Entenda o conceito de inovação organizacional e como aplicá-lo no seu negócio

Inovação Organizacional Muitas empresas ainda são gerenciadas e organizadas de maneira arcaica, o que impede o desenvolvimento de ideias inovadoras.

 

Imagine a seguinte situação: você trabalha em uma empresa que tem alguns gaps em sua gestão. Você, com o seu conhecimento e suas habilidades consegue encontrar soluções para estes gaps, só que na hora de executá-las, não há meios para isso. 

Uma grande ideia se perde por falta de estrutura da empresa, ou por resistência da gestão e da diretoria. Não é difícil encontrar profissionais que tenham vivido situações similares a esta. Ainda hoje é possível encontrar empresas gerenciadas e organizadas de modo tão arcaico que não há espaço para que as ideias inovadoras tomem forma. Sabe o que falta para empresas assim? Inovação Organizacional. 

Convido você a me acompanhar nesta leitura e entender com mais profundidade o conceito de inovação organizacional e como você pode aplicá-lo com maestria, para ajudar o seu negócio a crescer, efetivamente e na prática.  

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Conceito de Inovação Organizacional

Quando falamos em Inovação Organizacional, falamos em organizações que potencializam seus processos de gestão, através da tecnologia e outros meios inovadores. Empresas que prezam pela aplicação deste conceito são genuinamente flexíveis quanto a alterações em seus procedimentos internos, que podem, principalmente, otimizar a produtividade das equipes

A Inovação Organizacional contribui de forma assertiva para que a empresa tenha qualidade na execução das atividades e na obtenção de resultados extraordinários. Mas, na prática, o que pode ser considerado como Inovação Organizacional? Veja alguns exemplos:

  • Programas de treinamento para colaboradores;
  • Integração com universidades e demais instituições de ensino;
  • Busca pela implementação das melhores práticas de gestão;
  • Ampliação da comunicação;
  • Mudanças na estratégia empresarial; 
  • Gerenciamento dos processos de logística;
  • Descentralização dos processos.

Como implementar a inovação organizacional em seu negócio?

Para implementar o conceito de inovação organizacional em sua empresa você pode adotar algumas práticas, capazes de trazer resultados verdadeiramente efetivos para o seu negócio. Veja quais são elas a seguir:

Envolva os colaboradores

O primeiro passo que você pode dar em direção à implementação da inovação organizacional em sua empresa é contar com seus colaboradores. Isso porque são eles os responsáveis por colocar as estratégias elaboradas em prática. Neste sentido, é essencial envolvê-los, mostrando-lhes a importância de sua participação para que os negócios sejam prósperos. 

Fazendo isso, você os incentiva, não só a contribuir com ideias inovadoras, que devem ser aplicadas na empresa, como também os inspira a fazer das metas e objetivos da organização suas próprias metas e objetivos. 

Conte com gestores e líderes

Ainda no que diz respeito ao envolvimento dos colaboradores, os gestores e líderes que fazem parte da empresa têm um papel fundamental neste sentido. Isso acontece, pois eles estão à frente das equipes, sendo assim, ficam responsáveis, não só por orientar os profissionais, para que façam um trabalho de excelência, mas também por inspirá-los e motivá-los diariamente a darem o melhor de si, contribuindo, dessa maneira, com novas ideias e com os resultados extraordinários para a organização. 

Faça com que todos sintam-se desafiados

Muitos profissionais sentem-se verdadeiramente motivados quando são desafiados no ambiente organizacional. Assim, o caminho aqui é cultivar e despertar dentro da empresa o sentimento de desafio em todos. 

A partir do momento que você e seus gestores trabalham para implementar essa cultura na empresa, ou seja, que vocês buscam constantemente apresentar projetos desafiadores aos profissionais que fazem parte da organização, estes, automaticamente, sentem que precisam atender a estas expectativas, passando a exigir de si mesmos uma performance de excelência, para superarem cada vez mais os desafios que surgem em sua jornadas.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Desafie sem pressionar

O ideal neste processo é desafiar seus colaboradores a apresentarem ideias inovadoras, sem exigir que entreguem 100% ou que façam algo que esteja além de suas competências e habilidades. Diga-lhes que você se sentirá satisfeito se eles atenderem pelo menos 70% dessa demanda. 

Ao adotar esta postura, você desafia sem a necessidade de pressioná-los, o que faz com que eles mesmos passam a exigir o melhor de si mesmos, desafiando-se a fazer sempre mais e melhor, superando as expectativas que você lhes apresentou inicialmente. 

Desenvolva programas de treinamento

Como se trata de um processo que acontece de forma gradual, ou seja, que leva um tempo para ser implementado, efetivamente e na prática, é preciso contar com algumas estratégias, capazes de facilitar a aplicação da inovação organizacional dentro das empresas. 

Entre estas estratégias está o desenvolvimento de programas de treinamento para os colaboradores, que mostrem as mudanças de posicionamento pelas quais a empresa passará, a forma como eles poderão contribuir para este processo, a importância de sua participação e envolvimento, no sentido de apresentarem ideias inovadoras, que serão de grande valor para que esta transformação aconteça e seja verdadeiramente duradoura. 

Transforme seus clientes em parceiros

Além de você e seus colaboradores, quem melhor do que seus clientes para saber onde você pode implementar melhorias e transformações em sua empresa? Os consumidores dos produtos/serviços que você oferece no mercado têm verdadeira propriedade para lhe oferecer feedbacks assertivos sobre o que estão gostando ou não, sobre o que pode ser melhorado, como o negócio pode se posicionar de forma inovadora, entre outros pontos essenciais para que aplique ideias mais criativas nos processos organizacionais e, assim, alcance resultados extraordinários. 

No caminho rumo à inovação organizacional, transformar os clientes em parceiros é uma das estratégias que podem trazer grandes benefícios, não só para a empresa, mas também para os próprios consumidores, que poderão usufruir de todas as melhorias que serão implementadas nos negócios. 

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Invista em Coaching

O Coaching Corporativo é a metodologia de desenvolvimento empresarial, que mais tem trazido resultados positivos para organizações de portes e segmentos variados no mercado. 

Por meio das soluções personalizadas que o processo implementa nas empresas, estas passam a ter uma visão mais ampla sobre seus procedimentos internos e externos, de uma forma geral, e, com isso, têm uma possibilidade maior de desenvolver estratégias verdadeiramente assertivas, capazes de contribuir com muito mais precisão para que se aplique a inovação organizacional em seu modo de atuar. 

Neste sentido, investir e contar com o apoio de uma metodologia, que já ajudou empresas como Magazine Luiza, Caixa Econômica Federal, Colégio Marista, Sebrae, entre muitas outras, fará com que você e sua empresa mantenham-se sempre competitivos e em rota de inovação. 

Ficou interessado?

Há várias ferramentas e sistemas de gestão que podem auxiliar a sua empresa a se organizar de maneira inovadora. Uma empresa com organização inovadora está aberta para novas ideias e para possibilidades de gestão mais assertivas, mantendo o foco no cumprimento de metas e na conquista de resultados satisfatórios. 

E para você, o que é Inovação Organizacional? A sua empresa dá oportunidade para que ideias inovadoras sejam executadas? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto e, se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright: Sira Anamwong / Shutterstock

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010