O que é uma liderança transparente?

Líder com sua equipe

Saiba como ser um líder transparente.

Na liderança transparente, o líder adota uma postura de gestão sincera, coerente, aberta e confiável em relação aos seus subordinados. Isso significa que ele se coloca em uma posição horizontal em relação aos membros da sua equipe, estando sempre aberto ao diálogo.

Ao adotar essa forma de gerir a equipe, o líder atua com mais ética e seriedade. Continue lendo para entender melhor o que é uma liderança transparente.

Afinal, o que é a liderança transparente?

O líder transparente é aquele que se mostra totalmente sincero para com seus colaboradores. Há a preocupação de agir de forma ética e coerente, tornando-se um exemplo para os seus liderados. A marca principal desse tipo de liderança é a integridade. Ao longo do tempo, essa forma de gerir a equipe promove maior engajamento e produtividade

A liderança transparente se contrapõe a modelos de liderança ultrapassados em que o gestor se coloca em uma posição intocável. Há maior diálogo e a redução das distâncias entre os colaboradores e o líder. O planejamento é compartilhado com os colaboradores de forma que todos sabem quais são as metas e objetivos da organização.

Esse estilo de liderança vem ganhando cada vez mais empresas adeptas por facilitar o intercâmbio de informações. Também é imprescindível em um contexto amplamente competitivo e no qual a rapidez da tomada de decisões é determinante. Uma companhia em que os colaboradores participam ativamente junto ao seu líder tem muito mais chances de sucesso.

Principais benefícios da liderança transparente 

Entre os benefícios que esse tipo de gestão oferece está o fato de tornar o clima organizacional mais leve e produtivo. Há maior colaboração entre a equipe, pois todos se colocam num mesmo lugar de relevância. A seguir iremos explicar com mais detalhes os principais benefícios relacionados a esse estilo de liderança.

1. Colaboradores mais inspirados

O líder transparente é um grande exemplo para os seus liderados, pois apresenta tanto seu lado forte quanto seus pontos que demandam melhoria. Os colaboradores se sentem inspirados por esse exemplo a produzir mais e melhor de acordo com as ferramentas que possuem. 

A forma clara de se comunicar também é bastante inspiradora, reduzindo as animosidades no ambiente corporativo. Quando as metas e objetivos são compartilhados com os colaboradores, é natural que eles se sintam mais instigados e entreguem o seu melhor. Em suma, a transparência é uma grande força motriz de inspiração.

2. Construção de uma relação baseada na confiança

A confiança é a base mais sólida para a construção de uma relação profissional saudável e com bons resultados. O diálogo é constante na liderança transparente e isso contribui para uma aproximação mais confiável entre líder e liderados. Nessa forma de conduzir os liderados, é natural que o líder se coloque à disposição para ajudá-los a vencer seus desafios. 

Atitudes como compartilhar planos e ajudar a superar dificuldades são fundamentais para estabelecer maior confiança. No decorrer dos dias de trabalho, o líder transparente cria um ambiente acolhedor para todos. Em médio e longo prazo, isso significa pessoas com entrega mais intensa às suas funções e que se mostram mais empáticas umas com as outras. 

3. Redução de ruídos na comunicação

Os ruídos de comunicação podem ter várias origens, sendo a mais comum às conversas paralelas de corredor. Quando se está em um ambiente pouco transparente, é mais comum que esse tipo de “bochicho” ganhe forma.

Ao longo do tempo, esse comportamento pode gerar consequências desastrosas para a união da equipe. As mensagens começam a ser repassadas de forma torta e podem não ser compreendidas adequadamente por todos.

Tudo isso acaba quando se tem um líder comprometido a se comunicar claramente com os seus colaboradores. Se tudo é dito às claras e nada fica escondido, não tem porque surgir os comentários paralelos. Colocar-se à disposição dos membros da equipe é uma forma de mantê-los focados no que realmente importa. 

4. Sensação de segurança para os colaboradores

A liderança transparente tem como um dos maiores benefícios o fato de fortalecer a segurança dos colaboradores em si mesmos e no grupo. O fato de entender o que o líder espera e não ter não ditos pairando no ar contribui para que o grupo se fortaleça. Os profissionais não perdem tempo alimentando inseguranças como não saber o que o gestor pensa deles.

Com mais segurança, os colaboradores tendem a desempenhar melhor o seu papel. A segurança na empresa é fundamental para reduzir o turnover (rotatividade). Isso porque os profissionais sentem que estão em uma posição que lhes permite crescer, mas sem perder a segurança. Reduzir a taxa de turnover é importante para reduzir as perdas de capital financeiro e intelectual da sua organização.

5. Aumento do engajamento

Em uma gestão pautada pela liderança transparente é muito mais fácil conquistar o engajamento dos colaboradores. Fazer com que as pessoas se sintam bem na companhia é o segredo para torná-las mais produtivas. Sentir-se feliz e realizado com seu trabalho é o que move o profissional a buscar novos desafios. 

Como o líder transparente reconhece e recompensa o esforço dos colaboradores, naturalmente, recebe mais engajamento ao longo do tempo. A equipe só tende a se fortalecer em um ambiente em que essa liderança é predominante. 

Como ser um líder transparente?

Agora que você já sabe o que é e quais são as vantagens da liderança transparente, deve estar se perguntando como seguir por esse caminho. O primeiro passo é compreender que estar na posição de líder não te coloca acima dos membros da sua equipe. Essa posição aumenta a sua responsabilidade. O líder transparente é acima de tudo humilde.

Nessa gestão o líder se posiciona horizontalmente em relação aos seus colaboradores. Os colaboradores da equipe precisam compreender que seu trabalho faz a diferença. A liderança transparente se pauta pela sinceridade e pela empatia. O líder deve se colocar constantemente no lugar dos seus liderados. 

Por fim, é também muito importante que o planejamento corporativo seja dividido com os colaboradores. Conhecer os próximos passos e a sua função nesse contexto ajuda o profissional a se sentir mais integrado. As pessoas desejam fazer parte dos planos e ter sua relevância reconhecida.

Gostou de saber mais sobre liderança transparente? Comente abaixo!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds