Empresas veganas: oportunidades e desafios

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Mercado de empresas veganas cresce no Brasil, mas ainda enfrenta desafios / Copyright: lipik

O mercado é extremamente mutável, o estilo de compra e consumo dos usuários estão em constante mudança. Sendo assim, as empresas devem trilhar o mesmo caminho para acompanhar e oferecer produtos/serviços que supram as necessidades do momento. É exatamente nesse ponto que entram as empresas veganas.

Há alguns anos o mercado vegano vem crescendo no país, o que mostra que essa pode ser uma oportunidade de negócio bastante interessante. Quer saber mais sobre o assunto? Siga a leitura e confira!

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Saiba mais sobre o mercado de empresas veganas

O veganismo é pautado pela busca da harmonia entre a vida humana e o meio ambiente. As pessoas adeptas desse estilo de vida buscam produtos isentos de ingredientes de origem animal e que não realizem testes em animais. Ou seja, a ideia é a de que nenhuma vida precisa ser explorada ou sacrificada em prol do benefício humano.

As pesquisas referentes a essa demanda ainda caminham a passos lentos, mas a tendência é que a cada ano aumente o número de pessoas adeptas dessa forma de consumo. Com isso, inúmeras empresas enxergaram um novo nicho de mercado, e engana-se quem pensa que essa é apenas uma oportunidade para o ramo alimentício. Atualmente a onda vegana vem despertando a atenção de setores de moda (sapatos e roupas), cosméticos, joias, entre outros.

A verdade é que o consumo de produtos de origem animal está longe de acabar, mas é essencial que as empresas contemplem os clientes que adotaram tais mudanças de consumo. A filosofia não se restringe apenas aos clientes veganos, trata-se de um estilo de vida. Pessoas com restrições alimentares, alergias ou a favor da vida animal, também são consumidores em potencial para as marcas que ofertam produtos veganos.

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Oportunidades do mercado vegano

Já existem no Brasil inúmeras empresas veganas ou pelo menos com opções veganas no mercado. De acordo com a SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), o país possui cerca de 230 restaurantes adeptos a essa maneira de consumo. A sociedade disponibiliza o Selo Vegano e já catalogou mais de 200 produtos de diversas marcas e setores que contemplam o veganismo.

Nos supermercados, é crescente o número de produtos inspirados em derivados do leite, enlatados e congelados sem origem animal. No mercado da moda, muitas marcas eliminaram o uso de couro, seda e lã, aderindo a utilização de algodão orgânico, materiais sintéticos e linho, além dos sapatos sustentáveis, que possuem sola feita de pneus.

Desafios do mercado vegano

Apesar da onda vegana a cada ano possuir mais adeptos, o mercado para esse nicho ainda está em expansão. Sendo assim, existem certos obstáculos que as empresas precisam enfrentar até adequarem seus produtos.

Alguns exemplos de desafios a serem enfrentados são a reformulação do planejamento, novas estratégias de comunicação e divulgação, investimentos, ajustes referentes à matéria-prima utilizada e encontrar fornecedores que também prezem pela filosofia.

Talvez, para empreendimentos que já comecem com o objetivo de serem veganos seja um pouco mais simples a adaptação. Entretanto, isso não significa que seja impossível para negócios já consolidados realizarem a transição. Com planejamento e empenho é possível chegar lá.

Vantagens de se consumir produtos veganos

As vantagens referentes ao consumo de produtos veganos são inúmeras, conheça algumas delas:

  • Os alimentos podem ser consumidos por pessoas com alergias alimentares, especialmente as relacionadas ao leite;
  • O consumidor que dá preferência a produtos veganos do setor da moda valoriza a fabricação artesanal;
  • A filosofia diminui o desperdício de matéria-prima;
  • Estimula o consumo consciente;
  • Motiva a proteção animal;
  • A fabricação de produtos desse nicho contribui com o meio ambiente e gera a consciência ecológica.

É notório o crescimento do mercado vegano no país e a procura dos clientes por produtos sem origem animal. As empresas que estiverem verdadeiramente empenhadas em aderir ao movimento e oferecerem aos seus clientes produtos que respeitem os valores pregados pela filosofia, bem como buscarem inovação de mercado, terão grandes chances de destaque nesse nicho em ascensão.

5 Dicas para uma empresa vegana de sucesso

Se você tem uma empresa vegana ou deseja abrir um negócio nesse setor, confira dicas que poderão te ajudar a alcançar o sucesso.

1. Ter valores sólidos

Toda empresa deve ser baseada em valores sólidos, mas no caso de uma empresa vegana isso se torna ainda mais importante. O empreendimento deve buscar oferecer aos seus clientes produtos que estejam totalmente alinhados com a filosofia. Afinal, esse perfil de cliente não busca apenas qualidade, mas também coerência com seu estilo de vida.

2. Acreditar na filosofia

Para abrir uma empresa vegana não é preciso, necessariamente, ser vegano. Contudo, é essencial que se acredite na filosofia e na sua importância. Somente assim os clientes verão a verdade na marca e confiarão nela.

3. Considerar o veganismo na gestão do negócio

Por se tratar de uma filosofia que impacta tantas áreas como o veganismo, é interessante que a empresa busque adotar medidas sustentáveis em sua gestão. Afinal, ser vegano vai além de não consumir ingredientes de origem animal e envolve a preservação do meio ambiente.

Algumas medidas interessantes incluem: evitar o uso de itens descartáveis, prezar pelo desperdício zero, utilizar soluções voltadas para a redução do consumo de energia e água e assim por diante.

4. Pensar no público não-vegano

Como já mencionado, não são apenas os adeptos do veganismo que procuram produtos que não sejam de origem animal. Nesse sentido, é válido considerar esse outro público, que é formado por amantes dos animais, pessoas alérgicas, pelas que buscam uma alimentação mais saudável e que planejam se tornar veganas um dia.

O movimento Segunda Sem Carne é algo a ser explorado pelas empresas veganas do ramo da alimentação. É uma oportunidade de atrair novos clientes e, quem sabe, ajudá-los a mudarem seus hábitos e se tornarem mais sustentáveis.

5. Produzir conteúdos informativos nas redes sociais

As redes sociais são fundamentais para fortalecer o relacionamento com clientes dos mais diversos segmentos. Em se tratando especificamente das empresas veganas, elas possuem um peso ainda maior. Afinal, o público vegano, em grande parte, busca informações por meio dessas mídias. Dessa forma, publicar conteúdos com dicas que tenham relação com o segmento do negócio ajudará a fortalecer a marca e difundir esse estilo de vida.

E você, pratica o veganismo ou conhece alguém que é adepto? Consome produtos de empresas veganas ou pensa em abrir o seu próprio negócio nesse setor? Compartilhe suas respostas abaixo e envie o conteúdo para amigos que tenham interesse no assunto!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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