Aprenda a ser líder

sendo um bom líder

A liderança é uma das habilidades mais valorizadas e almejadas pelo mercado e por muitos profissionais que buscam destaque em suas carreiras. A capacidade de administrar negócios e gerenciar pessoas é uma tarefa que exige muita responsabilidade e comprometimento.

Há quem tenha o talento nato para exercer tal função e os que a adquirem com muita persistência e comprometimento.

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Qual a importância de um líder dentro das empresas?

As empresas procuram por pessoas com liderança justamente por elas serem confiáveis e por terem a capacidade de gerar uma equipe sem que a mesma fique desmotivada. Elas são responsáveis por fazer de seu time uma engrenagem, onde todas as pessoas funcionam juntas em um mesmo ritmo, fazendo assim com que a corporação e seus colaboradores cresçam cada vez mais.

Como posso ser um bom líder?

Para quem busca desenvolver a habilidade de liderança e se destacar em seu trabalho, carreira ou mercado, vale a pena conferir algumas dicas e aprender a ser um líder bem-sucedido:

Seja exemplo

Um líder é um espelho para seus liderados, e o comportamento de sua equipe será reflexo de suas próprias ações. Nesse sentido, é bom ficar atento ao tipo de comportamento que você tem diante dos seus colegas de trabalho. Se você deseja ser um bom líder, aprenda a inspirar pessoas e conquistar pelo exemplo e não pela imposição. Se suas atitudes forem positivas e motivadoras, sua equipe seguirá o seu exemplo.

Mantenha o foco

Um líder sabe manter o foco mesmo diante de frustrações, imprevistos e distrações no dia a dia de trabalho, não deixando que isto afete sua produtividade e de sua equipe. Ele sabe lidar bem com situações adversas sem perder a calma ou paciência. Mantenha o foco sempre.

Ouça seus colaboradores

Um grande líder é aquele que sabe ouvir e, acima de tudo, respeitar a sua equipe. Ele sabe que cada um é parte essencial para os bons resultados da organização, e valoriza a todos de maneira igual. Aprenda a ouvir as idéias propostas, sugestões e contribuições dos seus colaboradores e promova um ambiente propício à colaboração mútua e co-criação entre todos. Lembre-se também de ter tato com sua equipe. Gritar com eles, demonstrar impaciência e irritação faz com que eles deixem de te respeitar e passem a te temer. Tenha uma ligação próxima, se tornando assim a pessoa que eles sempre procuram quando têm algum problema.

Saiba delegar

Um bom líder é aquele que conhece sua equipe profundamente e sabe delegar tarefas de acordo com o perfil, aproveitando as competências de cada profissional. Conheça os pontos positivos e os potencialize a favor do trabalho exercido. Quanto aos pontos negativos, ajude com que os colabores trabalhem em cima deles e consigam se tornar mais eficazes.

Dê feedbacks

Dar feedbacks é valorizar e mostrar a importância de cada profissional para a organização. Aprenda a dar feedbacks positivos ou de melhoria, quando necessário, sempre com foco no autodesenvolvimento de cada colaborador. Isso ajudará com que eles se sintam valorizados e conheçam os pontos que precisam manter ou melhorar.

Procure melhoria contínua

Esses passos são importantes, porém, é necessário se aperfeiçoar todos os dias. Faça uma autoavaliação para conhecer seus próprios pontos positivos e negativos e use isso para melhorar tanto o seu lado profissional quanto o pessoal. Busque sempre estudar e conhecer novas técnicas, cursos e palestras que irão te motivar e lhe darão as ferramentas necessárias para administrar sua equipe de uma maneira eficaz.

Conheça o exemplo de grandes líderes brasileiros

Aqui no Brasil existem milhares de pessoas que se tornaram excelentes líderes. Um exemplo é o técnico de vôlei Bernadinho. Sendo um dos mais notados jogadores de vôlei do país em 84, ele se tornou o treinador mais amado da seleção, liderando sempre seu time de uma maneira que potencializa o talento e técnica de cada um de seus jogadores. Aqui em nosso blog, ele dá dicas de sucesso e liderança.

Outro grande exemplo é o empresário Abílio Diniz. Dono da BRF, ele acredita que não se nasce líder, e sim que é algo a ser conquistado. Em nosso blog, você pode conhecer um pouco sobre sua história e sobre seu estilo de liderança, que o tornou um dos homens mais bem sucedidos do Brasil.

Vale a pena também conhecer mais sobre Luiz Antonio Seabra, fundador da Natura. Criativo e preocupado com seus clientes, ele ousou e seguiu seu sonho. O resultado disso é uma empresa de sucesso, além dele ser considerado um dos 100 líderes com melhor reputação no país!

Bernadinho:

http://www.ibccoaching.com.br/portal//tudo-sobre-coaching/exemplos-de-lideranca/dicas-de-sucesso-coach-bernardinho/

Abílio Diniz:

http://www.ibccoaching.com.br/portal//tudo-sobre-coaching/o-estilo-de-lideranca-de-abilio-diniz/

Luiz Antonio Seabra:

http://www.ibccoaching.com.br/portal//tudo-sobre-coaching/saiba-quem-e-luiz-antonio-seabra-fundador-da-natura/

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Foto: © Depositphotos.com / andresr

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