Lições de coaching para poupar e multiplicar seu dinheiro

O coaching financeiro é a abordagem do coaching destinada àqueles que buscam estabilização, reeducação e independência financeira em curto espaço de tempo

Como está sua vida financeira? Você tem conseguido economizar dinheiro? Você tem gastado mais do que ganha? Já conseguiu obter sucesso fazendo algum tipo de economia ou poupança? O que tem impedido você de alcançar o equilíbrio financeiro? Economizar dinheiro é, sem dúvida, uma das tarefas mais difíceis para a maioria das pessoas. Isso porque, em geral, as despesas costumam ser maiores do que o salário recebido no final do mês. Além disso, a falta de controle sobre os gastos e rendimentos e a falta de disciplina complicam ainda mais a situação financeira.

As ferramentas de Coaching podem ser um excelente auxílio para quem busca equilíbrio financeiro. Isso porque a técnica é a maior e melhor metodologia de desenvolvimento e capacitação humana que existe atualmente. Trata-se de uma ação que visa o alcance de resultados rápidos e permanentes em qualquer contexto da vida pessoal ou profissional.

Nesse cenário de possíveis contribuições que o coaching é capaz de proporcionar e com a preocupação em relação a nossa saúde financeira, sobretudo relacionada ao momento de crise sanitária e financeira que estamos passando, surge a figura do Coaching Financeiro.

Entenda mais a respeito desse profissional e como ele é capaz de contribuir para que você seja capaz de administrar melhor as suas economias. 

Você sabe o que é coaching financeiro?

O coaching financeiro é a abordagem do coaching destinada àqueles que buscam estabilização, reeducação e independência financeira em curto espaço de tempo. Todo o processo é feito por meio do alinhamento de crenças e valores, mudanças de comportamento que possibilitem conquistar foco e, principalmente, comprometimento no que diz respeito à vida financeira.

Isso porque o Coaching é uma metodologia multidisciplinar que contribui para que possamos alcançar o nosso estado desejado. Sair do ponto em que estamos e traçar o melhor caminho para que possamos atingir as nossas metas e objetivos

Com o apoio deste poderoso método, é possível identificar e eliminar comportamentos limitantes, pensamentos sabotadores, desenvolver capacidades de organização, planejamento e gestão financeira a fim de alcançar os resultados almejados.

E, ter uma boa gestão financeira é muito importante, ainda mais se levarmos em consideração todas as consequências que a crise que vivemos em 2020, e que ainda vivemos até o presente momento, foram capazes de gerar.

Os impactos repercutiram com muita intensidade na economia do mundo inteiro e chamou a nossa atenção no que diz respeito ao modo com o qual gerenciamos as nossas finanças.

E, para te ajudar neste processo, eu resolvi compartilhar com você cinco dicas de coaching para te ajudar a  economizar dinheiro e multiplicar sua renda. Veja agora mesmo:

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Dicas de Coaching para te ajudar a economizar

1.   Adquira visão sistêmica

Com a ajuda do coaching financeiro, você aprende como desenvolver uma visão sistêmica a fim de perceber quando, onde e como investir seu dinheiro em algo que efetivamente traga retorno lucrativo e, ainda, como administrar de forma eficaz e assertiva todas as suas finanças.

Além disso, uma visão sistêmica permite que você se torne capaz de identificar melhor, não apenas as oportunidades, mas também situações de grande risco, onde as chances de que você desperdice seu dinheiro são bem maiores.

2.   Liste seus gastos

Este é o primeiro passo para quem deseja economizar uma graninha. Faça uma lista e registre todas as suas despesas, até as menos importantes como um refrigerante ou um cafézinho durante o expediente. Após isso, verifique o quanto você ganha e o quanto tem gastado mensalmente. Assim, é possível avaliar a quantia restante que pode ser reservada para uma poupança todo mês.

É importante ficar atento, afinal, essa conta precisa fechar. Note se você está gastando mais do que deveria, com cartão de crédito, por exemplo. Essas dívidas podem ser muito prejudiciais, sobretudo quando você não consegue quitá-las integralmente, gerando uma grande quantidade de juros.

3.   Faça um planejamento

O planejamento é essencial para podermos traçar metas e objetivos. Com ele, podemos traçar passo a passo qual será o caminho que iremos assumir para as nossas conquistas, e quando falamos isso sob uma perspectiva financeira precisamos ficar atentos, afinal, muitos dos nossos sonhos dependem de recursos.

E, pelo fato de não sabermos administrar nossas economias, é cada vez mais comum vermos pessoas fazendo dívidas e mais dívidas, fazendo com que elas fiquem cada vez mais distantes de um equilíbrio financeiro capaz de garantir certa tranquilidade. Por isso, um planejamento financeiro é fundamental. Com ajuda dele, é possível planejar antecipadamente seus desejos e o tempo em que poderá executá-lo.

4.   Tenha uma meta específica

Qual é o seu objetivo ao economizar dinheiro? Comprar uma casa? Um carro? Planejar uma viagem de férias? Aprender uma nova língua? Aprimorar e qualificar seus conhecimentos? Ter um objetivo ou uma meta antes de iniciar uma economia é uma motivação maior para continuar e não desistir no meio do processo.

Além disso, ter uma meta específica nos ajuda a ter mais foco, e, com isso, traçar um passo a passo mais objetivo. Esse fator contribuiu efetivamente e na prática para que você possa tomar atitudes responsáveis com os seus gastos a fim de alcançar esse objetivo.

5.   Elimine dívidas e gastos supérfluos

Se você não quer ficar no vermelho, uma boa dica é eliminar dívidas antes de fazer novas despesas e evitar gastar com itens desnecessários. Isso significa que, quando se tem o desejo de comprar algo, avalie primeiro se este item é realmente necessário ou se você pode evitar comprá-lo. 

Ao quitar suas dívidas e não fazer novas compras, você terá mais dinheiro no fim do mês e poderá guardar em sua poupança, investir em algo lucrativo ou comprar algum produto ou serviço cuja necessidade seja maior, como um curso para aprimorar e desenvolver suas habilidades.

Essas ações irão reverberar muito rapidamente na sua saúde financeira. 

Este artigo foi útil para você? Que outras maneiras você utiliza para economizar dinheiro? Deixe o seu comentário e compartilhe o conhecimento!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010