O que é liderança visionária?

 

Liderança-Visionária
Saiba mais sobre a Liderança Visionária

Hoje, quero falar com você sobre um assunto muito importante, sobretudo para as organizações empresariais: a liderança visionária. Mas antes, precisamos conversar sobre outro tema que é essencial. Responda: o que é liderança para você, querida pessoa? Continue lendo para se aprofundar no assunto!

 

Saber guiar aos outros e a si mesmo

 

A liderança é uma arte de motivar e conduzir pessoas em direção a um objetivo comum, utilizando as melhores habilidades individuais de modo que o time se torne forte e completo. Você não achou que seria fácil, não é mesmo? Para ser um líder de alta performance é preciso saber conduzir os outros e a si mesmo.

 

A capacidade de liderança é um reflexo daquilo que é praticado diariamente, mesmo fora do ambiente de trabalho. Um bom líder é aquele que assume a postura na totalidade, seja na vida pessoal ou profissional. Aquele que exerce o papel parcialmente, apenas pela metade do dia ou só até o fim do expediente, não é de fato um líder. No universo corporativo, esses profissionais são os pilares fundamentais para o crescimento das organizações.

 

Digo isso porque esse colaborador faz a intermediação entre a diretoria e os funcionários, promovendo o alinhamento de metas e objetivos entre ambas as partes e somando as forças rumo a um mesmo direcionamento. Cada líder possui uma forma de gerir sua equipe, que é baseada nas habilidades, competências, experiências, conhecimentos e pontos de vista. Não existe um perfil melhor que outro ou um que pode ser considerado como ideal. Existem apenas perfis distintos e complementares.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

 

Liderança visionária

 

Entre os diversos tipos de liderança, podemos destacar a liderança visionária, indicada para os gestores que buscam alcançar resultados extraordinários. Esse conceito possui a habilidade de identificar e criar oportunidades, preparar-se para resolver e superar as adversidades, se planejar e se preparar previamente. Além disso, ele consegue fazer com que os liderados se sintam mais motivados, engajados e comprometidos, enxergando possibilidades de crescimento e alcance de resultados cada vez melhores.

 

A gestão do líder visionário é pautada na visão sistêmica e leva em conta diversas variáveis, recursos e influências diretas que podem contribuir para o alcance de metas e objetivos. São esses funcionários que irão desenvolver características como a empatia, a desenvoltura para relacionamentos interpessoais, a psicologia positiva, a criatividade e muito mais. Além disso, eles serão ideais para contribuir com a motivação das equipes.

 

Se você já é líder e gostaria de se desenvolver é ideal entender que é importante estar em constante aprendizado. Por isso, o coaching pode ser uma opção super útil. Isso vale também para ainda não é, mas quer ser líder ou gestor.

 

A formação Leader Coach Training (LCT) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é ideal para o líder que está buscando um degrau a mais na escada do empoderamento. Com o curso, será fácil exercer a habilidade de reter talentos, aumentar o índice de satisfação e qualidade de vida no trabalho, criar uma nova filosofia para conseguir resultados humanizados, otimizar a comunicação, melhorar os relacionamentos interpessoais e muito mais. Mais do que simplesmente aplicar no ambiente profissional, o coachee (aluno) irá poder aplicar suas capacidades na vida pessoal.

 

O IBC também oferece a formação Professional & Self Coaching (PSC), que é outra opção bem interessante para quem está na área de gestão e liderança. Considerada a formação de coaching mais completa do Brasil, o curso mostra técnicas, ferramentas, roteiros estruturados, formulários de atendimentos, modelos de coaching, processos de identidade, aprendizagem acelerativa, código de ética e life coaching. Além disso, também há a aprendizagem de feedback 360°, programação neurolinguística, inteligência emocional, patrocínio positivo e muito mais! Depois de adquirir todo esse conhecimento, você também será capaz de se tornar um coaching. Vai que você se descobre nessa vocação!

 

O líder visionário e seu perfil águia

 

Agora vou falar um pouco sobre um perfil de colaborador. O perfil comportamental da águia está ligado a visão de futuro. Exatamente sobre o que estamos falando, não é mesmo? As pessoas que têm essa virtude são visionárias e conseguem promover mudanças radicais nos ambientes em que estão inseridos. No vídeo abaixo, você pode conferir quais são as características da águia, tais como seus pontos fortes e pontos de melhoria. Aperte o play e descubra!

Conheça as características do líder visionário

Conheça agora quais são as peculiaridades mais marcantes da liderança visionária:

  • Comunicação: um profissional que tem essa virtude na personalidade compartilha com o seu time as possibilidades e oportunidades com clareza. Basicamente, é a habilidade de passar a mensagem necessária de um modo que o público-alvo consiga entender.
  • Carismático: o colaborador considerado visionário tem facilidade de gerar empatia em seus liderados. Geralmente, ele é considerado uma pessoa carismática e também uma fonte de inspiração.
  • Criatividade: o líder com visão de futuro tem um potencial acima da média e é capaz de criar, inovar e enxergar além do que está diante dos olhos. Usar a criatividade, o autoconhecimento e a inovação faz parte do dia a dia deles. Ele também possui uma visão macro e é um grande gerador de mudanças.
  • Capacidade de assumir riscos: o visionário assume riscos e, apesar de ter coragem para enfrentar o desconhecido, prepara-se muito para tomar decisões. Ou seja: ele arrisca, mas com passos consistentes baseados em pesquisas e estudos.
  • Planejamento estratégico: por meio de sua visão sistêmica, esse tipo de colaborador elabora um planejamento estratégico que o leva a atingir os resultados desejados, fazendo o melhor uso de seus recursos disponíveis.

Você se encontrou em algumas dessas características? Conte para mim nos comentários. Vou adorar ler!

A formação Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL), também do IBC, é excelente para quem deseja conectar a mente, o corpo e a linguagem em busca do cumprimento de um objetivo. Desejar ser um líder melhor? Então, a PNL pode ajudar!

A pesquisa de programação neurolinguística foi iniciada nos anos 70 nos Estados Unidos pelo psicólogo Richard Bandler e pelo linguista John Grinder. De acordo com os estudiosos, é possível fazer com que os três pilares (a mente, o corpo e a linguagem) entrem em harmonia e fiquem focados em alcançar uma meta. O palestrante motivacional Tony Robbins é internacionalmente conhecido pelos seus discursos incentivadores e também por disseminar a programação neurolinguística. Vale a pena aprender mais sobre o assunto no IBC!

Especialização em análise comportamental

Atualmente, muito profissionais usam do método coaching para serem colaboradores melhores, mas também para potencializar outros. Quem trabalha gerindo pessoas ou mesmo na área de recursos humanos (RH) pode se beneficiar fortemente com a metodologia.

A formação Consultor em Análise Comportamental, também do IBC, é ideal para profissionais de recursos humanos, gestores e líderes que buscam por entender como funciona o mapeamento de perfil e de tendências comportamentais. Nesse curso há ferramentas que ensinam a como dominar a teoria dos perfis comportamentais, a otimização do processo de gestão de pessoas e o desenvolvimento pessoal e do autoconhecimento. Além disso, o novo conhecimento irá promover melhorias nos relacionamentos interpessoais, progresso nos treinamentos e desenvolvimentos de pessoas e a maximização dos processos de recrutamento e seleção.

Qual o seu perfil de liderança? Comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright: https://s3.amazonaws.com



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010