Principais erros de execução das empresas

Confiram quais são os principais erros de execução que podem ocorrer dentro de uma empresa

Cometer erros no dia a dia de gestão das empresas é absolutamente normal, o problema está na quantidade e tipos de falhas que são cometidas. Os gestores que conhecem os principais erros de execução têm mais ferramentas para contornar as dificuldades e se consolidar em seu segmento de mercado.

Pensando nisso, iremos apresentar ao longo deste artigo os erros mais comuns que podem representar um grande impacto para a manutenção da companhia na ativa. Leia com atenção para evitar cometer esses deslizes em seu dia a dia de gestão e fortaleça seu empreendimento.

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Conheça os 5 principais erros de execução das empresas

Gerir um negócio é uma tarefa de grande complexidade e que demanda o conhecimento de diferentes áreas, mas que quando é realizada com atenção e preparo pode se tornar bem mais simples. Veja abaixo quais são os principais erros de execução que são cometidos por gestores com dicas de como evitá-los, tornando sua gestão muito mais eficaz.

1 – Objetivos estratégicos restritos a algumas áreas

Ter um planejamento estratégico para atuar no mercado é essencial para companhias de todos os portes, no entanto, quando esse plano não é traçado com assertividade, pode não oferecer os resultados desejados. Um dos erros mais comuns de execução de planejamento estratégico está na definição de objetivos restritos a apenas algumas áreas da companhia.

O correto quando se está determinando os objetivos estratégicos do planejamento da organização é passar por todas as áreas que constituem o empreendimento. Independentemente de uma área ter uma atuação mais significativa para alcançar os objetivos, não se deve excluir outras que trabalham em conjunto para a conquista de um resultado consistente.

O ideal é fazer uma revisão do mapa estratégico antes de fechá-lo para ter certeza de que todas as áreas do negócio contribuirão de alguma forma para o resultado desejado. Lembre-se de que não traz nenhum benefício para a companhia contar com colaboradores insatisfeitos por acreditar que estão sendo subvalorizados.

2 – Desenvolvimento de projetos desnecessários

Um erro de execução que atrapalha consideravelmente a capacidade de produção das empresas é se comprometer com mais projetos do que é necessário e/ou a organização tem capacidade de realizar. Trata-se de um engano cometido especialmente por uma falta de articulação entre os projetos e o planejamento estratégico.

Uma forma de evitar ter uma lista de projetos desnecessários é alinhá-los com o planejamento estratégico central, ou seja, toda vez que um novo projeto é elaborado, deve ser confrontado com os objetivos gerais para que se determine a sua real necessidade para alcançar o resultado esperado pela empresa.

Com o passar do tempo, essa prática ajudará a reduzir os custos da sua companhia, evitando a concentração de recursos em projetos que não contribuirão efetivamente para o crescimento dela. Não se deixe levar pela empolgação de executar diversos projetos, pois isso não significa que a sua empresa está trabalhando melhor, apenas que está trabalhando mais.

3 – Pressa para realizar os projetos

Muitos gestores cometem o erro de concentrar um grande número de projetos em um espaço muito curto de tempo, comprometendo, assim, a capacidade da companhia de realizar todas as suas demandas, seja pela falta de mão de obra ou recursos financeiros. Esse erro é reflexo, em grande parte das vezes, do desejo do gestor de ver os objetivos organizacionais sendo realizados o mais rápido possível.

Antes de começar a realização dos projetos da sua empresa, é importante analisar se há recursos (tanto humanos quanto financeiros) disponíveis para esse trabalho em si e/ou para a realização de todos os planos em pauta no momento. Sempre se deve considerar todos aqueles que estão em vias de execução em cada momento para ter certeza de que poderão ser concluídos assertivamente.

Estabelecer um teto de gastos e de volume de trabalho para os diferentes setores da empresa é uma forma de frear a quantidade de projetos, evitando uma situação que saia do controle com muitas atividades tendo que ser realizadas ao mesmo tempo.

4 – Falta do estabelecimento de prioridades

Quando o assunto é gestão empresarial, se mostra fundamental estabelecer prioridades, ou seja, os objetivos estratégicos devem ser elencados de acordo com o seu peso para o alcance do resultado geral esperado. Se os objetivos mais relevantes não ganham tal destaque, acabam ficando perdidos no meio dos outros, não recebendo a atenção, em termos de recursos e mão de obra, de que necessitavam.

O gestor deve sempre olhar para a lista de objetivos estratégicos da sua companhia para os próximos anos e encontrar entre eles os que merecem mais atenção por serem mais importantes. Uma forma simples de fazer isso é pensar quais são os objetivos sem os quais a sua organização não consegue se manter no mercado em médio e longo prazo.

Tudo aquilo que impediria o negócio de se manter produzindo e consolidado em sua posição de mercado deve ser visto como prioridade. Pode ser interessante trabalhar com uma escala em que há projetos essenciais, menos essenciais e pouco essenciais. A primeira categoria precisa ser realizada imediatamente, a segunda não deve ser preterida por muito tempo e a terceira pode ser deixada para um momento mais propício.

5 – Mensuração dos resultados

Por fim, um grande erro de execução que pode comprometer seriamente a saúde da gestão das empresas é a falta de um bom trabalho de mensuração, ou seja, a avaliação dos resultados de acordo com indicadores relevantes. Quando os objetivos estratégicos são traçados dentro do plano geral, devem ter definidos indicadores que permitam avaliar os resultados conquistados durante e no final dos processos.

Durante a execução de um projeto, é crucial manter a rotina de avaliações periódicas para ter certeza de que tudo está caminhando como deveria. Trabalhar dessa forma permite alterar planos que se mostrem ineficientes ou potencialmente problemáticos ao longo do tempo. Lembre-se de que um projeto é mais do que somente o resultado da sua conclusão, ele é um todo formado por um conjunto sólido de ações.

Com essas dicas a respeito dos principais erros de execução cometidos nas empresas ficou bem mais fácil evitá-los.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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