Captação de Novos Clientes – Conheça os principais segredos

Captação de novos clientes

A captação de novos clientes é fundamental para que uma empresa alcance patamares cada vez maiores.

Valorizar os clientes já conquistados, buscando a sua fidelização, é essencial, porém, também é importante captar novos clientes. Se a empresa não faz esse esforço de prospecção, não cria oportunidade de crescimento. Empreendimentos que utilizam estratégias com foco nessa conquista tendem a se consolidar em uma posição de destaque.

Há alguns segredos para trabalhar de maneira bem-sucedida com a captação de novos clientes. A seguir vamos apresentar esses segredos para te guiar no processo de conquista de novos interessados pelos seus produtos/serviços.

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8 Segredos da captação de novos clientes

A captação de clientes nada mais é do que criar oportunidades para que novos clientes comprem da sua empresa. Saiba como tornar essa captação mais bem-sucedida através de oito segredos.

1 – Invista em design de site responsivo

A internet com certeza é a principal porta de captação de novos clientes, então, ter um site responsivo é decisivo. Isso significa um site que pode ser acessado com uma boa experiência de navegação em notebooks e desktops, assim como em dispositivos móveis.

Se o site do seu negócio não abre corretamente em smartphones, saiba que você tem um grande problema. As pessoas gostam da comodidade de, em alguns cliques, concluir suas compras. Grande parte dos consumidores online compram pelo smartphone.

2 – Seja claro e direto

O site e as redes sociais da sua empresa devem apostar em explicações claras e objetivas. A internet criou um sentimento de imediatismo nas pessoas, ou seja, o desejo de resolver tudo rapidamente. Há algum tempo, era comum que as empresas investissem em longas explicações a respeito de seus produtos/serviços.

Atualmente, o ideal é ser conciso e não florear demais as apresentações. Ao invés de agregar valor ao fazer isso, você estará gerando uma perda de tempo desnecessária. Deixe em evidência os benefícios oferecidos na primeira página, não dê trabalho aos futuros clientes, ofereça soluções.

3 – Invista em marketing de conteúdo

Quem não é visto não é lembrado, você com certeza já ouviu essa máxima. Ela é perfeitamente aplicável à captação de clientes online. Uma forma positiva de colocar sua marca em ênfase para potenciais clientes é investir em marketing de conteúdo de qualidade.

Talvez, os potenciais clientes da sua marca não saibam que têm a necessidade do seu produto/serviço ainda. Para levá-los a identificar essa necessidade, a sua marca pode trabalhar em uma base de conteúdos para blogs, redes sociais ou outros formatos. Os conteúdos não devem ser sobre a sua marca, mas sim sobre a sua área de atuação.

Um bom conteúdo é aquele que oferece respostas concretas para as principais dúvidas dos interessados. Ao buscar por essas respostas, potenciais clientes serão levados para as páginas da sua marca. Uma vez em contato com essas páginas, essas pessoas já estão no caminho para se tornarem clientes.

4 – Conheça o seu público-alvo

Saber quem é o público que potencialmente terá interesse em seus produtos/serviços é fundamental para direcionar suas estratégias de marketing. Uma forma de trabalhar de modo mais correto com essa determinação de público é usar a ferramenta de criação de persona. Basicamente, se deve criar um personagem fictício que reúna as principais características dos consumidores atuais da marca.

Quem são e quais são os perfis de quem compra da sua marca nesse momento? Liste as características para atribuí-las ao seu personagem. Considere como esse personagem passa seu tempo livre, através de qual meio pode ser prospectado e assim por diante. Vale dizer que uma marca pode ter mais de uma persona e trabalhar com diferentes perfis de público. Cada perfil deve contar com uma estratégia de marketing.

5 – Estude a concorrência

Os concorrentes da sua empresa podem ser uma excelente fonte de estudo do que fazer e do que não fazer. Deve ficar claro que copiar a concorrência está fora de questão, trata-se de observar e compreender. Observe quais são as estratégias de captação dos concorrentes. Essas estratégias estão dando certo? Identifique por que são bem ou mal sucedidas.

A partir do conhecimento de erros e acertos dos seus concorrentes, fica mais fácil pensar em estratégias relevantes. Evite repetir erros e pense em outras formas de alcançar os acertos.

6 – Invista no pós-venda

Sabia que os seus clientes atuais são os seus principais divulgadores? E isso vale tanto para o bem quanto para o mal. O esforço para bem atender e oferecer acompanhamento pós-venda também é um investimento em captação de novos clientes. Quem já comprou da sua empresa e se sentiu satisfeito, se sentirá mais inclinado a indicar para amigos e conhecidos.

Por outro lado, clientes que não se sentiram bem atendidos tendem a desqualificar a sua empresa para potenciais compradores. Nunca abandone seus clientes, a conclusão do negócio não deve significar um corte de laços.

7 – Tenha uma boa equipe de vendas

Além de todos os esforços relacionados à difusão do seu conteúdo online, é crucial ter uma boa equipe de vendas. Bons vendedores representam uma força significativa para o convencimento de novos clientes. Ainda que ter uma retaguarda online seja relevante, também pode ser decisivo ter uma equipe de vendedores treinados.

Os vendedores devem estar preparados para fazer o último movimento de convencimento dos interessados. Algumas pessoas são impactadas pelo marketing da empresa, mas só tomam a decisão diante do produto. A abordagem do vendedor faz toda a diferença para essa decisão.

8 – Participação em eventos

Levar a sua marca para eventos da sua área de atuação é uma forma de se aproximar de clientes em potencial. Nesses eventos, é possível demonstrar os benefícios dos produtos e ter uma conversa mais próxima com os interessados. Ao ter contato com a marca, a base de possíveis clientes se expande.

Para aproveitar ao máximo essa oportunidade, indicamos que a sua empresa utilize algum sistema de banco de dados. Ter dados para entrar em contato com essas pessoas depois do evento permite estreitar a relação iniciada. Sua empresa pode criar uma promoção exclusiva para quem passou pelo estande da marca no evento, por exemplo.

Gostou de conhecer os principais segredos para captar clientes? Aplique essas dicas para o crescimento da sua marca e aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto abaixo!

Imagem: Por Rawpixel.com

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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