O coaching e a motivação para a sua vida

Homem escalando montanha

Confira algumas dicas para fazer dos pensamentos seus aliados para o sucesso.

Já imaginou como seria o desempenho de um atleta se ele treinasse arduamente todos os dias, mas não sentisse vontade de ser o vencedor? De um empreendedor que abre uma empresa pensando que ela vai quebrar? Ou de um profissional que levanta todos os dias de manhã acreditando não ser bom no que faz?

O alcance de resultados satisfatórios não depende apenas do método que é empregado, mas também da convicção e da força de vontade. A felicidade e a motivação são como uma chama acesa que move quem está determinado a alcançar os seus objetivos. Neste artigo, você vai entender como podemos exercitar a motivação dentro de nós e como o processo de coaching se faz importante nesse processo. Confira!

Coaching: motivação e movimento

O coaching é uma eficiente resposta para quem se encontra em uma situação desfavorável, propondo soluções para dificuldades e crenças limitadoras. Assim, a técnica impulsiona o indivíduo para o sucesso pessoal ou profissional.

Embora muitas pessoas pensem que o coaching é apenas um treinamento, o seu conceito é bem mais amplo: trata-se de uma poderosa metodologia voltada para o desenvolvimento de habilidades e competências que estão latentes dentro de cada um de nós.

O processo de coaching é conduzido pelo coach (profissional especializado em coaching), que auxilia o coachee (cliente) a definir objetivos de curto, médio e longo prazo. As metas são acompanhadas e analisadas frequentemente para avaliar os progressos do cliente.

O coach é um profissional com profundos conhecimentos em desenvolvimento humano, administração, psicologia, entre outras áreas. Esse conjunto de saberes faz com que ele ajude o coachee a obter o melhor desempenho possível naquilo que ele deseja alcançar. Além disso, oferece também apoio motivacional para que o cliente persista, sobretudo diante dos obstáculos.

Dicas para exercitar a motivação

A motivação é um movimento de dentro para fora. Motivação vem de “motivo”, ou seja, da razão; do propósito pelo qual fazemos o que fazemos.

Para que o indivíduo se sinta plenamente motivado, é necessário acessar as suas emoções positivas e administrar os sentimentos negativos, que sabotam e impedem o desenvolvimento. Desse modo, é possível manter a força interior equilibrada, superar as adversidades, alcançar objetivos, atingir metas e conquistar resultados extraordinários.

Confira 6 dicas para fazer dos pensamentos seus aliados para o sucesso:

1. Seja otimista

Por mais complicada que esteja uma situação, sempre a encare com otimismo. Se alguma dificuldade cruzar o seu caminho, pense positivo e acredite que essa condição vai melhorar. Se existe um problema, não se pode focar apenas nele: é preciso procurar uma solução com criatividade e bom humor.

Existe, contudo, o chamado “otimismo tóxico”, que é aquele em que o indivíduo simplesmente se obriga a ser feliz o tempo inteiro, ignorando os problemas que surgem. Não aja dessa maneira. Tenha um pensamento positivo de que as coisas podem melhorar, mas faça a sua parte para que isso aconteça, OK?

2. Administre as suas emoções

Saber administrar as emoções é uma das principais formas de demonstrar autocontrole, equilíbrio e motivação. É preciso compreender que as perdas fazem parte da vida, e que não podemos nos deixar influenciar por sentimentos tempestuosos e coléricos. Administrar emoções é saber se portar com serenidade e positividade.

Se uma emoção negativa surgir (como a raiva, a tristeza e o desânimo), entenda por que essa emoção surgiu e o que ela está querendo dizer a você. Não reprima o que você sente, apenas administre a intensidade dos sentimentos, de modo que eles não bloqueiem os seus pensamentos racionais e o levem a tomar atitudes das quais você pode se arrepender.

3. Conheça a roda da vida

A roda da vida é uma das ferramentas mais utilizadas no coaching, tendo por objetivo auxiliar o coachee a descobrir quais são as áreas de sua vida que estão em desequilíbrio.

Para utilizar a Roda da Vida, confira a imagem abaixo e atribua uma nota de 0 a 10 para cada uma das áreas. Após a avaliação de todos os campos, identifique qual é o campo de menor nota e pense em estratégias para desenvolver esse ponto crítico.

Todas as esferas da vida estão conectadas de alguma forma. Portanto, ao trabalhar um foco específico, naturalmente os outros campos da vida também serão impactados positivamente. Lembre-se de que o processo de coaching apenas dá as ferramentas, mas quem escolhe o que fazer e qual caminho seguir é você. Não há ninguém que lhe conheça melhor do que você mesmo.

4. Lembre-se das suas vitórias

Muitas vezes, a motivação desaparece porque deixamos de confiar em nossas próprias habilidades, qualidades e conhecimentos. Quando isso acontecer, olhe para o seu passado. Lembre-se especialmente das situações difíceis e daqueles problemas que você achava que não tinham solução.

Quantas vezes você se surpreendeu com as suas próprias habilidades, não é mesmo? Resgate esses momentos desafiantes que você superou. Às vezes, nos esquecemos do quão fortes somos. Não permita que isso aconteça. Lembre-se sempre de quem você é e do que você é capaz. Os problemas são grandes, mas você é maior!

5. Resgate os seus objetivos e propósitos

Pense em um estudante que deseja ser aprovado em um vestibular concorrido para o curso de medicina. Ele passa, às vezes, 12 horas por dia estudando. Frequentemente, perde os sábados para realizar simulados da prova. Mergulha nos livros e abdica de muitos momentos de lazer em família e com os amigos. No entanto, ele se mantém motivado, mesmo nessa rotina difícil, pois tem claro em sua mente o seu objetivo, de realizar o sonho de ser médico e viver esse propósito.

Mesmo que você não queira ser um médico, certamente tem outros propósitos em sua vida pessoal e profissional. Jamais se esqueça deles. Quando a vida parecer difícil, lembre-se desses propósitos, de modo que você recupere a vontade de lutar. É como aquela criança que recupera as forças para comer o jantar quando lhe prometem uma sobremesa deliciosa. Pense no seu “prêmio”!

6. Seja grato

Por fim, entenda que a maioria das pessoas que têm objetivos acaba focando tanto naquilo que falta conquistar que acabam se esquecendo de que já têm muitos motivos para agradecer. Sendo assim, olhe ao seu redor. Observe o que você tem, o que você já conquistou, o que você já é. Lembre-se de que a sua realidade atual já foi um desejo e um objetivo no passado.

Portanto, agradeça e dê valor a tudo aquilo que você já tem, já conquistou e já se tornou. A motivação é uma energia positiva que nos faz perceber que a felicidade não está apenas na linha de chegada, mas também em toda a trajetória. Aliás, é a dificuldade da caminhada que engrandece os resultados que obtemos!

O coach trabalha não apenas essas 6 dicas, mas também compartilha diversos outros ensinamentos com os coachees no que diz respeito à motivação. O assunto é bastante complexo, sendo alvo de estudos e pesquisas de indivíduos de diferentes áreas há séculos. Contudo, a motivação, por mais complexa que seja, jamais pode ser deixada de lado. Se ela desaparecer, confie em um coach para reacender essa chama dentro de você!

E você, ser de luz, como avalia o seu estado motivacional nos últimos tempos? Utilize o espaço a seguir para nos contar a sua opinião. Além do mais, se este conteúdo lhe ajudou de alguma maneira, que tal levá-lo a todos os seus amigos, colegas e familiares? Compartilhe este artigo por meio das suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010