Como motivar a si mesmo?

Homem no topo da colina

Veja como se manter motivado.

Ter motivação significa mover-se em busca de um objetivo. Refere-se ao comportamento individual dos seres que buscam um propósito, que definem uma meta ou desejam conquistar um sonho, seja no âmbito pessoal ou profissional. Por isso, dizemos que uma pessoa está motivada quando ela tem ânimo e energia para seguir em busca daquilo que deseja, mesmo que apareçam obstáculos no caminho (e eles sempre aparecem!).

Para alcançar aquilo que você almeja, é necessário empenho e dedicação. Porém, estar motivado, influencia de maneira positiva esse processo, principalmente quando se trata de uma conquista em longo prazo, que exige persistência. No meio do caminho, a dificuldade surge, e quem impede que a vontade de desistir apareça é a motivação.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Mas você sabe o que fazer para se motivar?

Algumas atitudes, quando bem exercidas, podem tornar-se o impulso que faltava para garantir o sucesso na conquista. Vejamos algumas delas!

1. Estabeleça um objetivo

Tenha foco e direção. Seja firme e forte. A motivação é uma energia interna que só aparece quanto damos a ela uma direção. Por isso, se você decide economizar dinheiro sem ter um objetivo por trás, certamente a atividade será muito difícil, e você tenderá a cair nas tentações de gastar o seu salário na primeira ida ao shopping center, por exemplo.

Em compensação, se você define uma meta clara, mensurável, específica e com um bom prazo de tempo, fica mais fácil passar pelos sacrifícios. Assim, se você estabeleceu para si mesmo o objetivo de comprar um carro novo, certamente essa será uma grande motivação para que você não gaste o seu salário com questões superficiais. Percebe como é importante ter um objetivo? Defina as suas metas!

2. Faça das suas necessidades uma força propulsora para atingir o que deseja

Não importa se são necessidades básicas ou de autorrealização. O importante é utilizá-las a seu favor. Para que os seus objetivos sejam de fato úteis para gerar motivação, é primordial que eles realmente estejam conectados com as suas paixões, com a sua visão de mundo e com o seu propósito de vida. Isso quer dizer que mesmo que você tenha definido um objetivo de ser aprovado em medicina no vestibular, por exemplo, isso não vai adiantar absolutamente nada se a sua paixão for a arquitetura.

Portanto, não existe motivação sem autoconhecimento. Quanto mais você conhecer a si mesmo, mais será capaz de entender o que faz sentido em seu propósito de vida. Em outras palavras, é conhecendo a si mesmo que você descobre o que o fará feliz. Se as atividades do seu dia a dia não estiverem, ainda que remotamente, associadas àquilo que você entende como felicidade, a sua motivação jamais vai aparecer.

3. Dê o melhor de si em tudo o que fizer

Para isso, exercite a sua mente e o seu corpo, cuide de você e do seu bem-estar. A motivação surge quando podemos nos dedicar às nossas paixões, ou seja, canalizar a nossa energia. No entanto, sem saúde física e mental, a energia simplesmente se esgota, e aí não há ânimo que dê jeito. Portanto, cuide-se nesse sentido. Algumas dicas úteis para isso são:

  • Organize o seu dia e a sua semana;
  • Defina prioridades em suas atividades;
  • Peça ajuda quando necessário;
  • Saiba dizer “não” quando for preciso;
  • Pratique atividade física e alimente-se de forma equilibrada;
  • Tenha momentos de lazer e descanso;
  • Tenha boas noites de sono.

4. Tenha interesse por aprender coisas novas

O interesse por adquirir outros conhecimentos e por conhecer diferentes culturas é muito importante para a motivação. Saiba que o conhecimento proporciona crescimento. Assim, quanto mais uma pessoa aprende, mais ela descobre que falta aprender, o que cria um círculo vicioso do aprendizado, que é muito positivo!

Muitas vezes, é da leitura simples de um livro que as pessoas descobrem verdadeiras paixões por determinados temas, o que as motiva a se aprofundarem neles. Portanto, exponha-se ao mundo, permita-se vivenciar diferentes experiências e verifique tudo aquilo que você tem a aprender com cada uma delas. Quando mais você se desenvolve, mais você percebe que tem, dentro de si, recursos para vencer os obstáculos do caminho rumo aos seus sonhos.

5. Tome iniciativas e aceite os desafios

Confie em si mesmo. Vá à luta. Construa os seus resultados! Pessoas desmotivadas enxergam problemas no caminho. Pessoas motivadas, contudo, enxergam desafios que servem não apenas para testar competências, como também para valorizar ainda mais as vitórias, nos momentos em que forem alcançadas. O que seria de um alpinista do Everest que subisse a montanha em um helicóptero? Nada! É do esforço e da superação que encontramos a vontade de vencer.

Por isso, uma dica importante nesse sentido é inspirar-se em pessoas que venceram e que já realizaram o sonho que você deseja alcançar. Você não deve imitá-las, mas inspirar-se nelas para trilhar o seu próprio caminho. Conheça as trajetórias delas, isso certamente lhe dará algum ânimo. Além disso, sempre que sentir alguma dificuldade, não hesite em pedir ajuda a quem puder concedê-la. Você não perde méritos por receber algum auxílio!

6. Firme compromisso

Por fim, seja responsável pelos seus próprios atos. Se algo der errado, não desista. Nem sempre a vitória chega quando se espera. É preciso sempre extrair algum aprendizado de uma derrota, encarar as barreiras e vencê-las com dignidade. Quando as falhas aparecerem, não desanime. Isso é o que acontece com todo mundo que sai da zona de conforto. Em vez de desistir, extraia das falhas aprendizados grandiosos, de modo que você possa fazer melhor na próxima tentativa, até alcançar a meta!

Para manter-se motivado, descubra, ainda, aquilo que o faz sentir-se bem, seja uma nova profissão, a convivência com a família, os ambientes que frequenta, a companhia dos amigos etc. O autoconhecimento proporciona grandes descobertas, aprendizados e, consequentemente, mais motivação.

Para concluir, perceba, acima tudo, o quão intenso é o poder que você tem em suas mãos. Sinta os seus desejos, decifre os seus sonhos e não tenha medo de vencer. O seu sucesso só depende de você!

Agora responda, ser de luz: quais são os seus sonhos? De que maneira você encontra motivação para partir em busca deles? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010