Entenda o conceito de Custo de Aquisição de Clientes e como pode ajudá-lo em seu negócio

Entenda o conceito de Custo de Aquisição de Clientes e como pode ajudá-lo em seu negócio
O Custo de Aquisição de Clientes é um índice que aponta quanto uma empresa investe para conquistar um cliente novo.

Você sabe quanto custa cada cliente novo de sua empresa? Você sabe quanto sua empresa investe para conquistar novos clientes? O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é um índice que aponta quanto o seu negócio investe para conquistar um cliente novo.

Embora haja uma equação para descobrir este dado, o CAC deve levar em conta o funil de vendas para identificar quais clientes vieram através de investimentos. Isso inclui também analisar a nutrição de leads, o que é usado para atrair estes clientes e as demais etapas do processo de compra até o fechamento da venda.

Como fazer o cálculo do CAC

Fazer o cálculo para definir o CAC é bem simples. Você precisa ter os seguintes dados:

  • A soma dos investimentos feitos para conquistar o cliente;
  • O número de novos clientes.

Vale mencionar que o número de novos clientes deve ser estabelecido com base em um período específico. Feito isso, basta dividir a soma dos investimentos pelo número de clientes. Os investimentos que podem entrar nesta equação são:

  • Treinamento de colaboradores;
  • Comissões de vendas;
  • Anúncios veiculados;
  • Materiais impressos;
  • Assessoria de imprensa;
  • Contatos telefônicos.

Assim como é importante ter as informações sobre os investimentos, é necessário também identificar quem são estes clientes novos. Aqui, só devem entrar clientes que tenham sido conquistados e impactados pelas campanhas de marketing e vendas. Por exemplo, um cliente novo que conheceu a sua marca por indicação de um influenciador digital que mencionou a sua empresa em alguma publicação não entra neste cálculo.

Calcular o CAC mostra muito mais que o investimento feito para conquistar um cliente. Ele mostra também se a sua empresa está saudável. Caso não esteja, o CAC mostrará que é preciso mudar estratégias para melhorar o desempenho do seu negócio. Caso o CAC seja satisfatório, ele apontará que sua empresa está no caminho certo e que uma simples otimização de recursos e verbas já será suficiente.

E você, o que pensa a respeito do CAC? Use o espaço abaixo para nos contar a sua opinião. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta-o e compartilhe em suas redes sociais.

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Imagem: Graphic farm / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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