Descubra quem fundou o Google e saiba mais sobre essa história de inovação e sucesso

Google Saiba quem fundou o Google

 

O artigo de hoje está em clima de inspiração para quem tem a veia de empreendedor pulsando. Prepare-se, pois hoje você vai conhecer a história de Larry Page e Sergey Brin, os fundadores do Google. É só continuar lendo para acompanhar tudo!

O que é a empresas Google e como a empresa começou

Muito mais do que o site de buscas mais comum no Brasil, o Google é uma empresa possui diversos serviços e produtos digitais. A ideia da corporação surgiu com o americano Larry Page (nascido em 1973) e pelo russo Sergey Brin (nascido em 1973). 

Apesar de terem origens diferentes, os dois se conheceram na Universidade Stanford, nos Estados Unidos, como estudantes de doutorado. Em 1996, os dois começaram a elaborar um projeto sobre motores de busca. Um dos resultados deste estudo, foi a tecnologia PageRank, que mostra a relevância de um site. 

Em 1998 decidiram fundar um empresa com o objetivo de democratizar a informação, o Google, um nome que vem de um erro ortográfico da palavra “googol”, que significa 10100. Para você ter uma ideia, no começo eles trabalham em uma garagem. Desde 2006, o Google está  Mountain View, na famosa região do Vale do Silício, na Califórnia.

Com o Coaching é possível elevar suas habilidades em liderança!
Baixe o eBook “Leader Coach” e conquiste novos patamares de sucesso!

O que a empresa oferece

Provavelmente, você já usou alguns dos serviços Google de alguma forma. Pode ter sido em uma pesquisa, em uma bate papo ou um direcionamento para se locomover de um lugar para o outro. Venha conhecer os principais:

  • Search (motor de busca);
  • Gmail (software de email);
  • Tradutor (tradução automática);
  • Chrome (navegador);
  • YouTube (rede social de vídeos comprada pela Google)
  • Earth (modelo tridimensional da Terra também comprada pela Google);
  • Maps (mapas e rotas);
  • Google Talk (aplicativo de mensagem instantânea);
  • Ads (serviço de publicidade online);
  • Além destes, existem outros produtos que não existem mais, tais como o Orkut e o Google+.

Como você pode ler na lista acima, indicamos alguns dos produtos provenientes de empresas compradas pela Google. Para você ter uma ideia, vamos te mostrar mais um exemplo: a Google comprou a Motorola em 2012, e vendeu o Motorola Mobility para a Lenovo, em 2014. 

Após ler o texto, conte-nos nos comentários quantos dos serviços Google já usou ou ainda usa atualmente! 

O que é a Alphabet Inc. e qual é sua relação com o Google?

A Alphabet Inc. é uma holding e um conglomerado com várias empresas que são ou que pertenceram ao Google em algum momento. Como uma das empresas participantes é a própria Google, nada mais justo do que Larry Page ser o CEO e o Sergey Brin o presidente. Na época em que foi criada, em 2015, a empresa fez parte de uma reestruturação das diversas áreas da Google.

Como a história da Google pode te inspirar?

Os fundadores da empresa usaram seus conhecimentos técnicos para criar algo em que acreditavam. Apesar de terem estudo em uma universidade de elite, os sócios não tinham dinheiro suficiente para fazer com que a empresa saísse da garagem. Mas, como eles colocaram todos os esforços deles para fazer com que toda a informação do mundo pudesse estar disponível de forma digital e para todos, continuaram a trabalhar para alcançar o sonho. 

Além da democratização dos dados, o Google também trouxe a possibilidade das pessoas enxergaram o mundo online como oportunidade de trabalho. Será que todo mundo que trabalha no mercado digital ou que usa a internet para divulgar o trabalho já pensava dessa forma antes do Google?

Para entender isso, basta refletir sobre a quantidade de novos empregos que surgiram a partir do Ads, a plataforma de anúncios publicitários digitais do Google. O profissional de mídia digital ganhou mais força e material de trabalho a partir dessa ferramenta.

Além disso, o produto é uma das grandes fontes de renda da corporação. Em 2015, por exemplo, a empresa fez US$ 67,4 bilhões somente em propaganda, de acordo com o relatório anual da própria.

Os dois sócios mostraram que com muito esforço e trabalho é possível fazer com que grandes ideias alcancem êxito e ainda ajude outras pessoas. Você tem uma grande ideia? Do que precisa para que ela seja cumprida? 

Segundo o Portal do Empreendedor do governo federal, o número de microempreendedores individuais (MEIs) está em 8,1 milhões. Ou seja, mais de 8 milhões de brasileiros tem o próprio negócio. Para você ter uma ideia, nos últimos 5 anos, o número de MEIs cresceu mais de 120%.

Esses números representam pessoas de diversas faixas etárias. Por exemplo, de acordo com uma pesquisa do Instituto Data Popular, mais da metade dos entrevistados que querem abrir uma empresa (54%), têm entre 18 e 35 anos. 

Pode ser que você esteja entre as pessoas que vão ajudar a fazer com que esse número cresça e se torne ainda mais forte. Além de ser o seu próprio chefe, ter o seu negócio dá autonomia para criar o tipo de produto ou serviço que desejar.

Apesar dos benefícios é importante se lembrar de que é preciso de que, com o crescimento da empresa, é essencial ter um bom planejamento financeiro e de contabilidade, métricas estabelecidas, aconselhamento jurídico e estratégias bem definidas. 

Se você acredita que ainda precisa amadurecer enquanto profissional para colocar a sua grande ideia em prática e ser o dono do seu próprio negócio, conte com o coaching. O método do curso Professional & Self Coaching (PSC), por exemplo, conta com exercícios que ajudam você a se conhecer melhor. Dessa forma, você entende quais são os seus pontos fortes e como eles podem ficar ainda mais fortes e quais são as suas características que precisam de desenvolvimento. Além disso, é possível progredir com a sua inteligência emocional, essencial para quem é líder ou precisa lidar com diversos tipos de situação de pressão.

E agora?

Agora que você já conhece mais da história do Google, pode usar tudo isso como inspiração para colocar o seu projeto em ação. Lembre-se de que o seu projeto não precisa necessariamente ser abrir uma empresa. Pode ser que você esteja buscando por  evolução profissional para ser um líder melhor ou para conseguir uma promoção de cargo. Ou pode ser que você esteja procurando por maneiras mais saudáveis para equilibrar a sua vida pessoal e profissional. Tudo depende do que você quer para você. Pense bem e boa sorte!

Se você tiver alguma ideia que gostaria de compartilhar é só escrever abaixo nos comentários! Aproveite para compartilhar esse artigo com os seus amigos nas suas redes sociais. 

Copyright:  1160472559 – https://www.shutterstock.com/pt/g/andrei+stanescu

 

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010