As características de líder do Papa Francisco

Liderança Eficaz Características de liderança eficaz na atuação de Papa Francisco

 

Líderes existem em todas as esferas da nossa sociedade. Nas empresas, nos esportes, nas famílias e também nas religiões. Dentre os líderes religiosos que exercem uma liderança admirável é o Papa Francisco. E em que pontos esta liderança é digna de admiração e até mesmo, pode ser considerada um exemplo a ser seguido? Para saber as respostas para estas perguntas, continue a leitura. 

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

Da Argentina para o mundo: conheça um pouco a história de Papa Francisco

Jorge Mario Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, Argentina. Após a abdicação do Papa Bento XVI, Jorge Mario foi eleito papa em março de 2013 e o mundo então o conheceu com outro nome: Papa Francisco. 

Papa Francisco é o atual chefe de estado do Vaticano e o 266º pontífice da Igreja Católica. Vale dizer também que Francisco é o primeiro latino-americano a ocupar este cargo no Vaticano. Desde que assumiu, o Papa vem chamando a atenção por suas características de liderança que está orientando a Igreja Católica para uma profunda reforma, além de utilizar de sua importância no cenário internacional para postular soluções pacíficas para conflitos históricos. A liderança do Papa Francisco tem promovido mudanças importantes em uma das instituições mais tradicionais do mundo. E é sobre essas características de liderança tão presentes na atuação de Papa Francisco que vamos falar no próximo tópico. 

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Características de liderança eficaz na atuação de Papa Francisco

A seguir, relacionamos as qualidades do perfil desse, que talvez seja um dos líderes mais destacados no contexto internacional da atualidade. Conheça e se inspire nessa figura que está gerindo a mudança em uma instituição que está dentre as mais antigas do mundo.

1 – Estar disponível para atender, conversar e ajudar as pessoas

 O líder que é inacessível, que não está interessado naqueles que orienta, não suscita confiança e assim não possui respaldo para liderar. Em diversas ocasiões o pontífice surpreendeu a todos ao atender pessoas no meio da rua.

2 – Posicionamento claro e transparente

A falta de transparência implica na perda da confiança. Tratar de temas que até então não eram abordados publicamente pela Igreja, como questões de gênero e direitos de miniorias mostraram que o pontífice preza pela verdade, pela clareza.

3 – Igualdade aos demais

Em vários momentos o Papa se colocou em igualdade com os indivíduos que o seguem e com outros líderes mundiais. Essa postura demonstra que o perfil do líder mudou e não é mais aquele que levava todo o destaque atribuído às conquistas. A gentileza é essencial para que todos evoluam juntos.

4 – Adequação do discurso a realidade

Em diversos pronunciamentos, o Papa discorreu contra a ostentação e, ao observar suas atitudes, percebemos que há coerência entre o que se fala e o que se faz. Um líder que diz uma coisa mas se comporta da forma oposta não gera credibilidade.

5 – Ter atitudes que inspiram pessoas de maneira positiva

As atitudes do Papa levam muitos a rever seus valores e condutas, propiciando a mudança, a evolução. Esse é um dos principais papéis de um líder: suscitar nos indivíduos a vontade de crescer, de ascender, e servir de referência a esses.

6 – Comunicação prática, clara e objetiva

O Papa Francisco se comunica de maneira facilmente compreensível, denotando objetividade e foco na resolução dos problemas e desafios que surgem em seu cotidiano a frente do Vaticano. 

7 –  Lidar de maneira imparcial e equilibrada com o poder 

O Papa realizou uma série de mudanças na forma de gerir o Vaticano, utilizando suas prerrogativas como chefe de estado, estabeleceu metas e objetivos, designou tarefas e está cobrando os resultados. Um líder deve ser firme em suas decisões e utilizar de seu poder para gerir os recursos a fim de alcançar as propósitos estabelecidos.

8 – Motivar pessoas

A atitude do pontífice alinhada a seu discurso inspira indivíduos, aumenta a admiração e a confiança das pessoas, e congrega a todos os fiéis em algo maior. Esse sentimento de pertencimento, de estar seguindo algo que se acredita, atribui mais motivação às pessoas.

Estes são atributos muito importantes para todos os líderes e que são notórios na liderança exercida pelo Papa Francisco. Agora, conte pra gente: quais características citadas acima você considera essenciais para um líder? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e sua opinião sobre o assunto. Espalhe o conhecimento! Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais. 

Copyright: 162800972 – https://www.shutterstock.com/pt/g/philip+chidell

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010