É possível ser feliz no trabalho? Descubra como!

Felicidade no trabalho

Você acredita que é possível ser feliz no Trabalho? Confira algumas dicas que vão te ajudar nesse sentido.

Felicidade e trabalho são palavras que combinam para você? Para algumas pessoas sim, já para outras não, tudo depende da trajetória de cada um. Muito se fala sobre fazer o que ama, mas sabemos que nem sempre isso é possível. Contudo, dá para encontrar maneiras de construir uma relação positiva com o seu trabalho, mesmo que não seja aquele com o qual sempre sonhou.

A importância de buscar ser feliz no trabalho

A jornada de trabalho padrão no Brasil costuma ser de, em média, 40 horas semanais, o que representa oito horas diárias, de segunda a sexta-feira. Se o dia tem 24 horas, passamos pelo menos um terço dele trabalhando, sem contar no tempo de deslocamento, que acaba sendo parte da jornada.

Considerando tudo isso, podemos constatar que buscar ter uma relação positiva com o trabalho é uma questão de sobrevivência e autocuidado. Por mais que não tenhamos como controlar tudo, como o ambiente corporativo ruim ou um chefe que não sabe liderar, existem coisas que estão ao nosso alcance.

A forma com a qual você acorda e planeja o seu dia influencia na sua relação com o trabalho. Assim como seus objetivos, o modo como organiza suas finanças, interage com os colegas, tudo impacta no seu sentimento em relação ao seu emprego. Então, antes de mergulhar em um mar de insatisfação, se questione sobre o que está ao seu alcance mudar.

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

10 Dicas para ser feliz no trabalho

Acredite, a sua decisão de buscar ser feliz no trabalho já irá fazer uma grande diferença sobre seu bem-estar, a conexão com os colegas e, até mesmo, seu desempenho profissional. Veja, a seguir, algumas atitudes que poderão te ajudar nisso.

1. Entenda sua relação atual com o trabalho

Em primeiro lugar, é preciso que entenda a sua relação com o trabalho atualmente. Algum dia já gostou do que faz? Se sente cansado com frequência? Está desanimado com o ambiente, a função, o chefe? Essas informações te ajudarão a direcionar as próximas atitudes e definir os melhores caminhos a seguir.

2. Defina objetivos e se planeje para alcançá-los

Você tem como objetivo mudar de área para trabalhar com o que realmente ama, abrir um negócio, ser promovido ou qualquer outra coisa? Transforme seus desejos em metas e se planeje para alcançá-las. Se ficar apenas sonhando realmente não chegará a lugar algum, mas se agir as chances aumentarão significativamente.

3. Descubra o que te motiva

Cada pessoa tem as coisas que considera motivadoras, existem aquelas que são motivadas por desafios, já outras por poderem usar seus talentos e assim por diante. Descobrir o que te motiva te dará um bom direcionamento sobre como ser feliz no trabalho. Pense nas coisas que fazem os seus olhos brilharem e que não vê a hora passar quando está concentrado nelas.

4. Acorde com uma postura positiva

Você sabia que o seu humor ao acordar também influencia seu nível de felicidade no trabalho? Se sair da cama todos os dias sem vontade reforçará o pensamento de que não há nada de bom para viver nas próximas horas. Faça o esforço de começar o dia com uma postura positiva, sendo grato por tudo o que tem em vez de reclamar, isso já fará uma grande diferença.

5. Converse com seu chefe sobre as tarefas com as quais tem mais afinidade

Todo indivíduo tem uma tendência natural a se dedicar com mais afinco às coisas com as quais tem maior afinidade. Se tem algum tipo de tarefa no seu trabalho que goste mais e faça bem, converse com o seu chefe a respeito. Assim, ele irá delegar a atividade em questão mais vezes a você, afinal, é interesse da empresa que as coisas sejam realizadas com a máxima qualidade possível.

6. Tenha um hobby

Para ser feliz no trabalho é importante também se sentir bem fora dele, porque uma coisa reflete na outra. Sendo assim, se ainda não tem um hobby, encontre algum que te proporcione momentos agradáveis. Pode ser um esporte, uma atividade cultural, artesanal, qualquer coisa que realize com o único objetivo de se sentir bem.

7. Organize as suas finanças

É do trabalho que vem o sustento da grande maioria das pessoas. Dessa maneira, ter uma relação ruim com o dinheiro acaba influenciando negativamente o nível de satisfação profissional. É como se o esforço de trabalhar todos os dias estivesse sendo realizado em vão.

Para mudar esse quadro ou evitá-lo, é preciso dedicar um pouco de tempo para organizar as finanças. Crie uma planilha com todos os seus custos, elimine os que forem possíveis e separe uma quantia mensal para poupar. Isso fará com que valorize mais o seu trabalho e, consequentemente, se sinta mais feliz em relação a ele.

8. Procure sempre dar o seu melhor em tudo o que fizer

Independentemente se for realizar uma tarefa que goste muito ou que seja cansativa e maçante, dê o seu melhor. Quanto mais se empenhar, melhores serão os resultados que irá obter. Ver o seu esforço rendendo frutos irá fortalecer a sua motivação, gerando um ciclo positivo que estimulará cada vez mais o seu empenho.

9. Construa laços de amizade com os colegas

Olhar para o lado durante o trabalho e ver pessoas que gosta e com as quais pode contar é extremamente reconfortante. Por mais que amizades sejam construídas de forma espontânea, demonstre abertura para construir conexões. Mesmo que não se torne amigo íntimo de ninguém, o fato de ter relações cordiais já te fará um bem enorme.

10. Desfrute ao máximo dos momentos de descanso

Programe-se para se dedicar ao máximo ao trabalho e descansar com a mesma intensidade nos momentos de folga. O final de semana não foi criado por acaso, nós realmente precisamos de uma pausa para recarregar nossas energias. Por mais que tenha tarefas pessoais a cumprir, se organize para sobrar tempo para o relaxamento, para estar com a família, os amigos e aproveitar a sua própria companhia.

Em uma escala de 0 a 10, o quanto você se sente feliz no trabalho? Independentemente da resposta, saiba que sempre dá para tornar essa relação mais positiva. Coloque as dicas compartilhadas ao longo do artigo em prática e desfrute dos benefícios.

Se este conteúdo te ajudou de alguma maneira, passe-o adiante compartilhando através das suas redes sociais!

Imagem: Por Rawpixel.com

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010