IBC INDICA: 127 Horas

INOPSE:

Assistir a um filme com a observação “baseado em fatos reais” mexe, antecipadamente, com os brios do espectador. Imaginar que o acontecimento das telas aconteceu com alguém, em algum lugar, sempre despertará um sentimento de empatia natural, seja por medo, seja por piedade.

Em 25 de abril de 2003, o alpinista Aron Ralston visitava o que ele chamava de sua “segunda casa”: as montanhas de Utah, nos Estados Unidos. Conhecedor profundo dos caminhos e das passagens secretas existentes no local, ele não poderia imaginar que passaria as 127 horas seguintes com o braço preso em uma fenda. Sua luta pela sobrevivência foi caracterizada por momentos de nervosismo e alucinações, que posteriormente foram contadas no livro Between a Rock and a Hard Place.

James Franco (da trilogia Homem Aranha), que já vinha se destacando em Hollywood nos últimos tempos – seu trabalho em Milk A Voz da Igualdade é de uma imensa delicadeza –, é o encarregado de transportar para as telas a história de Aron, alguém que ainda está vivo.

Muitos atores já afirmaram que essa é uma tarefa difícil, tendo em vista que existe uma linha muito tênue entre a caracterização e a imitação. Mas Franco segura bem o cargo: seu carisma consegue prender a atenção do espectador ao longo dos 95 minutos da película e comove nos momentos em que é necessário. A propósito, há de se observar que a resolução do drama não é indicada para os mais fracos. Assista preparado!

Outro merecedor dos louros é o diretor Danny Boyle (de Quem Quer Ser um Milionário?), que desde Trainspotting (1996), um dos filmes mais cultuados pelo público alternativo, vem desenvolvendo uma linha autoral bem interessante. Sua linguagem é veloz (o início funcionaria perfeitamente como um videoclipe), o que auxilia no fato de todas as filmagens estarem centradas em um único ambiente, e acaba não entediando o público. A trilha sonora, de A.R. Rahman, também está correta. Foge do clichê das músicas de tensão em determinadas cenas, dando um certo alívio a quem já se remexeu, de nervoso, na cadeira.

O filme recebeu 6 Indicação aos Oscar: Melhor Filme, Ator (James Franco), Roteiro Adaptado, Trilha Sonora, Canção Original (If I Rise) e Edição.

 

Fonte:Cinema na Rede

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010