A importância do empoderamento feminino nas empresas

Empoderamento Feminino

Conheça as vantagens do Empoderamento Feminino nas empresas

 

O empoderamento feminino é uma prática necessária não apenas no meio corporativo, mas na sociedade como um todo. O número de mulheres no mercado de trabalho — seja ocupando grandes cargos, empreendendo ou investindo — é maior do que uns anos atrás.

Apesar desses avanços, ainda é alarmante a desigualdade entre homens e mulheres no meio corporativo e na sociedade como um todo. Como forma de amenizar e modificar esta realidade, é crescente o número de empresas que estão utilizando o empoderamento feminino como estratégia em seus negócios.

No âmbito corporativo, o empoderamento feminino fornece ferramentas para que a empresa desenvolva ações que resultem em mudanças reais. A ideia é identificar práticas que estimulem a igualdade de gênero e fazer com que ações de igualdade sejam incorporadas não só nas atividades da organização, mas no mercado como um todo e na própria sociedade, contribuindo para o crescimento econômico, social e político.

Algumas dessas práticas são:

Inclusão das mulheres nos processos da organização

Enquanto as empresas se desdobram para encontrar talentos na área de informática, por exemplo, buscando sempre um profissional do sexo masculino, fecham os olhos para dados alarmantes sobre o setor e a questão de gênero. Várias pesquisas apontam que 60% das mulheres, se tivessem equidade entre homens e mulheres na área da informática e ciências tecnológicas, tentariam uma carreira.

Remuneração igualitária

Uma pesquisa salarial da Catho aponta que mulheres ganham menos do que os homens em todos os cargos. A maior diferença é no cargo de consultor, no qual os homens ganham 62,5% a mais do que as mulheres. Para cargos operacionais, a diferença entre os salários chega a 58%, e para especialista graduado é de 51,4%.

Segundo outra pesquisa feita em 2016, 52% das pessoas que tiveram aumento salarial, a maioria eram homens. A pesquisa mostrou também que as mulheres se demitem mais que os homens. O resultado disso é a busca de equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.

Extinção da discriminação de gênero

A desigualdade de gênero já vem se enraizando em muitos aspectos na cultura de uma nação. A mudança cultural na sociedade é fundamental mas, só é possível por meio da educação.

Não existe outra maneira de chegar à extinção da discriminação de gêneros se não desconstruindo a noção que temos sobre as competências das mulheres e seu papel na sociedade.

Participação nos lucros

Com o crescimento do empreendedorismo feminino as mulheres vem mostrando sua força cada vez mais, no mercado, na economia, provando que, ser empreendedora não é uma exclusividade dos homens.  

A participação nos lucros da empresa é um direito e oportunidade de ocupar cargos de gerência. Além de promover a igualdade de gênero, essas ações garantem melhorias na qualidade de vida dos colaboradores, elevação da economia, progresso nos negócios e desenvolvimento humano.

Para que o empoderamento na empresa realmente ocorra é preciso que a instituição seja persistente, pois as ações adotadas levam tempo para gerar resultados. Além disso, é necessário que exista comprometimento por parte dos diretores, de modo que as estratégias adotadas sejam realmente colocadas em prática.

Princípios de empoderamento das mulheres

Com o intuito de promover crescimento econômico aliado com desenvolvimento humano, no ano de 2010, a ONU Mulheres e o Pacto Global elaboraram os Princípios de Empoderamento das Mulheres, que tem o objetivo de auxiliar o meio corporativo a implementarem práticas e ações que resultem em igualdade de gênero. Esses princípios consistem em:

  • Estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade entre gêneros;
  • Eliminar obstáculos que impedem o crescimento profissional e diminuem as chances de as mulheres conquistarem cargos de liderança;
  • Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não discriminação;
  • Possibilitar que homens e mulheres recebam o mesmo salário, sem discriminação de gênero.
  • Assegurar a saúde, segurança e bem-estar de todos os trabalhadores;
  • Extinção de toda forma de violência no ambiente de trabalho, seja ela verbal, física ou assédio sexual;
  • Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional para as mulheres;
  • Favorecer a capacitação profissional para as mulheres, possibilitando a elevação do empreendedorismo feminino;
  • Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de abastecimento e de marketing que empoderem as mulheres;
  • Respeito à imagem da mulher e seu papel na sociedade em todo o material de marketing da empresa, além de incluí-la nos processos criativos;
  • Promover a igualdade de gênero por meio de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;
  • Incentivo ao reconhecimento da liderança da mulher e suas contribuições para o desenvolvimento da sociedade;
  • Medir e publicar relatórios dos progressos para alcançar a igualdade entre gêneros.

Vantagens do empoderamento feminino nas empresas

Resultados positivos

Com a diversidade promovida pelo movimento, diferentes opiniões sobre determinado assunto podem surgir. Isso gera conteúdo para discussões, mudança e crescimento, o que naturalmente leva ao alcance de resultados positivos.

Conversar com o público-alvo

Ter vozes femininas no processo criativo possibilita que produtos/serviços mais assertivos ao público-alvo sejam desenvolvidos.

Aproveitamento de talentos

Dar espaço às mulheres dentro da empresa permite que a organização aproveite todo o talento disponível no mercado, independentemente do gênero do profissional. 

Retenção de talentos

Ser uma empresa adepta ao empoderamento feminino gera atração, retenção e engajamento dos colaboradores, o que possibilita aumento na produtividade e reconhecimento de talentos.

Imagem positiva

A empresa que exerce o empoderamento feminino em seus processos é vista com bons olhos pela sociedade. Isso gera aumento nas vendas, diferenciação da concorrência e movimenta o fluxo de caixa com mais lucros.

SORORIDADE, um conceito fortemente presente no empoderamento feminino

 

Sororidade, uma palavra nova, ainda sem significado no dicionário da língua portuguesa, ganha atenção no universo feminino.

A origem da palavra sororidade está no latim sóror, que significa “irmãs”. Este termo pode ser considerado a versão feminina da fraternidade, que se originou a partir do prefixo frater, que quer dizer “irmão”.

Sororidade é a união e aliança entre mulheres, com base na empatia e no companheirismo, em busca de objetivos em comum.  Este conceito está fortemente presente no feminismo, sendo definido como um aspecto de dimensão ética, política e prática deste movimento de igualdade entre os gêneros.

É o não julgamento prévio entre as próprias mulheres, do ponto de vista do feminismo, que ajudam a fortalecer estereótipos preconceituosos criados por uma sociedade machista e patriarcal.  

Tenho um convite especial. Quer se conhecer melhor?
Clique aqui e aprenda muito mais sobre si mesmo!

Frases de empoderamento feminino

“Quando promovemos o empoderamento das mulheres, estamos promovendo uma série de mudanças. A luta é constante e diária, e começa com um NÃO. Não calar, não aceitar, não abaixar a cabeça. Não podemos esquecer de onde tudo começa: dentro de cada um de nós!” – Flávia Queiroz

É importante frisar que quando empodera uma mulher, você munda o mundo. Espero que, em 20 anos, tenhamos menos batalhas e que toda mulher possa ser aquilo que deseja.” – Diane Von Furstenberg

“Para registro, feminismo, por definição é a crença de que homens e mulheres devem ter oportunidades e direitos iguais. É a teoria da igualdade política, econômica e social entre os sexos” – Emma Watson, atriz, discurso sobre igualdade da ONU.

“Nós percebemos a importância de nossa voz quando somos silenciadas” – Malala Yousafzai, discurso da ONU.

“Eu odeio ouvir você generalizando as mulheres como se todas fossemos damas de classe e não criaturas racionais. Nenhuma de nós quer passar o resto de nossas vidas em água calmas” – Jane Austen, escritora, de seu livro Persuasão

 

Empoderamento é liberdade e igualdade. Mulheres empoderadas cuidam e protegem umas às outras. Elas são donas de seu destino, de suas vidas, de suas decisões. Definem as metas e agem com atitude e poder.

E você, conhece empresas que aderiram às práticas de empoderamento feminino? Quais foram os resultados positivos que elas alcançaram? Saiba que o nosso coaching possui ferramentas para empoderar mais as mulheres e torná-las capazes de empreender e serem donas de sua própria estória. Comente e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais.

Copyright: 258079805 – https://www.shutterstock.com/pt/g/plusone

[php_everywhere]

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010