Admissão – O que é e como fazê-la corretamente?

Admissão

O Processo de Admissão necessita de uma atenção toda especial. Entenda a razão disso e como fazê-la corretamente

A admissão de colaboradores é um processo que se inicia com a abertura da vaga e termina com a finalização da burocracia. Muitas pessoas relacionam a admissão somente à contratação, porém, há um antes e um depois. Contratar profissionais adequados para cada vaga é essencial para reduzir taxas de turnover e aumentar a produtividade.

Ao longo do artigo iremos explicar com mais detalhes o conceito de admissão e como fazê-la corretamente. Com essas dicas a sua empresa pode conquistar resultados mais positivos a partir de novas contratações.

O que é admissão?

Admissão é todo o processo para preencher uma vaga, ou seja, desde sua abertura até a efetivação do candidato. O primeiro passo desse processo é a abertura da vaga e seu anúncio. Em seguida, os candidatos participam de entrevistas para que os entrevistadores possam escolher a opção mais adequada. Com a escolha feita, é necessário cuidar das questões burocráticas da admissão.

Faz parte dessa burocracia a assinatura dos papéis de contratação pelo empregado e pelo empregador. Também deve ser feito o exame admissional e preenchimento de informações adicionais. O gestor do departamento de Recursos Humanos deve cuidar de todo o trâmite junto ao restante da equipe. O processo de admissão deve ser feito corretamente em todas as etapas para evitar que haja problemas no futuro.

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Como realizar a admissão corretamente?

Admissão é um processo que conta com algumas etapas, a seguir daremos dicas de como realizá-la corretamente. Lembre-se que um processo correto de admissão é crucial para o sucesso da sua companhia.

1 – Publicação da vaga

O ideal é publicar a vaga em diferentes canais de comunicação para obter a maior diversidade possível de perfis de candidatos. Use o site da empresa, as suas redes sociais e plataformas de divulgação de vagas de emprego. Receber muitos currículos é positivo para fazer uma seleção com mais alternativas.

2 – Definição detalhada do escopo da vaga

A vaga disponível deve ser apresentada em detalhes para que os candidatos possam avaliar se atendem ou não às exigências. O recrutador deve adicionar ao texto descritivo todos os requisitos técnicos e as responsabilidades da vaga. Deve ficar muito claro para os candidatos qual é a trajetória profissional desejada pela empresa. Por sua vez, a organização deve fazer uma criteriosa avaliação dos currículos enviados.

3 – Indicação dos benefícios da empresa

Na apresentação da vaga é necessário indicar quais são os benefícios que a empresa oferece. Os contratantes devem considerar que precisam “se vender” para chamar a atenção dos melhores candidatos do mercado.

Pense em como as vantagens oferecidas pela organização podem se tornar atrativos para pessoas qualificadas. Indique no texto da vaga quais os benefícios oferecidos, como vale-refeição, vale-creche, plano de saúde e odontológico, vale cultura, entre outros.

4 – Trace o perfil ideal para a vaga

Colaboradores e contratante devem ter valores alinhados para que a relação possa ser a mais produtiva possível para ambos. Na divulgação da vaga é interessante que a empresa informe quais são seus valores. Os candidatos, a partir dessa leitura, se identificarão ou não com o perfil corporativo.

O recrutador da empresa deve ter certeza de que o candidato tem uma boa conexão com a cultura da marca. Quando não existe essa conexão é comum que ocorra um desligamento em pouco tempo. A contratação de profissionais que não têm um perfil pessoal compatível com o ambiente organizacional elevam as taxas de turnover.

Devem ser avaliadas nesse processo de seleção as hard skills (habilidades técnicas) e as soft skills (habilidades pessoais). As hard skills podem ser comprovadas por meio de certificados e testes práticos. Já as soft skills podem ser avaliadas através de dinâmicas em grupo para a efetivação.

5 – Acompanhamento dos entrevistados

Os entrevistados devem ser corretamente acompanhados durante todo o processo de seleção. Ficar a par e sanar todas as dúvidas que surjam ao longo do processo permite identificar qual o candidato mais adequado para a vaga. É uma demanda que precisa estar alinhada com os profissionais do setor de Recursos Humanos. Ter uma base de dados dos candidatos é importante para marcar as entrevistas e demais fases do processo seletivo.

6 – Acompanhamento do candidato escolhido

Ao escolher o profissional que preencherá a vaga, é importante que a empresa faça o acompanhamento do mesmo. O passo seguinte a escolha é a efetivação propriamente dita, ou seja, resolver a burocracia. A empresa e o candidato devem assinar os papéis de contratação. Além disso, é essencial que o contratado entregue todos os documentos necessários para garantir a sua vaga.

Detalhe todos os documentos para tornar esse processo burocrático mais claro e simples. O setor de Recursos Humanos deve entregar ao candidato efetivado uma lista com todos os documentos necessários e informar os prazos. É necessário que fique bem claro que o não cumprimento de alguma exigência, bem como não entregar algum documento, implica na desistência.  

7 – Elaboração do contrato

Independentemente de contratar através da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) ou PJ (Pessoa Jurídica) é necessário que a empresa elabore um contrato. Nesse contrato devem estar claros os direitos e deveres do profissional. O contrato deve seguir as regras da forma de contratação que está sendo feita, se é efetivação CLT, PJ, estágio, Menor Aprendiz, entre outras.

O peso de admissão errônea

Realizar um processo de admissão errado pode levar a alguns problemas, como turnover (rotatividade) e baixa produtividade. Quando profissionais sem o perfil da empresa ou sem conhecimentos técnicos reais são contratados, fica difícil levar os projetos adiante. Se o processo de admissão não for realizado com cuidado, pode levar à contratação de profissionais que irão trabalhar descontentes.

O desânimo dos profissionais descontentes pode acabar contagiando os demais colaboradores. Com o passar do tempo, contratações equivocadas vão levando a um peso econômico significativo para a companhia. Além da baixa produtividade, é natural que esses profissionais acabem em algum momento sendo desligados. Ter uma alta taxa de rotatividade (turnover) significa perda financeira para a organização. Se há alta rotatividade na sua empresa, repense seu sistema de admissão.

O processo de admissão deve ser feito corretamente para que traga bons resultados! Aproveite para compartilhar sua experiência sobre o assunto no espaço para comentários abaixo e compartilhar este conteúdo com seus amigos que também são empreendedores.

Imagem: Por H_Ko

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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