Entenda o conceito de cocriação em marketing e como aplica-lo em seu negócio

Entenda o conceito de cocriação em marketing e como aplica-lo em seu negócio
Cocriação em marketing é quando pessoas de fora da empresa se associam a ela, agregando valor de alguma forma.

A cocriação significa trazer inovação por meio da associação de pessoas de fora da empresa, agregando valor, conteúdo ou marketing ao negócio e recebendo algum tipo de benefício por terem contribuído. A cocriação em marketing busca de inovação por meio de engajamento e participação das pessoas, trazendo benefícios para todos os envolvidos neste processo. Trata-se, portanto, de uma maneira de utilizar a inteligência coletiva a seu favor.

[php_everywhere instance=”2″]

Como funciona a cocriação em marketing?

A empatia é o ponto principal deste conceito, pois une pessoas com diferentes experiências para o aprimoramento das ideias. A cocriação permite que várias pessoas participem de um projeto, sejam elas fornecedores, compradores, parceiros, clientes ou qualquer outra pessoa que tenha algo para agregar.

Desafios da cocriação em marketing

Um dos grandes desafios que afetam os empreendedores é manter em segredo as inovações e controlar o processo de criatividade. Entretanto, para algumas empresas, é tudo uma questão de timing do mercado e o melhor conhecimento disponível para inovar. Uma coisa boa é fazer com que o projeto seja constantemente adaptado.

Casos de sucesso

  • Seara: cocriação através de colaboradores;
  • Google: cocriação de marketing através de uma área de negócios;
  • Tecnisa: cocriação em marketing usando redes sociais.

O mundo atual é muito inovador e a todo momento aparece um modo diferente de interagir e negociar. A cocriação em marketing é a prova viva de que estas novidades estão mais próximas do que nunca. A participação criativa de pessoas fora do cerne do projeto possibilita mais criatividade e possivelmente mais lucratividade para a empresa.

Gostou deste artigo? Use o espaço abaixo para deixar um comentário. Se fizer sentido para você, curta e compartilhe o conteúdo nas redes sociais!

[php_everywhere instance=”1″]

Imagem: vectorfusionart / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010