Dicas para automotivação no trabalho

Automotivação no Trabalho Confira 6 dicas poderosas para automotivação no trabalho

 

Todos os profissionais, em maior ou menor escala, trabalham em busca de bons resultados. Não por acaso. Para termos energia e motivação para nos levantarmos todos os dias e ir para o trabalho, precisamos crer que aquilo que fazemos impacta positivamente a sociedade. Acreditar que o trabalho feito faz a diferença é um fator bastante motivador e isso precisa partir de cada um. O primeiro a acreditar no trabalho que faz é a gente. Mas, como ter motivação no trabalho? Como ter automotivação? Para saber mais sobre este tema, continue a leitura. 

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Porque a automotivação no trabalho é importante? 

Segundo pesquisa da consultoria Manpowergroup, realizada no Brasil e noutros 40 países, com cerca de 60 mil empresas, de diferentes segmentos, uma das competências comportamentais mais valorizadas pelas empresas, com 14% é a Motivação. Outro elemento essencial para que produzamos com qualidade é a automotivação.

A automotivação permite realizar as tarefas com qualidade, inovar, relacionar-se bem com colegas e superiores, focar de forma assertiva no trabalho e entregar, com eficiência e agilidade, as solicitações. Neste sentido, a automotivação e o entusiasmo ao realizar um trabalho são indispensáveis a todo profissional. Este estímulo, independente dos fatores externos, é o que faz toda a diferença em seus resultados. Com este apoio, mesmo passando por situações adversas, é possível ter forças motivadoras para cumprir, com qualidade e efetividade, suas tarefas, engajar-se na realização destas e a manter um ambiente agradável.

6 dicas poderosas para automotivação no trabalho

Para te ajudar a ser um profissional ainda mais motivado, confira 6 dicas que farão a diferença no seu desempenho no ambiente de trabalho. 

1. Saiba manter o foco no trabalho

Mesmo que problemas externos queiram interferir no seu trabalho, procure manter o foco em realizar suas tarefas. É importante evitar conversas em momentos inapropriados, permanecer conectado em redes sociais por um tempo prolongado, procrastinar durante o expediente. Existem ferramentas para a gestão do tempo e do foco – como o Pomodoro – que podem auxiliar a realização de um trabalho com mais foco.

2. Defina metas realistas

É importante ter bem definidas as metas que se quer atingir na carreira profissional. Por isso, é necessário fazer um bom planejamento e assim, buscar os resultados que fazem sentido. Mas, para alcançar seus resultados efetivamente é preciso definir metas que realmente são possíveis de alcançar. Isso possibilita acompanhar seu desenvolvimento e não desanimar se algo der errado. Portanto, defina metas possíveis de serem realizadas. Metas que sejam aplicáveis na sua realidade profissional. 

3. Invista em aprimoramento profissional

Quanto mais subsídios técnicos e comportamentais você tiver, mais preparado estará para realizar seu trabalho e alcançar reconhecimento. E onde conseguir? Através de estudos e trocas de experiências. Faça cursos, mantenha-se atualizado e busque evolução contínua. Participe de congressos e eventos importantes da sua área profissional para ter um bom network. Desenvolva habilidades profissionais que contribuirão positivamente com a sua carreira. O segredo está na busca pelo conhecimento e evolução contínua. 

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho motivacional !
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

4. Cultive bons relacionamentos 

Ter um bom relacionamento interpessoal com colegas e superiores no trabalho favorece o bom desenvolvimento de suas competências e ajuda na harmonia do ambiente. Portanto, seja gentil e cortês com as pessoas que te cercam. Diga “bom dia” com sinceridade e entusiasmo. Ofereça ajuda quando for preciso. Pequenas gentilezas podem mudar significativamente o seu dia e daqueles que te cercam. Ter um bom ambiente de trabalho é importante para que haja maior motivação para executar atividades e funções.  

5. Aproveite o tempo livre

Para que a motivação seja algo real e verdadeiro é importante que haja também momentos de descanso. É importante que estes momentos livres sejam bem aproveitados. Vale dizer que estes momentos não são só o horário de almoço ou eventuais pausas no trabalho. É também importante aproveitar a vida fora do trabalho, o tempo com amigos e família. Portanto, descanse, relaxe, saia e divirta-se com sua família, namorado (a) e seus amigos. Este tempo para você é essencial para que você encontre seu equilíbrio.

6. Escolha sua frase de motivação 

Existem frases que tocam o seu interior, frases que te trazem lições importantes para que você lide com as situações do seu cotidiano. Dentre as suas frases preferidas, escolha aquela que renova as suas esperanças em dias melhores, que te inspira a tomar decisões sensatas e atitudes positivas. Faça desta frase a sua frase motivacional e lembre-se sempre dela quando você precisar se motivar. Se possível, deixe-a acessível para que você possa vê-la frequentemente e assim, ter a motivação necessária para desempenhar de maneira excepcional o seu trabalho. 

E você, tem se motivado durante o expediente de trabalho? Tem alguma dica de automotivação? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e o que você faz para se motivar. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.  

Copyright: Shutterstock

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010