5 métodos de motivação no trabalho

Motivação no Trabalho Dicas poderosas de motivação no trabalho

Você já ouviu falar sobre métodos de motivação no trabalho? São ações que uma empresa deve realizar com o intuito de estimular a sua equipe para que todos se sintam realizados em suas funções e contribuam para o alcance de bons resultados.

Manter colaboradores motivados é, sem dúvida, um dos grandes desafios de qualquer companhia. Contudo, é uma batalha que precisa ser enfrentada, pois é impossível conquistar bons resultados com uma equipe que está desmotivada e infeliz com trabalho desenvolvido, o cargo ocupado ou com o ambiente em que se está inserido.

Siga a leitura para conferir 5 métodos para aplicar em seu empreendimento para motivar os seus funcionários e levar cada um a exercer o seu potencial máximo. Boa leitura!

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Métodos de motivação no trabalho para máxima performance

A motivação, muitas vezes, não está relacionada ao trabalho em si, mas ao ambiente criado para o desenvolvimento das atividades diárias. Nesse contexto, vale a pena conhecer algumas ações eficazes para sua equipe e ambiente de trabalho.

É importante dizer também que toda e qualquer iniciativa voltada para a motivação precisa ser feita de modo honesto e com autenticidade. Além disso, a motivação de uma equipe é algo a ser construído coletivamente e não é da noite para o dia. Pode levar um certo tempo e, por isso, cabe aos líderes terem paciência com o processo.

Confira, a seguir, 5 ações para promover a motivação no ambiente de trabalho e estimular seus funcionários a alcançarem a máxima performance.

Quer saber como motivar e potencializar os resultados de sua equipe?
Clique aqui e baixe agora meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

1. Proporcione um ambiente de trabalho agradável

O salário não é o único fator que mantém colaboradores motivados em uma empresa. O ambiente de trabalho conta muito e, quando não é agradável, se torna um dos principais motivos para altos índices de turnover.

Por isso, prezar por um ambiente de trabalho agradável e propício ao desenvolvimento e crescimento dos profissionais é tão importante quanto a questão financeira. Os líderes são peças-chave nisso, já que convivem de perto com a equipe e dão o tom da relação dos demais.

Para tornar o ambiente mais agradável para todos, disponibilize ferramentas e equipamentos de trabalho adequados. Certifique-se de que os utensílios oferecidos estão funcionando normalmente. Propicie um local limpo e higiênico, ofereça locais adequados para alimentação e tente suprir todas as necessidades dos funcionários. 

Em se tratando da convivência entre os membros do time, a harmonia deve ser estabelecida como parte da cultura corporativa. Supervisores e gestores devem servir como exemplo, mantendo bons relacionamentos com todos. Promover momentos de descontração entre os colaboradores pode ajudar.

2.  Dê feedbacks pontuais 

Todo profissional sente a necessidade de saber como está sua atuação profissional e se a direção da empresa está satisfeita. Por isso, dar feedbacks é essencial para manter a equipe motivada. Esses retornos devem ser sempre construtivos, sendo realizados com frequência ou sempre que uma atividade importante for cumprida.

Uma ótima maneira de realizar o feedback é utilizando uma estratégia chamada “Feedback Burger”. Trata-se de uma poderosa ferramenta de Coaching que consiste em seguir três passos básicos: 

  • Fazer um elogio verdadeiro ao profissional para gerar receptividade;
  • Dar o feedback, ressaltando pontos fortes e os que podem ser melhorados e aperfeiçoados;
  • Finalizar com foco no futuro, falando sobre os próximos passos e perspectivas.

Exemplo: “Eu entendo as atitudes que teve, foi o melhor que podia fazer naquela situação. Mas, se você tiver uma atitude diferente, acredito que seus resultados podem ser ainda melhores, não é mesmo? Parabéns! Conte comigo para crescer ainda mais. Tenho certeza que, com seu esforço e dedicação, você conquistará resultados ainda mais positivos”.

3.  Invista em seu time e reconheça os esforços dos colaboradores

Para conquistar profissionais qualificados e comprometidos com os resultados da organização, é fundamental investir em capital humano. Forneça oportunidades para que os colaboradores desenvolvam seu potencial e aperfeiçoem suas habilidades.

Sempre que possível, ofereça treinamentos, capacitação e cursos para que a equipe renove seus conhecimentos e adquira informações que possam melhorar positivamente seu trabalho. Incentive os funcionários a crescerem profissionalmente e reconheça os esforços daqueles que buscam esse aperfeiçoamento.

As bonificações ao final do ano ou de acordo com o alcance de metas são mais uma forma de reconhecer os esforços do time. Mais do que dinheiro, essa iniciativa mostra a eles que a empresa os valoriza e dá a oportunidade de que realizem algo significativo em sua vida pessoal.

4.  Ofereça benefícios

Apesar de fundamentais para a motivação organizacional, muitas empresas ainda não dão importância para os benefícios. É importante lembrar que todo profissional precisa se deslocar ao trabalho, ter saúde para realizar suas tarefas com qualidade, ter energia para dar o seu melhor, entre outras coisas.

Entre os benefícios essenciais que uma companhia deve oferecer aos seus funcionários estão: vale transporte, vale alimentação, plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida e auxílio combustível. Inclusive, alguns deles são obrigatórios por lei dependendo do número de funcionários.

Além desses, existem outros tipos de benefícios que podem ser considerados de acordo com o perfil dos funcionários, como auxílio para creche, academia, uso de veículos corporativos, plano de telefonia, entre outros.

Hoje, muitas companhias utilizam os benefícios como estratégias de retenção de talentos. Afinal, essas vantagens têm sido consideradas pelos candidatos juntamente com o salário quando vão participar de processos seletivos.

5.  Reconheça seus profissionais

Profissionais reconhecidos sabem do seu valor e importância dentro da empresa. Atitudes de reconhecimento  por parte dos líderes e gestores fazem com que eles se sintam cada vez mais motivados a dar o seu melhor em prol da organização empresarial e, assim, aproveitar as oportunidades de crescimento.

Diante disso, procure, sempre que possível, reconhecer os esforços dos colaboradores não apenas com elogios, mas com reconhecimentos financeiros. Importante destacar que esses reconhecimentos também podem ser feitos em forma de planos de carreira, reajustes salariais, bonificações ou até mesmo prêmios especiais. 

Agora, conte pra gente: o que você considera importante para motivar um profissional no trabalho? Qual a sua opinião sobre esse assunto? Utilize o espaço abaixo para deixar sua contribuição. Aproveite para espalhar o conhecimento, compartilhando este artigo em suas redes sociais!

Copyright: 585006826 – https://www.shutterstock.com/pt/g/robertkneschke

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds