Matriz BCG – O que é e qual a sua importância

Você sabe o que é uma Matriz BCG? Confira como ela pode ser importante para o desenvolvimento de sua empresa.

Um dos maiores desejos de praticamente todo empresário e empreendedor é que os produtos e serviços oferecidos por seus negócios tragam o retorno determinado no planejamento de suas empresas. Para eles, este cenário seria ideal e verdadeiramente satisfatório. 

Porém, todos nós sabemos que as coisas no mundo dos negócios não funcionam bem assim. O mercado vive constantemente de altos e baixos. Isso quer dizer que em um momento os produtos estão performando bem e em outro não trazem o faturamento esperado, gerando desgastes e prejuízos para a empresa. 

Diante disso, é preciso contar com conhecimentos, técnicas e ferramentas, capazes de contribuir para que estes mesmos empresários e empreendedores, lidem da melhor maneira possível com a situação acima. Por meio de determinados recursos, eles conseguem analisar o ciclo de vida de seus produtos e serviços, tendo, assim, uma preparação maior para tomar decisões de forma inteligente. 

Para isso, eles podem utilizar a Matriz BCG como ajuda neste processo. Convidamos você a continuar conosco nesta leitura e conhecer mais esta ferramenta e sua importância para os negócios.

O que é Matriz BCG?

A Matriz BCG é uma técnica bastante utilizada e conhecida no mundo dos negócios. Trata-se de uma ferramenta, que serve para que líderes, gestores e empreendedores analisem a performance dos produtos e serviços de suas empresas em relação à aceitação por parte de seu público consumidor. 

A sua utilização tem crescido cada vez mais nos dias atuais, porém, a Matriz BCG é antiga. Ela foi criada em 1970, pelo empresário americano e especialista em gestão, Bruce Henderson, para a empresa de consultoria, também americana, Boston Consulting Group. 

Através dela, os tomadores de decisões dentro das empresas conseguem obter informações precisas sobre o seu mix de produtos e serviços. Com isso, empresários, empreendedores, líderes e equipes desenvolvem uma visão sistêmica de tudo aquilo que oferecem no mercado. Este processo, por sua vez, lhes fornece a oportunidade de entender o que faz com que o seu fluxo de caixa seja potencializado e o que tem demandado esforço de todos, porém não tem trazido os resultados esperados dentro dos negócios.  

Para obter resultados expressivos através desta ferramenta, é fundamental que se conheça cada uma de suas etapas, pois isso contribui para que os números almejados sejam realmente encontrados.

[php_everywhere instance=”2″]

Importância da Matriz BCG

A importância da Matriz BCG está no fato de que ela permite que os profissionais responsáveis pela tomada de decisão dentro das empresas consigam entender os caminhos que seus produtos e serviços estão tomando no mercado. 

Esta é uma visão essencial, pois, a partir dela, as chances de elaboração de estratégias alinhadas à forma como os produtos e serviços são recebidos pelo consumidor são infinitamente maiores e acontecem de forma mais fácil e assertiva

Outro fator que traz importância para a utilização da Matriz BCG é que ela contribui para que um ponto de equilíbrio seja conquistado, tanto entre os produtos e serviços que geram resultados, quanto entre aqueles que permanecem em estoque por muito tempo. 

Diante disso, é possível concluir que, ao utilizar a Matriz BCG, os gestores e as equipes, de uma forma geral, conseguem fazer um encaixe dos produtos, na realidade de seu desempenho no mercado. Isso proporciona a conquista de um cenário ideal, para tomar decisões que impactem os negócios de forma positiva, exatamente como deve ser. 

Assim, há uma vantagem competitiva ainda maior para a empresa, uma vez que ela consegue fazer uma análise da performance de seus concorrentes, no que diz respeito a determinados produtos. 

Tudo isso é crucial para a elaboração de estratégias verdadeiramente eficientes, assim como campanhas altamente assertivas, que possibilitarão o domínio total do mercado.

Como utilizar a Matriz BCG?

Depois de entender o que é e qual a importância da Matriz BCG para os negócios, veja como utilizá-la dentro de sua empresa. 

Lista de produtos e serviços 

O primeiro passo é elaborar uma lista dos produtos e serviços que são mais vendidos em sua empresa. Esta lista deve ser elaborada em ordem crescente, pois isso vai facilitar a inclusão dos mesmos na matriz. 

Gráfico cartesiano

Seguindo adiante, o próximo passo é desenhar um gráfico cartesiano. Nele você vai incluir duas linhas, sendo uma vertical e a outra horizontal, com medida desenhada em um ângulo reto. 

A linha vertical fará referência à taxa de crescimento do produto/serviço analisado, podendo o seu tamanho variar entre 0 e 20%. Lembre-se de marcar o meio da linha com a medida de 10%. 

Partindo para a linha horizontal, é ela quem vai definir qual a participação relativa do produto analisado no mercado, tudo isso de acordo com o concorrente mais direto que a sua empresa tem.

Nesta linha você fará 10 marcações do lado esquerdo, colocando no final 0,1x e no meio 1,0x. Esta análise vai indicar o número de vezes que a sua empresa vende, em relação ao seu concorrente direto no mercado. 

Depois de realizado este passo a passo, o que você vai fazer agora é incluir os produtos e serviços que de fato deseja analisar. 

Empreender é algo verdadeiramente desafiador. No entanto, para que este processo seja o mais assertivo e otimizado possível, é preciso contar com ferramentas como a Matriz BCG. 

O que você achou de conhecê-la um pouco mais? Você a utiliza em sua empresa? Deixe seu comentário e lembre-se de compartilhar este conteúdo com os amigos e familiares que você acredita que pode ajudar com ele. 

<p>[php_everywhere instance=”1″]</p>

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010