O que é gestão de benefícios

gestão de benefícios

A correta gestão de benefícios pode te auxiliar em diversos pontos.


 
Hoje vou falar de como a gestão de benefícios pode influenciar no sucesso da sua empresa. Acompanhe pessoa querida! Quais são os benefícios que você oferece na sua empresa para os seus colaboradores? Essa pergunta tem feito a cabeça de muitos gestores em todo o país, já que cada vez mais pessoas têm buscado diferenciais que vão além dos salários atrativos dentro das organizações.

Ao gerir os benefícios, é preciso inovar. Os colaboradores procuram um ambiente de trabalho mais atrativo, que incentive o divertimento e os auxiliem a serem mais produtivos. Mas para tudo isso fazer sentido, é importante lembrar que esses benefícios estejam de acordo com a cultura da empresa.

Além de benefícios básicos, como o auxílio médico e dentário, as pessoas estão procurando empresas que tenham uma cultura organizacional mais criativa e aberta às novas tendências de mercado, que criam atmosferas diferenciadas, que estimulem e façam com que os funcionários sintam prazer em trabalhar.

Você pode investir em ações simples de valorização de seus colaboradores, como celebrar aniversários, adotar horários flexíveis de trabalho e incentivar o estudo e atualização profissional. Além disso, criar áreas de convivência e trocas entre as equipes no dia a dia, em momentos de lazer em salas de jogos, fornecer diversas vantagens e promover feedbacks constantes visando o crescimento de todos.

Ao conceder benefícios aos empregados e manter os empregados estimulados e felizes, os gestores observam a retenção de talentos e por consequência a diminuição do índice turnover. Funcionários talentosos não são possíveis de achar facilmente. Por isso, é preciso que eles queiram continuar na empresa. Pense nisso!

[php_everywhere instance=”2″]

Gestão de benefícios e a cultura da empresa

Ter um plano de gestão estruturado em conformidade com a cultura da empresa e as necessidades dos empregados é a chave para garantir que a força de trabalho e os gestores alcancem os seus objetivos pessoais e profissionais.

É possível que, cada vez mais, as pessoas reconheçam os benefícios oferecidos pelas empresas. Os profissionais veem isso como uma forma de valorização e de possibilidades de crescimento que estimulam a produtividade e a relação com o ambiente de trabalho.

Por isso, é importante investir na gestão de benefícios, garantindo suporte para que a equipe se sinta motivada e com maior satisfação possível em seu ambiente de trabalho agradável. Esse investimento em qualidade de vida é refletido diretamente nas receitas da empresa e contribuem para que o empregado permaneça mais tempo na organização e fale bem dela aos seus amigos e à sociedade, de modo geral.

Essa é a melhor propaganda para a sua empresa! Nada melhor do que a sua força de trabalho, aliado a bons resultados, para convencer a sociedade de sua solidez, confiabilidade, respeito e distinção no mercado.

Integração entre empresa e colaborador

Humanizar as relações entre empregador e funcionários é uma das chaves de sucesso para qualquer empresa. Promova ações simples, que promovam a integração entre diferentes áreas da empresa, como café da manhã, almoço e lanche da tarde gratuitos. Assim, você aumentará a integração com os colaboradores, suavizando os fluxos de trabalho. Lembre-se: uma empresa que se restringe ao básico no seu relacionamento com o quadro de funcionários corre sérios riscos de ampliar o grau de insatisfação interna.

Aumento de produtividade

Uma alternativa para estimular os colaboradores é estabelecer uma política transparente, em que os benefícios e as expectativas de crescimento estejam alinhados entre empregador e funcionário. Fazer com que o colaborador sinta-se valorizado dentro da empresa – por meio de inscrições gratuitas em cursos e seminários, por exemplo, pode estimular a criatividade e, consequentemente, aumentar a produtividade dos profissionais e garantir os resultados esperados.

Redução de Turnover

Uma gestão de benefícios eficiente é fundamental para diminuir a taxa de rotatividade dos funcionários e neutralizar pontos de insatisfação dentro da sua empresa. Além disso, investir em bônus, prêmios por desempenho e planos de carreira são estímulos capazes de motivar os funcionários e fazer com que eles queiram continuar crescendo profissionalmente e contribuindo com as conquistas da organização.

3 ações simples que podem fortalecer a gestão de benefícios

Mesmo sem muitos recursos, é possível criar um lugar incrível para seus colaboradores trabalharem. Para isso, só é preciso um pouco de criatividade e envolver as pessoas nas decisões coletivas da empresa. Listei quatro ações simples que podem fortalecer esse relacionamento:

Envolva as pessoas nas escolhas dos benefícios

Antes de definir os benefícios que serão oferecidos pela sua empresa para os colaboradores, tente entender as reais necessidades das pessoas que trabalham com você. Lembre-se que dentro de uma organização existem colaboradores casados, solteiros, de diferentes hierárquicos e que cada um dos grupos apresentará necessidades e prioridades diferentes.

Por isso, uma maneira de garantir a efetividade dos benefícios é investir em uma pesquisa interna para saber o que realmente será útil para as pessoas. Assim, é possível buscar o equilíbrio dessas necessidades com o que a empresa pode oferecer e com os interesses da maior quantidade e diversidade de colaboradores.

Comunique os benefícios oferecidos

De que adianta entender as necessidades de seus colaboradores e não comunicá-los sobre os benefícios que a empresa oferece para eles? Invista na comunicação interna da sua empresa e utilize as facilidades de e-mails, murais, intranet e outras formas de comunicação que a organização disponha para informar e engajar os colaboradores no uso dos benefícios. Certifique-se de que o investimento está sendo aproveitado pela sua equipe! De nada adianta oferecer algo que os funcionários não utilizam.

Reavalie os benefícios regularmente

As pessoas e suas necessidades mudam com o tempo e a empresa precisa ficar atenta para acompanhar essa movimentação natural. Atente-se para o público interno e, de tempos em tempos, vale a pena encaminhar uma pesquisa de satisfação interna para avaliar a efetividade da gestão de benefícios da organização.

Como o coaching pode ajudar

Como falei, o estudo e a atualização do profissional são fundamentais. Pesquisar por tendências, ler sobre novas tecnologias e se inscrever em um curso complementar ou na pós-graduação são ações que devem ser feitas pelo próprio colaborador. Afinal, isso mostra proatividade e que ele está interessado em cooperar cada vez para os resultados da empresa e para o seu desenvolvimento pessoal.

É dever de a organização mostrar ao funcionário como executar todos os itens e incentivá-los a correr atrás, mesmo que ele mesmo já tenha feito isso. Com certeza, esse estímulo irá servir as outras pessoas que ainda não tiveram a oportunidade ou o estímulo.

Um ponto importante no desenvolvimento pessoal é promover a qualificação dos funcionários. Se você tem um colaborador de vendas, por exemplo, é interessante encorajar a PNL, um programa de capacitação que usa Programação Neurolinguística e é específico para profissionais de venda. Com esse método, o coachee passará por mudanças comportamentais significativas e aprenderá as práticas mais modernas do mercado e poderá aplicá-las o quanto antes no cotidiano.

Outro exemplo é o investimento nos profissionais que estão crescendo na corporação com a formação de líderes de alta performance chamada Leader Coach Training – LCT. Com ela, o funcionário terá acesso a ferramentas exclusivas de coaching e treinamento teórico e prático. Com o método o líder será empoderado, pois terá alcançado novos níveis de habilidades relacionadas à comunicação, resultados humanizados, comprometimento com metas e muito mais.

Entender o que motiva os seus funcionários e fazer com que eles se sintam motivados no ambiente de trabalho é o caminho certo para uma gestão de benefícios assertiva e a garantia de bons resultados. Que tal compartilhar esse artigo com os seus amigos que ainda precisam de ajuda com o assunto?

Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma observação é só escrever nos comentários!

[php_everywhere instance=”1″]

Copyright: 530404420 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010