Descubra quais são os melhores métodos de motivação

Homem motivado no topo da montanha

Conheça os melhores métodos de motivação.

Estar motivado é estar disposto, engajado, comprometido com você e com todo o seu universo. Se sentir motivado significa ter motivos para agir, sabendo que suas ações o levarão a atingir objetivos determinados. Esses objetivos podem ser a conquista de bens materiais, promoção na carreira ou simplesmente ser feliz.

Uma pessoa desmotivada não consegue ter energia suficiente para concretizar seus desejos, e torna-se passiva diante dos acontecimentos. É como se ela abdicasse do poder de direcionar a própria história. 

A motivação é um ingrediente fundamental que deve estar presente no dia a dia do ser humano, seja no âmbito pessoal ou profissional.  É este o sentimento que impulsiona e dá força ao indivíduo para se movimentar e viver verdadeiramente.

No artigo a seguir iremos falar com mais detalhes sobre os principais métodos de motivação para você se engajar nas suas conquistas. 

Motivação: conhecimento das necessidades básicas do ser humano

O estímulo à motivação tem relação direta com o atendimento das necessidades básicas do ser humano. Deve ficar claro que oferecer um ambiente agradável é uma obrigatoriedade para ter início nesse processo. Logo, o atendimento de tais necessidades funciona como o ponto de partida.

O ideal é que as empresas invistam na melhoria das condições físicas do ambiente para que seus colaboradores possam então focar na motivação. Com boas instalações e condições é mais fácil focar no desenvolvimento do desejo de realizar mais e melhor. Em suma, esses cuidados físicos com o ambiente se caracterizam como a etapa zero do trabalho de motivação.

Os passos seguintes para a motivação das equipes 

Tendo passado dessa fase, é importante que os líderes de equipe se mostrem presentes na rotina corporativa dos colaboradores. Essa presença garante que os profissionais não se sintam desamparados diante dos desafios que surgem ao longo do caminho. Também é preciso, nesse trabalho motivacional, demonstrar claramente a importância de cada indivíduo dentro da estratégia geral.

A integração dos membros das equipes e das equipes entre si funciona como um elemento fundamental para consolidar a motivação. O sentimento de empatia e a troca verdadeira entre os profissionais é o que estabelece um ritmo saudável e motivacional.

O líder da equipe deve compreender que cada indivíduo é movido por um sentimento diferente. Algumas pessoas desejam ser reconhecidas, outras querem se desafiar. Entender essas diferenças é crucial para trabalhar corretamente com cada indivíduo da equipe. 

Conheça os melhores métodos de motivação

Agora que passamos por um apanhado geral da motivação, chegamos às dicas práticas. Existem várias formas de exercitar a motivação no seu dia a dia. Confira abaixo algumas dicas simples para se tornar mais propenso ao sucesso em suas empreitadas pessoais e profissionais. 

1. Faça aquilo que te faz bem

Sentir-se feliz está, inevitavelmente, ligado a fazer aquilo que te faz bem. Isso diz respeito a escolher a carreira ideal, o lugar onde vai morar, as viagens que fará e os sonhos a realizar. Quando nos colocamos na direção de algo que desejamos fazer, temos a tendência de nos sentir mais motivados para transpor barreiras. 

Entretanto, vale ressaltar que esse sentimento positivo só se mantém de forma duradoura se for encontrado naquilo que vai além dos olhos. Isto é, de dentro para fora. Não existe motivação maior e imbatível do que suas forças internas, e nenhum bem material pode pagar isso.

2. Tenha propósitos claros

O ser humano nasceu para evoluir e, por isso, é indispensável definir seus propósitos e metas. Faça as seguintes perguntas a si mesmo: por qual objetivo eu tenho acordado todas as manhãs? Por que eu escolho fazer o que faço hoje? Para que e por que eu tenho me dedicado? Eu realmente sinto que estou indo no caminho certo?

Aplique essas reflexões em todos os contextos, pois o indivíduo necessita estar em equilíbrio. De nada adianta ter uma carreira bem sucedida se sua família está desmoronando. Isso vale também para as outras áreas da vida, como saúde, finanças, espiritual, vida amorosa, amizade e etc.

3. Viva o aqui e agora

Uma das principais causas da desmotivação é a preocupação excessiva com o futuro. Na verdade, o tempo é uma metáfora, e o amanhã é apenas uma expectativa, uma possibilidade.

Claro que é imprescindível pensar em longo prazo, se planejar e visualizar a si mesmo com todos os seus sonhos realizados. No entanto, a única forma de concretizar tudo isso é agindo neste momento.

O convite é que você faça visitas em suas projeções apenas de vez em quando, e viva intensamente o aqui e agora. Seja sempre a melhor pessoa que puder ser no trabalho, na vida, com aqueles à sua volta e consigo mesmo.

4. Não se cobre tanto

Em busca da melhoria contínua, é comum que as pessoas se cobrem. Mas a moderação é sempre o ponto-chave para construir um caminho positivo, independentemente do destino. A evolução acontece com as mudanças e os desafios. 

Você pode errar ou não encontrar o que esperava, mas lembre-se sempre que o ser humano não é perfeito. Apenas dê o seu melhor, sem se prejudicar. Fique tranquilo, pois o universo é recíproco, e os frutos dos seus esforços serão colhidos, seja onde for.

5. Transforme dificuldade em força

Escolha transformar as dificuldades em molas propulsoras para seu crescimento. São nestes momentos que adquirimos grandes aprendizados e nos tornamos pessoas e profissionais melhores. Utilize esses momentos para se fortalecer ao invés de sofrer. Pense positivo!

6. Cuide de seus relacionamentos

O ser humano possui três necessidades básicas:

1 – Ser ouvido na essência;

2 – Ser notado, reconhecido e amado;

3 – Ter o direito de errar.

A felicidade se encontra no humanismo, e tem relação com a generosidade, compaixão e preocupação. Nesse sentido, procure cercar-se e cuidar das pessoas que te querem bem, pois são elas que preencherão essas necessidades naturalmente, tornando-o uma pessoa ainda mais plena!

Lembre-se!

“As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente” – Zig Ziglar.

Renovar a sua motivação é essencial para se manter conquistando tudo o que a vida oferece! Este conteúdo fez sentido para você? Passe-o adiante, compartilhando através das suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds