Gestão Pragmática – O que é e quais são suas principais características?

gestor olhando seu relógio

A gestão pragmática se concentra em conhecer os recursos disponíveis para não precisar de árduo esforço para chegar a soluções.

A gestão pragmática é um modelo de gestão diferenciado que permite chegar a soluções concretas mais rapidamente. Adotando outros modelos, pode ocorrer uma perda de direcionamento para o foco em soluções.

Em outras configurações, ao identificar problemas é necessário um grande esforço para delinear um cenário positivo. Continue lendo para entender mais sobre gestão pragmática e suas características de maior destaque.

O que é Gestão Pragmática?

Em linhas gerais, a gestão pragmática se concentra em conhecer os recursos disponíveis para não precisar de árduo esforço para chegar a soluções. Esse modelo de gestão permite ter potenciais soluções previamente delineadas porque se tem foco naquilo que se tem à disposição.

É um estilo gerencial focado em conhecer os colaboradores e diferenciais do empreendimento. A identificação prévia das condições favoráveis permite desenvolver projetos piloto que ajudarão a tornar a companhia mais bem-sucedida. No contexto moderno, em que há grande competitividade, funciona como um diferencial.

[php_everywhere instance=”2″]

Gestão pragmática: quais são as suas principais características?

A seguir apresentaremos algumas das principais características da gestão pragmática. A partir dessa apresentação, você entenderá mais profundamente quais são as bases desse conceito.

1. Ação localizada

Uma das principais características desse modelo de gestão é se concentrar em ações localizadas em ambientes culturalmente propícios. Uma das formas de colocar esse modelo em prática é identificar pessoas com perfis semelhantes, buscando a união delas. O pragmatismo da ação consiste em observar detalhadamente cada ponto, encontrando boas soluções.

2. Proatividade

A proatividade se mostra através da naturalidade das ações que muitas vezes partem dos próprios colaboradores. Projetos e novidades criados pelos colaboradores são o resultado de um ambiente propício.

A gestão pragmática permite olhar mais de perto para os diferentes núcleos de colaboradores, oferecendo para cada um o que necessita. A criação de um ambiente mais propício permite que nasçam projetos mais alinhados com cada momento.

3. Integração dos colaboradores

Uma das principais propostas da gestão pragmática é contribuir para uma maior união entre os colaboradores. Essa integração permite que haja uma colaboração mais efetiva entre os pares. As ações de uma gestão pragmática se concentram em unir os pontos fortes dos indivíduos em busca de uma solução pertinente para cada situação.

4. Incentivo para a liderança

No modelo de gestão pragmática são desenvolvidos mecanismos que incentivam os colaboradores a assumirem a liderança. São criadas condições para que novos métodos e competências possam ser desenvolvidos.

Há o entendimento de que, a partir dessa criação de cenários positivos, se torna possível impulsionar departamentos inteiros. O resultado é o incentivo a aproximação entre os indivíduos, criando equipes mais fortes.

5. Reprodução do exemplo

Por fim, chegamos a uma das características mais marcantes da gestão pragmática, a reprodução do exemplo. A estruturação desse modelo de gestão cria um ambiente em que se mostra favorável reproduzir os exemplos dados pelos gestores. A observação do modo de ação instituído pelos indivíduos da gestão para solucionar problemas resulta na criação de modelos.

Trata-se de uma característica bastante importante para manter a estabilidade da companhia. Os colaboradores passam a saber como agir em determinadas situações que poderiam ser entendidas como problemáticas.

Quais são os principais benefícios da gestão pragmática?

O objetivo central da gestão pragmática é resolver efetivamente problemas a partir do conhecimento das ferramentas disponíveis. Ao adotar esse modelo, a companhia tende a se tornar mais eficiente, entregando uma experiência mais interessante para o cliente. Confira a seguir quais são os principais benefícios oferecidos pela gestão pragmática.

1. Redução de custos

A gestão pragmática permite utilizar os recursos da empresa de maneira mais efetiva porque identifica seus pontos fortes. Com uma gestão mais focada em potencializar o que se tem de positivo é mais simples reduzir os custos. Esse tipo de gestão ajuda a utilizar o orçamento da companhia com mais sabedoria.

2. Desenvolvimento de soluções mais rápidas

O tempo para formular as soluções necessárias para a organização se torna menor. O olhar apurado para todos os detalhes torna mais simples saber como agir em diferentes situações. O gestor passa a contar com algumas “cartas na manga” para gerenciar crises mais rapidamente. Não há mais tempo perdido com perguntas desnecessárias.

3. Aumento da competitividade

Com uma gestão pragmática, a sua empresa se tornará mais flexível e maleável. Com o passar do tempo, essas características potencializam a competitividade da companhia. A organização pode transformar sua rapidez em solucionar problemas em um diferencial de maior satisfação dos clientes. Os consumidores anseiam pelo atendimento de companhias que atendem e entendam as suas necessidades.

4. Desenvolvimento de projetos de melhoria

O olhar clínico que embasa a gestão pragmática contribui para o desenvolvimento de projetos e ideias de melhoria. Essa observação possibilita pensar no gerenciamento no sentido de tornar a empresa mais eficiente. Ao se ter conhecimento do que há de positivo e negativo é mais simples criar um projeto mais consistente voltado ao sucesso.

Além disso, há o desenvolvimento da proatividade, os próprios colaboradores passam a desenvolver projetos. É natural o processo de desenvolvimento de projetos voltados a melhoria de cada setor. O incentivo a uma maior colaboração e liderança faz com que os profissionais despertem o seu desejo de fazer mais e melhor. A gestão pragmática é muito positiva para a organização e para o seu sucesso.

5. Redução no tempo de planejamento

Hoje em dia, o tempo é um dos recursos mais valiosos para uma empresa. A redução do período de planejamento permite assumir uma posição de destaque no mercado. Com certeza esse é um dos maiores benefícios que a gestão pragmática oferece. Há uma redução no tempo destinado ao planejamento para diferentes projetos.

Isso acontece porque se tem uma visão mais ampla e, ao mesmo tempo, focada nos detalhes. Assim é possível ter mais facilidade para desenvolver um planejamento completo para levar sua companhia mais adiante. A gestão pragmática descortina um horizonte mais claro com céu sem nuvens e sem nebulosidade.

Gostou de saber mais sobre gestão pragmática? Aplique os conceitos na sua companhia e mude o seu direcionamento!

Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

Imagem: Por Svitlana Hulko

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010