Quais os impactos da falta de comprometimento?

Falta de comprometimento

A falta de comprometimento tem consequências diretas para os colaboradores e para a empresa.

A falta de comprometimento tem consequências diretas para os colaboradores e para a empresa. É um ciclo que se alimenta da desmotivação (por parte dos colaboradores) e da perda de competitividade (por parte da empresa). A seguir vamos explicar quais são os impactos para os dois lados (colaborador e empresa) de não ter comprometimento.

O ciclo da falta de comprometimento

Ao contrário do que muitos pensam, a falta de comprometimento não é resultado apenas de uma personalidade preguiçosa. Inclusive, muitas vezes o indivíduo que age com descompromisso tem o desejo de trabalhar com mais afinco. A forma como o ambiente laboral está organizado contribui para essa falta de empenho.

Se o colaborador está inserido em um ambiente que o desmotiva, dificilmente conseguirá manter seu ânimo alerta para ser produtivo. Ao assumir uma postura descompromissada, o profissional deixa de ter relevância na empresa. O fato de não estar produzindo nada de significativo, faz com que o indivíduo não se destaque, não sendo valorizado pela companhia.

Percebe que é um ciclo? O colaborador não age com mais comprometimento porque não é valorizado e a empresa não o valoriza pela falta de comprometimento. Esse ciclo que atinge inicialmente um indivíduo pode se expandir. O colaborador que se sente pouco valorizado na organização pode começar a transmitir essa mensagem para outros.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Como a falta de comprometimento impacta o colaborador?

Não ter comprometimento com as suas atividades laborais é algo que impacta negativamente o próprio colaborador. Confira, a seguir, quais são os impactos para o indivíduo.

Impossibilidade de crescimento

Manter-se em uma postura apática, que pouco faz para sair do lugar em que se está estagnado, impede o próprio crescimento. Depende do seu próprio compromisso com seu trabalho a ascensão para posições hierárquicas mais elevadas.

Desvalorização

Um colaborador que não tem compromisso com a realização das suas atividades da melhor forma possível é desvalorizado. O gestor não verá nesse indivíduo uma possibilidade para uma promoção. A companhia não concederá nenhum tipo de bônus ou reconhecimento.

Pouco crédito para suas habilidades

O profissional pode ser muito bom em sua área de atuação e, ainda assim, ser desacreditado por sua postura descompromissada. Funcionários que não têm comprometimento acabam tendo suas ideias relegadas a segundo plano. Isso acontece porque os colegas e o gestor não conseguem ter confiança.

Dificuldades de relacionamento

Dificilmente os colegas ou o gestor se sentirão inclinados a serem simpáticos com um funcionário descompromissado. Além de ter um dia a dia difícil no tocante à interação com os demais, pode ser complicado conseguir trocar folgas ou ser liberado.

Insatisfação

Quanto mais desmotivado um funcionário está, mais descompromissado ele será. Com o passar do tempo, a desmotivação se transforma em insatisfação. Não há nada mais triste no âmbito profissional do que ficar em um trabalho insatisfatório.

Percepção ruim de si mesmo

Qualquer indivíduo com um pouco de autocrítica é capaz de perceber o quão ruim é ser descompromissado. Agir de forma irresponsável, sobrecarregando outras pessoas, é uma das piores atitudes que se pode ter no ambiente de trabalho. Quanto mais a insatisfação dos colegas se torna visível, mais a insatisfação consigo próprio cresce.

Como a falta de comprometimento impacta a empresa?

A falta de comprometimento impacta o indivíduo, mas também impacta a empresa. Confira, a seguir, quais são esses impactos.

Dificuldade para alcançar metas

Uma empresa formada por funcionários pouco comprometidos tem grande dificuldade de alcançar suas metas. Independentemente de quantos membros da equipe ajam sem compromisso, haverá alguma redução de produtividade. É preciso contar com o engajamento de todos para chegar a resultados consistentes.

Clima organizacional pesado

Na lista de impactos da falta de comprometimento para o colaborador ficou evidente o desconforto gerado diante dos colegas. Ainda que haja apenas um funcionário descomprometido, isso se refletirá no aumento da carga dos demais. É natural que as pessoas se sintam irritadas nesse contexto e isso acabe levando a um peso no clima organizacional.

Desmotivação que contagia

A desmotivação do indivíduo descompromissado tem um grande poder de contágio. Ao observar que alguém não cumpre suas tarefas como deveria e não sofre consequências, mais pessoas podem embarcar nessa. Muitos profissionais deixam de realizar suas atividades por não acreditarem que devem se dedicar.

Danos à imagem da empresa

A imagem da companhia pode ser arranhada pela atuação de funcionários que não têm comprometimento. Isso pode acontecer como um reflexo indireto na qualidade do que chega ao mercado. Mas, também pode se dar de forma direta, se o funcionário descompromissado atende diretamente o público, por exemplo.

Perda de engajamento das equipes

As equipes que contam com um funcionário desmotivado acabam perdendo seu engajamento. É notório que trabalhar com pessoas que não se dedicam gera conflitos e desmotivação. Conforme o tempo vai passando, isso se torna cada vez mais perceptível.

Importante: avalie a si mesmo

Conhecendo os impactos da falta de comprometimento, é importante avaliar a si mesmo para tentar identificar esse comportamento. Será que você está de dedicando ao máximo as suas atividades de trabalho? Você se sente desvalorizado? Já parou para pensar que a desvalorização pode ser resultado da sua desmotivação?

O primeiro passo é reavaliar a sua forma de agir no ambiente de trabalho e seu engajamento com suas tarefas. Considere se sua maneira de agir afeta de forma negativa outras pessoas. Em seguida, pense em como administrar essa situação. No caso de estar se sentindo sem motivação, considere conversar com seus colegas e gestor. Tente entender como seu trabalho pode se tornar mais valioso para eles.

Sentir que suas atividades fazem sentido no contexto geral faz com que você sinta mais vontade de ir para o trabalho. Encontrar uma motivação na carreira dá início a um caminho rumo a novos horizontes. Tenha em mente que trabalhar com comprometimento faz com que se sinta realizado e ainda contribui para um bom ambiente organizacional. Você deve buscar a sua felicidade profissional, tornando-se, assim, cada vez mais comprometido.

Gostou de saber mais sobre os impactos da falta de comprometimento? Faça uma autoanálise e fortaleça a sua motivação!

Se este conteúdo fez sentido para você, passe-o adiante, enviando para os seus amigos e colegas de trabalho!

Imagem: Por Jack_Aloya

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010