio através da rede. Desse modo, saem na frente as marcas que sabem se posicionar bem nesse ambiente, sendo vistas pelos consumidores e, consequentemente, conquistando sua preferência.

Siga a leitura para entender melhor o que é marketing de conteúdo, como aplicar essa estratégia e os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio.

O que é Marketing de Conteúdo?

A expressão Content Marketing, que em português significa marketing de conteúdo, foi usada pela primeira vez por Joe Pulizzi, em 2001, época em que ele trabalhava em uma empresa especializada em mídia em Cleveland, nos Estados Unidos. Seis anos depois, fundou a sua própria empresa, a Content Marketing Institute que, como o nome sugere, é especializada em marketing de conteúdo.

Se você acessar sites de empresas, irá perceber que muitos desses websites contam com uma área em que há diversos tipos de conteúdo, como artigos com informações relevantes para o seu público-alvo. Todo negócio pode transformar seu produto ou serviço em conteúdo para atrair clientes e, também, fortalecer a marca no mercado.

No site da Nestlé, por exemplo, logo na parte superior existe um menu com várias opções e uma delas é a página de receitas. Ao clicar, você se depara com uma infinidade de sugestões de pratos, com o passo a passo e a lista de ingredientes que, obviamente, conta com produtos Nestlé. Isso é marketing de conteúdo. Da mesma maneira que uma marca de cosméticos pode oferecer artigos em seu site e redes sociais com dicas de beleza, por exemplo.

Empresas e profissionais que atuam de forma autônoma, de qualquer segmento, podem criar marketing de conteúdo. Inclusive, podemos até dizer que eles devem fazer isso, especialmente nas redes sociais. Hoje em dia, não basta criar um perfil no Facebook ou Instagram e se limitar a compartilhar fotos e textos falando de produtos, o consumidor busca mais e dá preferência para as marcas que o fazem.

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Benefícios do Marketing de Conteúdo

Depois de entender o que é marketing de conteúdo, confira os principais benefícios que essa estratégia pode oferecer para o seu negócio.

  • A empresa fortalece sua imagem, sua marca e se torna uma referência no seu segmento para os consumidores.
  • Há uma redução nos custos de aquisição de novos clientes, uma vez que o conteúdo de qualidade e feito da forma certa consegue atrair o consumidor.
  • É uma forma de gerar proximidade com o cliente, especialmente em casos de lojas online. É como se o conteúdo fizesse as vezes do vendedor, explicando, dando sugestões.
  • Aumento do tráfego no site da empresa através de buscas pelos assuntos relacionados no Google.
  • O marketing de conteúdo também pode funcionar como uma maneira de educar o consumidor sobre o funcionamento e os benefícios dos produtos e serviços oferecidos.
  • Por mais que o objetivo central do marketing de conteúdo não seja vender, é fato que ele aumenta a conversão de forma significativa.

5 Dicas para um Marketing de Conteúdo de qualidade

Viu só como o marketing de conteúdo pode ser vantajoso para o seu negócio? Veja algumas dicas para lançar mão dessa estratégia.

1 – Ofereça conteúdo relevante e não apenas propaganda

É importante deixar claro que marketing de conteúdo não é o mesmo que publicar apenas descrições dos seus produtos, as pessoas não gostam disso, especialmente nas redes sociais. Crie um conteúdo relevante, que agregue para a vida do consumidor.

Uma loja de cama, mesa e banho, por exemplo, pode investir em conteúdo com dicas de como escolher lençóis e toalhas, como lavar da forma certa, maneiras de combinar esses itens com o restante da decoração e assim por diante. São muitas as possibilidades para negócios de todas as áreas.

2 – Linguagem adaptada ao público-alvo

Ao criar o conteúdo, é preciso saber com quem se deseja falar, se é um público de uma área específica, se são jovens, donas de casa, pais. Considerar essa “persona”, que nada mais é do que a personificação do perfil de cliente, é essencial para criar um conteúdo focado e que acerte em cheio o público-alvo.

3 – O conteúdo precisa ser atrativo

Blocos enormes de texto, sem pausas ou imagens são cansativos e pouco atrativos e é importante se lembrar disso ao produzir conteúdo. Infográficos e listas são boas opções para mesclar com o texto e tornar tudo mais interessante para o público. Mais uma vez, é preciso considerar o perfil dos consumidores para definir a “cara” que os conteúdos deverão ter.

4 – As redes sociais são lugares para conversa

Não adianta publicar conteúdos de ótima qualidade nas redes sociais se não houver um incentivo para que os consumidores comentem e interajam com a marca. Por essa razão, é necessário que tenha alguém sempre pronto para responder as dúvidas, dar atenção caso algum consumidor apresente um problema gerado por um produto ou serviço, enfim, construir uma conexão.

5 – Explore todas as possibilidades que a internet oferece

Além de textos e imagens, as redes sociais possibilitam o compartilhamento de vídeos, sejam eles de maior duração ou os chamados stories do Instagram, que duram 15 segundos cada e desaparecem após 24 horas. Explorar todos esses recursos é muito importante para que o público crie identificação com a marca, mas é importante ter planejamento para que seja feito para construir esse laço de maneira positiva.

Lembrando que qualquer empresa pode investir em marketing de conteúdo, desde uma gigante do varejo até um pequeno armarinho. O custo dessa estratégia é bem mais baixo do que de outras que nem são mais tão eficazes, por isso, é um universo que merece ser explorado.

E você, já pensou em investir em marketing de conteúdo para o seu negócio? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar este artigo através das suas redes sociais!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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