Mediação de Conflitos – 7 Dicas para promover a conciliação de uma equipe

Homem mediando conflitos

Confira algumas dicas para mediar os conflitos entre os membros de seu time mantendo o foco na produtividade!

A mediação de conflitos é muito importante para promover a conciliação de uma equipe. Afinal, onde há a convivência de pessoas, é natural que haja divergências, o problema surge quando essas discordâncias se transformam em conflitos.

Discordar é algo corriqueiro e até importante para gerar discussões sadias que podem levar a novas direções. No entanto, dependendo da forma como as equipes estão sendo conduzidas, é possível que tais divergências passem a ser combustível para desentendimentos.

A desestruturação da união do grupo pode levar à perda de produtividade e de excelentes oportunidades. Para evitar que isso aconteça com a sua equipe apresentaremos sete dicas de como promover a conciliação.

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Mediação de conflitos em empresas – 7 Dicas para promover a conciliação

Os líderes devem estar atentos ao clima entre os membros da equipe para agir ao mínimo sinal de conflito. Agir com rapidez contribui para evitar um acirramento de ânimos no ambiente de trabalho.

Gerenciar conflitos nada mais é do que lançar um olhar profissional para os problemas. Promover a conciliação de uma equipe é fundamental para evitar que desentendimentos corriqueiros se tornem problemas graves. Confira, a seguir, algumas dicas para promover a conciliação da sua equipe.

1. Escute primeiro, fale depois

Um grande erro em gerenciamento de conflitos é falar antes que a outra parte tenha terminado de se expressar. Cabe ao líder ouvir com paciência as duas partes do conflito para somente então se manifestar a respeito. Ao fazer isso, a liderança tem um melhor entendimento da situação, podendo chegar a uma conclusão mais justa.

Os envolvidos devem ter seu tempo de fala garantido, sem que haja qualquer tipo de interrupção. Ironias e críticas fora de hora devem ser retirados dos procedimentos de gestão de equipes. É fundamental que o mediador de conflitos seja imparcial e saiba demonstrar isso.

2. Tenha fatos como base

Certamente, você já ouviu a frase que diz: “contra fatos não há argumentos”. E realmente não tem como contrariar fatos. Dessa forma, o mediador de conflitos da equipe deve se basear em acontecimento para resolver a divergência. Para isso, é importante que o líder se inteire da situação toda antes de iniciar a conversa com os envolvidos.

É natural que, em uma discussão, as partes busquem acontecimentos anteriores para justificar essa ou aquela atitude. Para não ficar preso em uma eterna troca de acusações, é válido que o mediador saiba onde está pisando.

Utilizando fatos como base é possível chegar a uma solução justa. Mesmo que a decisão não agrade a todos, ficará evidente que não se trata de predileção por ninguém.

3. Crie competições saudáveis

Nem toda divergência é, necessariamente, ruim ou envereda por um viés de briga. O líder da equipe deve estar atento para identificar quando essas discordâncias podem gerar competições saudáveis.

Por exemplo: dois membros da equipe discordam pacificamente em relação ao método para realizar um projeto. Por que não permitir que ambos os métodos sejam testados para descobrir qual é a melhor opção para a empresa?

Os “competidores” certamente vão se esforçar para que seu método seja o vencedor. Além da dedicação, é possível demonstrar para a equipe que todo mundo pode ter a chance de brilhar no grupo. Lembre-se apenas de que a competição deve ser saudável.

4. Soluções são melhores do que culpados

Já percebeu como é comum que, ao estar diante de um problema, comecemos a procurar por culpados? Essa é uma atitude que não beneficia ninguém e que pode levar a uma ruptura mais profunda da equipe. Então, antes de apontar o dedo para um membro da equipe em uma situação difícil, peça que os colaboradores ajudem com possíveis soluções.

Reunir as pessoas do time para tentar formular uma solução é a melhor forma de aproximá-las. O processo de busca por soluções pode envolver conversas individuais e coletivas, pesquisas, processo de Coaching, entre outros. Tenha em mente que o mais importante é saber como sair do problema e não quem é o culpado.

5. Interferência externa pode ser necessária

Há uma situação recorrente na sua equipe que nem horas de conversa estão resolvendo? Nesse caso, pode ser necessário contar com interferência externa. Pode ser de um profissional do setor de RH da empresa ou mesmo um especialista em gerenciamento de conflitos externo. O reconhecimento de que o problema é maior do que se imaginava é o primeiro passo para solucioná-lo.

O objetivo é conseguir uma solução duradoura e abrangente para que sua equipe se concilie. Ressaltamos que o líder não deve pensar em demissões nesses casos, mas sim em como solucionar o conflito. Somente em situações extremas, em que realmente não há o que fazer, que se deve cogitar desligar uma das partes envolvidas no conflito.

6. Cumprimento de soluções

As soluções obtidas em conjunto devem ser cumpridas e respeitadas por todos. Cabe ao líder da equipe observar o quanto essas medidas estão sendo efetivamente aplicadas no dia a dia. Vencer eventuais resistências às decisões de grupo é determinante para o sucesso da equipe.

Contudo, é importante que o líder esteja aberto para ouvir os relatos atualizados dos membros da equipe. Novos dados e fatos podem demonstrar que as soluções não estão sendo eficientes. Reconhecer que as coisas não estão saindo como o esperado é fundamental para colocar o time no caminho certo.

7. A tecnologia é uma grande aliada

Lideranças de equipe devem ter na tecnologia uma aliada para evitar conflitos. Sistemas de gestão de equipes contribuem para que a comunicação flua de forma clara e com registros. Uma das principais bases de conflitos entre colaboradores é a falta de comprovação de quem disse e fez o quê.

Com esses registros, será mais fácil compreender onde ocorreu o desentendimento e resolver. Mais uma vez, ressaltamos que não se trata de uma busca por culpados e sim uma forma de tornar as relações no ambiente de trabalho mais pacíficas.

Considere o investimento em um sistema de gerenciamento como uma ação preventiva a conflitos. Evitar que os desentendimentos aconteçam é sempre a melhor maneira de proceder.

Com essas dicas é possível mediar os conflitos entre os membros da sua equipe mantendo o foco na produtividade!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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