Dicas para melhorar o seu senso de liderança

líder com sua equipe

Se você deseja ativar sua capacidade de liderança, a dica é se jogar nas oportunidades que aparecem e sempre terminar os projetos iniciados..

Na escola, em casa, no trabalho e até mesmo entre os amigos, você consegue identificar um líder. Muitas pessoas são líderes natas, ou seja, são pessoas que trazem a liderança na sua personalidade. Entretanto, nem todo líder é nato, e existem habilidades de liderança que podem ser desenvolvidas ao longo do tempo para que as atividades dessa posição sejam executadas com a eficiência necessária.

Mas, afinal, o que é necessário para ser um líder? E quais são as características de um bom líder? Será que você, amigo leitor, pode ser considerado um líder exemplar? As respostas para essas perguntas, você vai conferir neste artigo, que discorrerá sobre como é possível melhorar o seu senso de liderança. Para saber mais sobre o tema, continue a leitura a seguir!

Traços gerais de um bom líder

Uma característica fundamental do líder é a curiosidade. O líder precisa estar aberto para novas ideias e ter a curiosidade de buscar inovações. Saber ouvir as pessoas que estão fora do seu círculo também é uma característica importante para um líder, pois os saberes dos demais membros da equipe e até mesmo de pessoas de fora se complementam e permitem que resultados extraordinários sejam alcançados.

Também é fundamental ser ousado (sem ser imprudente), além de saber se comunicar, encarar a realidade e falar a verdade. Um líder deve ser uma pessoa de caráter, que sabe a diferença entre o certo e o errado e, principalmente, que tem coragem para fazer a coisa certa, mesmo que pareça difícil. É essencial, ainda, ter comprometimento, carisma e capacidade de inspirar os seus seguidores, motivando-os ao alcance dos objetivos da equipe.

Todavia, se a liderança não é exclusivamente nata, como podemos “ativar” o senso de liderança? Como é possível desenvolver as habilidades importantes e necessárias para ser um bom líder?

Como ativar o senso de liderança?

Se você deseja ativar a sua capacidade de liderança, a dica é: se jogue nas oportunidades que aparecerem e sempre termine os projetos iniciados, com dedicação e competência. Analise as situações sempre com uma visão ampla, sem deixar que gostos ou problemas pessoais interfiram nas suas decisões. Além disso, seja proativo, pois essa é uma característica imprescindível em um líder, e tenha iniciativa, propondo ideias sempre que possível.

Um líder é um exímio observador, além de ser um excelente ouvinte. Por isso, ouça as pessoas, observe-as e tente compreendê-las. Seja mais objetivo e ousado, tentando coisas novas sem esperar por resultados imediatos. Assim, você começará a ter um desempenho positivo, e o resultado se tornará uma consequência natural das suas ações e da sua equipe.

No mais, tenha foco, faça as coisas sem pressa e evite fazer muitas coisas de uma só vez, sem necessidade. Por mais simples que seja, pratique continuamente tudo o que você for fazer. É a prática que conduz à perfeição.

Os 4 sentidos da liderança

Para desenvolver e despertar o líder que há em você, é importante que você ative os seus 4 sentidos da liderança. Trata-se de conjuntos de saberes e habilidades que precisam ser desenvolvidos quando um indivíduo deseja conduzir um time em busca do alcance de uma meta específica. E que sentidos são esses? É o que você vai conferir na sequência!

1. Senso de missão

É importante que o líder perceba o quão importante é a presença dele para que as missões sejam cumpridas e, por consequência, para que os resultados desejados sejam obtidos. É este o senso de missão: compreender que há uma razão para que ele esteja à frente de uma equipe, liderando pessoas e gerenciando processos. O líder é o responsável por definir as metas do grupo, delegar as tarefas, compartilhar conhecimentos, prestar auxilio, enfim, conduzir os liderados rumo aos resultados.

2. Senso de urgência

Grandes missões ou grandes causas precisam ser feitas logo, caso contrário, pode ser que nunca se alcance o objetivo traçado pela organização. A urgência é a chave de um excelente serviço prestado ao cliente. Não há necessidade de liderança se não houver urgência. Portanto, cabe ao líder buscar formas eficazes de lidar com as urgências e garantir que os prazos sejam cumpridos com pontualidade e agilidade. É assim que a empresa fideliza clientes e age estrategicamente antes da concorrência.

3. Senso de responsabilidade

O senso de responsabilidade consiste em compreender não apenas que algo precisa ser feito, mas que você, enquanto líder, precisa fazê-lo. Quando delegamos tarefas a outros, damos às pessoas a possibilidade de fracassar. Por isso, ter um sentido de responsabilidade objetiva é fundamental para a liderança. Liderar não é apenas delegar tarefas, é também “pôr a mão na massa” e saber arcar com as consequências dos seus atos, sabendo que muita gente está sob a sua responsabilidade.

4. Senso de servir

Quando um indivíduo serve apenas para si mesmo ou para um pequeno grupo, então não há chances de ele se tornar um grande líder. Em geral, grandes líderes precisam superar uma grande dificuldade para conseguir servir. Se não há benefícios aos outros, então não há nenhuma grande obra. Assim, ao incluir outras pessoas no seu objetivo, você elevará a sua própria missão, com liderança e responsabilidade. Por isso, um líder não pode ser egoísta nunca. Os interesses coletivos estão acima dos individuais.

Para concluir, podemos pontuar que o senso de liderança melhora na medida em que um indivíduo desenvolve as competências típicas de quem ocupa essa posição. Entre essas competências, podemos citar: clareza de comunicação, responsabilidade, pensamento estratégico, capacidade de tomar decisões, delegação de tarefas, compartilhamento de saberes, altruísmo, empatia, organização e energia para motivar a si mesmo e aos demais membros da equipe.

E para você, querida pessoa, o que é ser líder? Você se considera um líder? O que falta para alcançar esse “título”? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds