Existe diferença entre comunicação e marketing?

Marketing e Comunicação Saiba mais sobre Marketing e Comunicação

Um marketing bem-feito, quando unido a uma comunicação eficiente, é considerado garantia de sucesso para qualquer empresa ou organização. Muito se fala sobre a importância de cada um deles, mas você realmente sabe a diferença entre comunicação e marketing?

Sim, marketing e comunicação não são sinônimos ou equivalentes. Cada um possui características importantes que precisam ser entendidas. Conhecer a diferença entre os dois conceitos é fundamental, especialmente para gestores de companhias. A partir desse entendimento é possível direcionar os esforços corporativos para o local correto.

Então, vamos embarcar na leitura desse artigo a respeito da diferença entre comunicação e marketing?

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Qual a diferença entre comunicação e marketing?

Para entender qual é a diferença entre comunicação e marketing é importante conceituar as duas palavras. Confira, a seguir, a que se refere cada termo.

Afinal, o que é marketing?

A palavra marketing é originária do termo em inglês “market”, cujo significado é mercado. Marketing consiste no estudo do mercado e de ações ou estratégias que podem contribuir para a obtenção de melhores resultados para as marcas.

Trata-se de um processo gerencial que tem como objetivo satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores a partir de quatro pilares básicos que interferem diretamente nos resultados obtidos pelo marketing de uma empresa. São eles: produto, preço, praça e promoção, falaremos de forma mais detalhada sobre isso em seguida.

Para desenvolver essas estratégias, há várias questões que devem ser consideradas. O público-alvo e o seu comportamento ganham destaque especial. A compreensão do público e de como levá-lo à compra é crucial para que as marcas possam ser devidamente impactadas.

Os 4 P’s do marketing

Os chamados 4 P’s (Preço, Praça, Produto e Promoção) regem o marketing. Os profissionais dessa área atuam em diferentes etapas do processo, desde o desenvolvimento até a distribuição das mercadorias. Profissionais de marketing podem contribuir para o desenvolvimento de produtos alinhados com as necessidades dos consumidores.

O produto diz respeito a aquilo que a empresa disponibiliza ao mercado, seja em forma de bens tangíveis ou prestação de serviço. O preço se refere ao valor que o cliente está disposto a pagar pelo produto, enquanto a praça são os locais em que o item é disponibilizado para venda. A promoção, por fim, é o conjunto de estratégias que agregam valor ao produto, como marca e benefícios.

Também são funções que podem fazer parte do dia a dia do profissional de marketing: precificar os produtos, determinar onde ocorrerão as vendas, qual será a logística, como será feita a divulgação, entre outros. O trabalho dessa área demanda conhecimento e estratégia.

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O que é comunicação?

Do ponto de vista empresarial é possível classificar a comunicação como um elemento dentro do marketing. A comunicação está dentro do escopo de promoção e se relaciona diretamente com o cliente e a forma como o produto será apresentado ao público. Possui inúmeras ferramentas, com destaque para a publicidade e propaganda.

Os profissionais da área de comunicação podem atuar na análise do produto com foco nas melhores estratégias de apresentação do mesmo. Essas estratégias devem estar de acordo com os planos delineados pelo marketing. A comunicação pode ser realizada tanto por meios off-line como online.

Dentre os métodos de divulgação off-line estão spots e jingles de rádio, comerciais de televisão, panfletos e outdoors. No meio online, a comunicação pode ser feita através de redes sociais, mecanismos de busca, sites e e-mail marketing.

Marketing x Comunicação: qual é a diferença?

O investimento em marketing é imprescindível para o alcance de novos mercados e para o impacto do público de forma eficaz. É esse investimento que contribui para que as empresas cresçam mais e ocupem novos espaços no mercado. As vendas podem ser potencialmente elevadas por meio do bom uso de estratégias de marketing.

Porém, é essencial compreender a diferença entre marketing e comunicação para investir corretamente em ambos. As ações de marketing que mencionamos realmente são bem parecidas com as de comunicação, porém, há diferenças consideráveis. O diferencial está nas funções que oferecem contribuições distintas para o crescimento da companhia.

O marketing consiste em uma atividade crucial para o sucesso de uma organização, englobando uma grande variedade de conhecimentos e estudos. Trata-se da área que se compromete com a análise do mercado em que o produto ou serviço será inserido.

A comunicação, por sua vez, é uma ferramenta valiosa do marketing utilizada para a divulgação do produto ou serviço. É através da comunicação que o público-alvo e potenciais clientes são impactados.

Principais áreas de atuação profissional de Marketing e Comunicação

Os profissionais de marketing e comunicação têm boas chances de se inserir no mercado. Ambas as áreas possuem cargos distintos que podem ser assumidos por esses profissionais.

A seguir vamos falar um pouco mais sobre essas possibilidades de inserção. É interessante tanto para os profissionais que desejam encontram um lugar para chamar de seu no mercado quanto para as empresas que estão se estruturando.

Áreas de atuação do marketing

Dentre as principais funções que um profissional de marketing pode assumir numa empresa, estão:

Diretor de marketing

Responsável por gerenciar o departamento de marketing da companhia. Esse profissional está à frente de todas as atividades relacionadas ao marketing de uma organização.

Promotor de vendas

Atua no desenvolvimento de estratégias de vendas que deem à marca mais visibilidade. Também trabalha para que a empresa se torne mais popular dentre o seu público-alvo. Pode se envolver nas atividades relacionadas à publicidade.

Assistente comercial

A função desse profissional é a de acompanhar os pedidos e o status das mercadorias de um estabelecimento. Cabe a ele dar apoio ao desenvolvimento das propostas comerciais, elaborando relatórios sobre tendências de mercado.

Promotor de merchandising

Trabalha na montagem de novas lojas na região e acompanha o desenvolvimento e instalação da comunicação visual. Também atua na negociação da participação de lojas nas campanhas de lançamento.

Áreas de atuação da comunicação

Abaixo você poderá conhecer melhor sobre as principais funções destinadas aos profissionais de comunicação em empresas.

Analista de comunicação

Ocupa-se do planejamento estratégico e da elaboração de relatórios das ações de comunicação da empresa. Também pode atuar na supervisão do trabalho de consultores e fornecedores.

Analista de comunicação interna

Atua buscando e desenvolvendo pautas relevantes para o público interno e externo. Pode redigir textos jornalísticos e desenvolver meios de comunicação interna da companhia.

Relações Públicas

O popularmente conhecido RP, atua na construção, divulgação e preservação da boa imagem da companhia. É essencial para que a marca seja bem percebida pelos públicos interno e externo.

Designer

Profissionais da área de comunicação, como os formados em publicidade e propaganda, podem atuar como designers. Sua função é desenvolver material gráfico e virtual para o público interno e externo. Tem grande relevância para a empresa por atuar diretamente com sua identidade visual.

Compreender esses dois conceitos é essencial para o sucesso de uma empresa, sendo que um não existe sem outro: só existe marketing se houver um produto a ser vendido, e só existe venda se houver uma comunicação adequada que estimule o desejo de compra no cliente final.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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