A trajetória de Samuel Klein, fundador das Casas Bahia

Samuel Klein

Samuel Klein – Conheça sua História

 

Inspirar-se em pessoas que conseguiram conquistar espaço em um mercado tão competitivo é uma das formas mais efetivas de traçar a sua própria trajetória profissional, apostando em escolhas assertivas e evitando cometer erros que coloquem tudo a perder.

Geralmente, são exemplos de grande esforço, persistência e autodesenvolvimento e, conhecer mais sobre elas, ajuda profissionais de diversos setores a compreender que ninguém chega onde quer sem esses atributos, bem como a ter um incentivo para não desistir no primeiro obstáculo que encontrar.

Quando se fala em pessoas que conseguiram alcançar o sucesso com muito empenho e dedicação não podemos deixar de mencionar um dos maiores empresários do Brasil: Samuel Klein. Antes de fundar a gigante Casas Bahia, o empreendedor teve que ultrapassar muitas fronteiras, entre elas, a do holocausto que estava acontecendo em seu país de origem, a Polônia.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Do quase fim ao sucesso como empreendedor

Assim com outros judeus, Samuel Klein fugiu da Polônia para o Brasil e se naturalizou brasileiro. Mas antes disso, teve que enfrentar situações difíceis em sua vida. Nascido em 15 de novembro de 1923, em Lublin, Samuel era de família humilde e precisou batalhar bastante para se tornar um dos maiores empresários de nosso país.

Durante a Segunda Grande Guerra Mundial, teve sua família perseguida pelos nazistas. Aos 19 anos, foi levado junto com seu pai a um campo de concentração, onde eram submetidos a trabalho escravo, enquanto sua mãe e cinco irmãos foram levados a um campo de extermínio e ele nunca mais os viu.  

Sua vontade de sobreviver fez com que ele fugisse do campo de concentração e permanecesse escondido até o fim da Guerra, quando seguiu para Munique, na Alemanha, para reencontrar o pai. Lá ficou, casou-se com uma jovem alemã, chamada Ana, e começou a dar seus primeiros passos na área de vendas.

Em 1951, decidiu partir para a América do Sul. Chegando à Bolívia, que vivia uma guerra civil, partiu rumo ao Brasil, onde se instalou em São Caetano do Sul, região metropolitana de São Paulo. Iniciou seu negócio com uma charrete, na qual vendia roupas de cama, mesa e banho.

Transitando pelas ruas da cidade do ABC Paulista, Samuel Klein batia de porta em porta oferecendo os seus produtos. Ao se deparar com clientes que queriam alguma mercadoria mas não podiam pagar, oferecia formas facilitadas de pagamento, como o crediário. Cinco anos depois, Samuel Klein abriu sua primeira loja no centro de São Caetano, dando o nome de Casa Bahia, uma homenagem a sua clientela, cuja a maioria era composta por retirantes nordestinos que também tentavam uma vida mais próspera na cidade paulista.

Com o tempo, começou a ampliar a cartela de produtos, oferecendo móveis, colchões e outras utilidades domésticas. A loja era bem frequentada, pois as pessoas podiam pagar à prestação e acabavam sempre voltando para adquirir novos produtos.

Quando completou 80 anos, Samuel Klein escreveu a sua autobiografia, intitulada “Samuel Klein e a Casas Bahia, uma trajetória de sucesso”. O empresário partiu em 20 de novembro de 2014, aos 91 anos, mas deixou um grande legado:  a maior rede varejista do segmento no Brasil, com mais de 56 mil colaboradores e 500 lojas espalhadas por 15 estados e no Distrito Federal, de norte a sul do Brasil.

O que a trajetória de Samuel Klein tem a nos ensinar?

Conhecer a história de pessoas como Samuel Klein é importante, pois nos motiva a continuar nos esforçando sempre, no sentido de nos tornarmos, não s melhores empresários e empreendedores, mas também melhores profissionais e seres humanos de uma forma geral.

Veja, a seguir, o que podemos aprender com a trajetória deste, que foi e continua sendo um dos grandes nomes dos negócios em nosso país.

Empreendedor visionário

Samuel Klein é um exemplo de empreendedor visionário, que identificou uma demanda crescente no Brasil e implantou um sistema que até então não existia por aqui: o crediário. Explorar um nicho promissor é a principal lição que o empresário deixa para os profissionais de todos os setores que querem obter destaque e alcançar o sucesso em suas atividades.

Foco e determinação

Por mais que tenha vivido e sobrevivido a um dos maiores horrores dos quais temos conhecimento no mundo, Samuel não deixou que isso determinasse a sua história. Foco, determinação e força de vontade também fizeram parte da trajetória de uma dos maiores empresários que o varejo brasileiro conheceu.

Ele soube se adaptar a um país totalmente desconhecido e conquistar seu espaço em um ramo tão concorrido, o comércio. Para isso, foi ótimo observador do mercado em que queria atuar e bom negociador na conquista e fidelização de seus clientes.

Valorização constante de seus clientes

Samuel Klein sempre teve em mente que um dos maiores patrimônios de sua empresa eram seus clientes. Por isso, sempre fez o que pôde para valorizá-los, prestando-lhes um atendimento de qualidade e altamente personalizado, que fazia com que eles se sentissem especiais, reconhecidos e fossem automaticamente fidelizados.

Bom relacionamento com fornecedores

Além de entender que precisava ter uma relação cada vez mais próxima com seus clientes, Klein também entendia que era preciso ter um bom relacionamento com seus fornecedores, que fosse principalmente de respeito, para que assim houvesse uma colaboração mútua e todos saíssem ganhando no final das contas.

Generosidade como principal característica

Ao longo de seus 91 anos muito bem vividos, Samuel Klein tinha como uma de suas principais característica a grande generosidade, que fazia dele, não só um grande empreendedor, mas também um grande ser humano. Sabe-se de histórias de que ele chegou a perdoar dívidas de clientes com dificuldades para pagar, e também ajudou colaboradores passando por necessidades financeiras.

Tratava-se de uma pessoa que tinha como marca registrada ajudar pessoas, estabelecendo relações de confiança, respeito e valorização do próximo.

Frases marcantes e inspiradoras de Samuel Klein

Além de ser conhecido por seus feitos como empreendedor do ramo varejista, este polonês de origem humilde também deixou como legado inúmeras frases marcantes, capazes de nos inspirar e nos motivar a sempre ir além em nosso jornada evolutiva. Confira algumas das principais:

  • “Quem tem sócio, tem patrão”;
  • “A riqueza do pobre é o nome. O crédito é uma ciência humana, não exata. Não importa se o cliente é um faxineiro ou um pedreiro, se ele for bom pagador, a Casas Bahia dará crédito para que ele resgate a cidadania e realize seus sonhos”;
  • “Acredito no ser humano. Caso contrário, não abriria as portas das minhas lojas todos os dias. O que me ajuda a me manter vivo é a confiança que tenho no próximo”;
  • “Temos que amar o País em que vivemos. A palavra crise não existe no meu dicionário. Eu sempre comprei por 100 e vendi por 200”;
  • “De um bom namoro sai um bom casamento. Da boa conversa, sai um bom negócio”;
  • “Meu lema é confiar. Confiar no freguês, nos fornecedores, nos funcionários, nos amigos e, principalmente, em mim”;
  • “Um mais um é igual a dois. Mas a soma de uma ideia mais uma ideia não são duas ideias, e sim milhares de ideias”;
  • “Um bom comerciante só não vai para trás se olhar e seguir sempre em frente. É preciso entender o que o outro precisa para viver. Ganhar e deixar ganhar. O sol nasceu para todos”
  • “Que país abençoado esse Brasil. O povo também é pacato e acolhedor. O Brasil é um país que dá oportunidades para quem quer trabalhar e crescer na vida. Cresci junto com o Brasil. Não fiquei parado vendo o país crescer”;
  • “Você veio entrevistar um homem que veio do nada e montou um império para dar exemplo para o mundo”.

 

Torne-se um empreendedor de sucesso!

Quer alcançar mais sucesso em sua trajetória também? Além de se inspirar com a história de grandes empresários, como é o caso de Samuel Klein, a minha dica é que você invista em técnicas de aperfeiçoamento profissional e pessoal, como o Coaching. O método é considerado um dos mais eficazes para alcançar objetivos em um curto espaço de tempo, por meio do desenvolvimento humano.

Trata-se de uma metodologia de aceleração de resultados, que possibilita a indivíduos, profissionais, empresários e empreendedores enxergarem além das situações em que se encontram e desenvolverem o foco e determinação, a fim de traçarem planos estratégicos para alcançar verdadeiramente o sucesso em suas vidas.

Tudo isso é possível através da realização de uma formação em Coaching, como é o caso do Professional & Self Coaching – PSC, que apresenta técnicas e ferramentas, durante todo o curso, que podem ser aplicadas de imediato no dia a dia pessoal, profissional e empresarial do indivíduo, para que ele torne-se o empreendedor de sucesso que sempre sonhou ser.

Ouse ir além em sua jornada empreendedora e faça agora mesmo a inscrição para a próxima turma do PSC em sua cidade!

Ser de Luz, agora me conte: a trajetória de Samuel Klein foi inspiradora para você? O que você aprendeu com este conteúdo? Deixe o seu comentário, falando sobre o que achou e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de compartilhar este poderoso artigo com seus amigos, em suas redes sociais, para que eles também sintam-se motivados a ousar ir além.

Copyright: Google – https://veja.abril.com.br

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010