7 Dicas para liderar equipes remotas

Reunião de equipe online

Veja algumas dicas de liderança de equipes remotas.

A pandemia do novo coronavírus criou uma nova realidade na qual o trabalho remoto se tornou mais popular. Ainda que haja um ensaio de retorno à normalidade pré-pandêmica, é inegável que o trabalho remoto possui suas vantagens. Desse ponto de vista, muitas empresas têm considerado manter o formato ou pelo menos adotar um formato híbrido (presencial e remoto).

Aos líderes cabe aprender a liderar nesse novo modelo, extraindo o melhor dos seus colaboradores. Para quem tem dúvidas a respeito de como a liderança é exercida remotamente, elaboramos uma lista de 7 dicas ao longo deste artigo. Então, vamos começar?

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

7 Dicas de liderança de equipes remotas

Antes de qualquer coisa, é essencial destacar que a liderança remota é, acima de tudo, liderança. Ser um bom líder de equipes presenciais já é meio caminho andado para gerenciar com efetividade uma equipe remota.

Mas, é claro que em alguns pontos é possível se adaptar para ser mais produtivo e relevante para os liderados. Confira a seguir algumas dicas para potencializar a sua capacidade de liderança à distância.

1. A liderança é o foco

Como citamos anteriormente, a liderança remota é, antes de tudo, liderança. Esse pensamento contribui para a compreensão de que liderar é um processo que não depende da presença física. 

O líder pode exercer seu papel de inspiração, orientação e guia através de canais diversos. As técnicas de motivação e engajamento precisarão ser adaptadas para esses canais. Sabendo o que fazer, o líder consegue utilizar as ferramentas disponíveis com mais eficiência. 

2. Tecnologia é aliada e não barreira

A tecnologia deve ser encarada como uma facilitadora e não como uma barreira. Ela possui um papel central na gestão corporativa no contexto de transformação digital que estamos vivenciando. Independentemente do modelo de trabalho (presencial ou remoto), é essencial que o líder e a sua equipe saibam utilizar os recursos digitais para resolver tarefas. 

Sob essa perspectiva, o bom líder remoto se planeja para extrair o melhor que a tecnologia pode oferecer. Suas ferramentas são utilizadas como vantagens e criam oportunidades em prol da maior produtividade e eficiência. 

3. Foque no cumprimento das metas

No formato de trabalho remoto, o contato entre líderes e liderados não é constante como quando atuam presencialmente. Dessa forma, o ideal é manter o foco no cumprimento das metas, ou seja, usar o tempo para debater a esse respeito. Outra dica relevante para os líderes de equipes remotas é evitar uma lista muito extensa de metas.

Metas demais se tornam contraproducentes com o passar do tempo. Lembre-se de que o contato com a equipe acontecerá mais pontualmente, não tendo espaço para desvios das questões centrais. Logo, o ideal é se preparar para concretizar os objetivos previamente estabelecidos. 

4. Treinamento da equipe

O treinamento dos membros da equipe é decisivo para o seu bom desempenho na rotina de trabalho. A partir dele é possível capacitar os colaboradores para que eles saibam como agir quando estiverem sem contato com o líder. O trabalho remoto pode gerar uma série de situações em que os membros da equipe não conseguem contatar a liderança.

A capacitação pode ser oferecida através de cursos online, compartilhamento de conteúdos, videoconferências e orientações individuais. Uma equipe bem familiarizada com os processos e ferramentas se mostra mais segura para desempenhar suas tarefas. 

5. Trabalhe com diferentes canais de comunicação

Certamente, uma dificuldade enfrentada pelos líderes de equipes remotas é encontrar a melhor forma de se comunicar com o grupo. Isso porque cada um tem seu canal de comunicação preferido e nem sempre é o mesmo do líder. Para tornar a rotina de trabalho mais funcional, recomendamos a flexibilização de canais.

Observe quais são os métodos de comunicação que funcionam melhor com seus liderados. Se possível, se adapte para atender a todos da forma mais prática possível. Alguns são mais produtivos através de orientações via WhatsApp, enquanto outros precisam de chamadas de vídeo. O que realmente importa é manter o fluxo de produção na sua equipe. 

6. Escuta ativa e comunicação empática

Para que sua liderança remota tenha sucesso, é importante se manter sensível às necessidades e demandas da equipe. Essa dica é ainda mais relevante no recorte pandêmico no qual estamos inseridos. As pessoas estão sofrendo todo tipo de pressão e dificuldades em suas vidas pessoais. Por isso, o líder deve seguir o caminho da empatia e da escuta ativa.

Coloque em prática o diálogo em que uma parte fala abertamente sobre suas dificuldades e outra parte (você) apenas ouve com atenção. A partir dessa fala, será possível detectar uma série de questões que podem não estar sendo verbalizadas, mas que têm se refletido na produtividade individual e coletiva. 

7. Mantenha uma rotina de feedbacks

O feedback funciona como um estímulo que pode levar o liderado a melhorar sua entrega. Uma rotina de feedbacks é interessante para criar um vínculo entre líder e liderados. Mais do que ajudar o colaborador a melhorar seu desempenho, contribui para que ele entenda que tem um apoio.

Se não houver esse retorno, o time pode começar a sentir que não está sendo guiado como deveria. O papel da liderança, particularmente nesse contexto remoto, é o de não deixar esse espaço vago. Saber que alguém experiente está conduzindo o trabalho traz mais segurança para a equipe realizar suas metas.

Liderança remota de sucesso gera resultados

Um dos resultados mais palpáveis de investir na melhoria da liderança remota é aumentar a satisfação dos membros da equipe. Com essa maior satisfação, o grupo se torna mais produtivo.

A realização das metas é apenas um dos ganhos de ter um bom líder remoto. Pois, em tempos de distanciamento social é imprescindível sentir que há um vínculo unindo todos os colaboradores.

O trabalho é uma das partes da vida rotineira que contribui para manter certa normalidade. Quando o ambiente corporativo, ainda que remoto, é salubre, os profissionais se tornam mais felizes e satisfeitos com seu trabalho. As lideranças devem ter como um dos seus principais focos a boa condução de suas equipes.

Com essas dicas é possível melhorar consideravelmente a sua liderança remota! Aproveite para compartilhar sua experiência abaixo e compartilhar o conteúdo através das suas redes sociais para levar os ensinamentos adiante!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63