Qual a diferença entre RH e Gestão de Pessoas?

Gestor apontando para uma figura de um colaborador

Entenda quais são as principais diferenças entre Gestão de pessoas e Recursos Humanos.

Para algumas pessoas, RH e Gestão de Pessoas são sinônimos, no entanto, na prática não é bem assim. Embora ambos tenham grande impacto para o sucesso da empresa, possuem características e finalidades bem diferentes. Continue lendo para conhecer os dois conceitos e entender qual a diferença entre eles.

RH e Gestão de Pessoas: o que são?

Para compreender qual é a diferença entre RH e Gestão de Pessoas, é importante conhecer os dois conceitos com mais detalhes.

[php_everywhere instance=”2″]

Recursos Humanos (RH)

O setor de Recursos Humanos tem como seu foco o gerenciamento dos funcionários da empresa. É função do RH selecionar novos colaboradores, mas não somente isso. O trabalho demanda a identificação de pontos relevantes para o preenchimento das vagas. O RH não somente contrata, como também determina o perfil ideal para contratar.

O RH tal qual conhecemos hoje é uma evolução do antigo departamento pessoal das organizações. O setor, criado na década de 1930, desde o início esteve ligado a todas as atividades relacionadas aos colaboradores. Tem como responsabilidades contratar, realizar os pagamentos, fazer registros e afastamentos, entre outros.

Durante muito tempo se acreditou que a função do departamento pessoal era a de lidar com a burocracia sem impactar no sucesso corporativo. Essa visão somente mudou a partir dos anos 1990, foi nesse momento que as empresas compreenderam a importância de reter talentos. A valorização dos colaboradores passou a ser entendida como uma ferramenta para gerar diferenciais competitivos.

Desenvolvimento de novas atividades

Ao longo do tempo, o RH se fortaleceu e passou a realizar uma série de outras atividades além da contratação de funcionários. Os profissionais dessa área passaram a estabelecer critérios para fazer melhores contratações.

Com os funcionários já contratados, o setor passou a trabalhar com o estabelecimento de planos de carreira. O setor de RH passou a ter um status mais elevado no organograma corporativo. Suas funções passaram a ser entendidas como estratégicas para o sucesso da companhia.

Gestão de pessoas

Gestão de pessoas é uma área que se relaciona com o desenvolvimento e com o desempenho dos colaboradores. O ideal é que essa atividade não seja restrita a um único departamento das empresas. Todos os líderes de setor devem exercer a função de gestão de pessoas junto às suas equipes.

Uma liderança que trabalha com gestão de pessoas identifica pontos que podem ser aprimorados e desenvolvidos em seus colaboradores. O objetivo central dessa atividade é fazer uma leitura de potencialidades e oportunidades para os funcionários. Com o devido incentivo, torna-se possível que eles se desenvolvam mais e melhor.

A gestão de pessoas pode ser definida como uma atividade que auxilia o colaborador no seu crescimento profissional e pessoal. A partir dessas melhorias, os profissionais oferecem um desempenho mais produtivo para a companhia.

Qual a diferença entre RH e Gestão de Pessoas?

A principal diferença entre RH e Gestão de Pessoas está no fato de que a última não se restringe a um departamento. Outro ponto diferencial é que gestão de pessoas não se trata de uma atividade exclusiva de um setor. As atividades das duas áreas também são distintas.

O RH ainda mantém em seu escopo a parte burocrática de administração dos colaboradores, embora não apenas isso. Por sua vez, a gestão de pessoas foca no desenvolvimento do colaborador, o olhar é voltado para tópicos como características do indivíduo e talentos potenciais.

RH e Gestão de Pessoas: alinhamento entre as atividades

Nesse ponto do artigo já está clara a diferença entre RH e Gestão de Pessoas. Contudo, mesmo se referindo a atividades diferentes, é importante que estejam alinhadas. As duas áreas cobrem questões diferentes, mas, de maneira geral, se relacionam com os colaboradores. Esse alinhamento contribui para aperfeiçoar resultados, garantindo mais valor para a companhia.

Na prática, a gestão de pessoas tem a função de identificar pontos fortes e a desenvolver dos colaboradores. Já o RH desenvolve estratégias para aperfeiçoar os pontos fortes e melhorar os que forem necessários. Perceba que as duas áreas trabalham de maneira complementar.

Benefícios do RH para a empresa

Abaixo você pode conferir quais são os benefícios do RH para a empresa.

Redução da rotatividade (turnover)

Empresas que apresentam elevada rotatividade de funcionários devem ficar atentas, pois isso demonstra que há um problema. O RH pode contribuir investigando e identificando o motivo dessa rotatividade. Solucionando o ponto que faz com que os funcionários não permaneçam na companhia é mais fácil reter talentos.

Melhorias no desempenho das equipes

Quando o RH realiza um bom trabalho, tende a ajudar a formar e consolidar equipes que entregam resultados melhores. É importante dizer que a contribuição do RH vai além de fazer uma seleção focada em perfis certos. O desenvolvimento de um ambiente corporativo saudável é o primeiro passo para melhorar os resultados das equipes. O setor ainda tem a função de desenvolver planos de carreira para os colaboradores.

Equipes alinhadas com a cultura organizacional

O trabalho do setor de RH possibilita que as equipes estejam perfeitamente alinhadas com a cultura organizacional da empresa. Esse alinhamento contribui para um melhor desempenho e para o alcance de resultados mais consistentes. Os colaboradores precisam entender quais são as diretrizes da companhia e como trabalhar de acordo com elas.

Benefícios da Gestão de Pessoas para a empresa

Confira, a seguir, os benefícios da Gestão de Pessoas para a empresa.

Desenvolvimento de novas lideranças

O acompanhamento do desenvolvimento dos colaboradores corrobora para formar novas lideranças. A identificação de competências e potencialidades contribui para o surgimento de novas lideranças.

Motivação e engajamento

Os colaboradores que percebem que estão sendo valorizados tendem a se tornar mais motivados e engajados. O funcionário que recebe um acompanhamento mais próximo da liderança tem o desejo verdadeiro de ser mais produtivo.

Clima organizacional saudável

A gestão de pessoas pode ser utilizada como uma ferramenta de integração entre os colaboradores. Em um ambiente em que os funcionários trabalham de forma mais integrada é mais fácil chegar a um bom clima organizacional.

Gostou de saber mais sobre RH e Gestão de Pessoas? Agora você já sabe quais são as diferenças entre as duas áreas! Deixe seu comentário abaixo e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para levar a informação adiante!

Imagem: Por Alexander Supertramp

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010